De maneira fascinante, o autor convida todos a deixarem a condição de seres encarnados, transcenderem os limites do cárcere material e lançarem sobre a linguagem de Jesus um olhar de Espíritos imortais, viajores na direção do infinito. Até então, intérpretes e historiadores, pensadores e pesquisadores debruçaram-se sobre as parábolas, na tentativa de compreender a linguagem rica de símbolos utilizada por Jesus. Faltava-lhes, porém, a chave da doutrina espírita. Como compreender toda a riqueza simbológica do encontro entre Jesus e a mulher samaritana? Por que uma mulher? Por que em um poço? O que significam os cinco maridos que ela já teve? Qual a relação entre Samaria, mulher, maridos, Jesus, água viva e a aliança espiritual de Israel? O que representa Israel no processo de evolução espiritual do planeta? Estaria Jesus com o texto e os homens com o contexto na dinâmica de seus ensinamentos? Nesta palestra, Haroldo Dutra Dias abra uma bela caixa de ferramentas e aguça a sensibilidade de todos para a compreensão das parábolas.
Palestra proferida pelo aclamado médium Divaldo Pereira Franco na XII Confêrencia Estadual Espírita, na cidade de Pinhais, em 12 de Março de 2010, abordando o tema O Milagre da Vida. Coleção Vida: Desafios e Soluções.
CD Duplo. Seminário realizado por Divaldo Pereira Franco na XII Confêrencia Estadual Espírita, na cidade de Pinhais, em 13 de Março de 2010, abordando o tema Lições da Vida. Coleção Vida: Desafios e Soluções
O que é exatamente ser feliz? O que é preciso fazer para ser feliz? Por que ainda não encontramos a tão sonhada felicidade? Esta palestra nos traz oportunidade de reflexões em torno destas questões que sempre afligiram a humanidade. Sandra nos convida a um melhor entendimento dos compromissos que cabem a cada ser e ao entendimento da vida espiritual. Como os desafios e as circunstâncias difíceis da vida devem ser encarados? Como aprender a viver de forma mais saudável e menos grave e como aprender a tomar decisões? Mostra como a Doutrina Espírita é uma notável ferramenta que possibilita a felicidade humana, contribuindo para o despertar de todos os que se encontram no letargo da ignorância, ensejando o amanhecer de novos motivos existenciais que proporcionam a felicidade. Finaliza enfatizando a necessidade do ser humano acordar e ver que é filho de Deus e por isso deve ser feliz. A decisão cabe a cada um.
O chamamento dos bons espíritos, Raul Teixeira, Santo Antônio da Platina - 10/03/2010. Raul inicia abordando os diversos entendimentos que existem sobre a mediunidade. Conceito de médium e de mediunidade segundo o espiritismo. Os benefícios trazidos pela mediunidade. As comunicações espirituais na mitologia grega. Os deuses romanos e o contato com os espíritos em todos os tempos e em todos os lugares. Os fenômenos mediúnicos presentes na bíblia. A mediunidade onírica. As dificuldades dos homens em interpretarem os fenômenos mediúnicos. Significado de santo. A vidência de Bernadete de Soubirous. Os segredos de Fátima. O que são céu e Inferno e o que são os deuses na visão espírita.
Palestra proferida por Alberto Almeida em Campo Mourão no dia 03 de julho de 2010. Nesta envolvente palestra, Alberto Almeida fala sobre as experiências de vida do Dr. Viktor Frankl, quando prisioneiro de guerra no campo de concentração de Auschwitz, e que trouxe ao mundo a logoterapia, a terapia do sentido - o homem pode encontrar sentido em cada situação da vida e ouvindo sua consciência, dar-lhe uma resposta adequada. Descreve seu método psicoterapêutico para encontrar sentido em todas as formas de existência, mesmo as mais sórdidas e, daí, uma razão para continuar vivendo. O estado de crueldade que experimentou, o desafio de viver em tão precárias condições, o levou à pergunta que todos deveriam fazer à própria consciência: O que a vida quer de mim? Traçando um paralelo entre as propostas do nobre médico e os ensinamentos encontrados na doutrina espírita, sugere reflexões sobre a necessidade da mudança de pensamentos e sentimentos, encontrando-se assim, outro significado para a dor e para os sofrimentos, através da iluminação interior.
O mestre Jesus é, ainda, desconhecido. A manjedoura significa a humildade, que o fez pequeno para que tornasse grande entre os homens. A cruz é a idolatração da dor, dos flagelos. Jesus é devotamento, amor e desapego ao poder temporal. O monte é a significação maior da existência, a síntese maior da amorosidade, do discernimento: é um convite à vida. O nascimento de Jesus é histórico, porém ele nasce para cada um segundo a concepção de realidade e verdade em que ainda se encontra. A vida monumental se encontra estampada no crescimento lúcido, na vivência dos ensinamentos do monte e o testemunho na cruz caracterizando o esforço, ainda que doloroso, para alcançar a plenitude da vida. Realizada em 15/03/2014, na cidade de Pinhais-PR, a XVI Conferência Estadual Espírita teve como tema principal: O evangelho segundo o espiritismo, 150 anos, luz inapagável.
De onde vêm os déspotas, os homens do terror, os promotores da crueldade? Após narrar, de forma sucinta, algumas das tantas atrocidades cometidas por homens de poder como Herodes, Gengis-Khan, Chaca Zulu, Stalin, Hitler, Idi Amin Dadá, Saddam Hussein, entre tantos, Raul analisa a imperiosa necessidade da educação no lar. Aponta os fenômenos da omissão, da covardia moral e da acomodação, recordando a frase de Santo Agostinho (O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. XIV, item 9): "Que fizestes do filho confiado à vossa guarda?" para salientar a missão dos pais de conduzir os espíritos a eles confiados, pelo Senhor do Mundo. CD Duplo. Palestra realizada na Casa da Cultura, em Campo Largo - Pr, em 10 de Dezembro de 2005.
De início, Haroldo destaca que o prefácio de O Evangelho Segundo o Espiritismo está colocado em forma de prece, sendo assinado coletivamente. Na Revista Espírita de 1866, página 222, está claro que o nome Espírito de Verdade é nome próprio. Discorre sobre as ações que envolveram a formulação da obra exaltando, também, os laços de afeto que ligavam o Espírito de Verdade e de São Luiz a Allan Kardec. Explanou a estrutura da obra, capítulo a capítulo ou em blocos de capítulos, atribuindo-lhes significado muito especial e próprio. Realizada em 15/03/2014, na cidade de Pinhais-PR, a XVI Conferência Estadual Espírita teve como tema principal: O evangelho segundo o espiritismo, 150 anos, luz inapagável.
Inicia a exposição valendo-se de uma fala do espírito Amélia Rodrigues, onde conta a história de Miriam e seu encontro com Jesus, a revolta e depois o entendimento de sua mensagem. Assim, traz para estes dias um olhar abrangente acerca da proposta espírita no âmbito de replicar a psicoterapia oferecida por Jesus, ao seu tempo. Por que buscamos a saúde e a cura do corpo e não a do espírito? Queremos silenciar a dor sem encontrar as causas, nas cirurgias e
intervenções mediúnicas que podem trazer consequências sérias para as pessoas. Comenta a advertência de Ana Prado, a respeito dos fenômenos de cura e materializações. Compartilha também uma dolorosa experiência que teve, há muitos anos, com o atropelamento e morte de uma criança, mostrando uma lição bela e importante de como o espiritismo ilumina, esclarece e oferece conhecimento para enfrentarmos as dificuldades. Realizada em 15/03/2014, na cidade de Pinhais-PR, a XVI Conferência Estadual Espírita teve como tema principal: O evangelho segundo o espiritismo, 150 anos, luz inapagável.
Nomeando diversos pesquisadores, estudiosos, filósofos, psiquiatras, psicólogos, entre outros, Alberto apresenta a saga humana para conhecer o homem, primeiramente voltado para o corpo e, mais tarde, por aquisição do conhecimento, as pesquisas foram dirigidas ao Espírito e suas manifestações. O quinto Evangelho, em síntese, já foi escrito por alguns, outros o estão escrevendo e muitos ainda vão redigi-lo, segundo as ações no bem e prática do amor, ensinadas pelo mestre Jesus. Realizada em 16/03/2014, na cidade de Pinhais-PR, a XVI Conferência Estadual Espírita teve como tema principal: O evangelho segundo o espiritismo, 150 anos, luz inapagável.
Os vazios existenciais, a depressão, agressividade e fugas são enfocadas. Os elementos indispensáveis à conquista da felicidade, sua ampliação e o autoencontro são outros temas que ressaltam a assertiva de que a felicidade começa no presente das nossas vidas. Realizada em 16/07/2005 na cidade de Curitiba, PR.
Nelson Moraes, Orador e Pesquisador Espírita, atendendo há mais de 36 anos um número muito grande de pessoas com todo tipo de problemas psíquicos e espirituais, aborda neste CD um tema muito valioso para que os ouvintes possam desenvolver a Paz e a Segurança nos refolhos da alma, aprendendo a lidar com as dificuldades do cotidiano. Sem dúvida, são orientações valiosas para o desenvolvimento de uma nova consciência para lidar com a vida com muito mais sabedoria. Um verdadeiro antídoto para combater a depressão, a síndrome do pânico e todos os transtornos psíquicos.
Fascinante história real do Dr. Thadeu Merlin, que advogava a tese da eutanásia, embora fosse um jovem idealista. Certa feita, ainda estudante de Medicina, foi escalado para fazer um parto e, notando que o recém-nascido era portador de um defeito físico, planejou praticar a eutanásia. Uma inspiração do Alto, como um raio de luz, levou-o a pensar melhor e ele manteve a vida do menino. Mais tarde, sua neta de apenas cinco anos de idade foi vítima de um vírus fatal e ele tenta desesperadamente salvar a querida criança entendendo, agora, o real valor da vida. Receitas de paz e alegria para viver, destacando que a vida na Terra é uma experiência chamada Reencarnação, com a finalidade de educar para o grande voo da Imortalidade. Palestra realizada em Biritinga, BA.
Viajando por várias culturas, apresenta as várias definições do amor, na tentativa de esquadrinhar a capacidade do relacionamento humano no campo da amorosidade. Utilizando exemplos do cotidiano, remete à arte de amar o inimigo, proposto por Jesus, lembrando que o inimigo pode nos ser o próximo mais próximo, inserido na família, com o propósito da reconciliação. Mostra como o ato de amar o inimigo é este "novo" jeito de amar, para os novos tempos que se aproximam. Esta nova modalidade de amor direciona a amarmos a parte que há em nós e se manifesta desconectada, impedindo-nos de avançar a caminho da evolução. Finalizando, fala sobre o chamamento para a reconciliação, neste momento de transição planetária. Realizada em 18/03/2012, na cidade de Pinhais, PR, a XIV Conferência Estadual Espírita teve como tema principal a Transição Planetária.
"O Reino dos Céus é semelhante ao fermento que uma mulher tomou e escondeu em três satas de farinha, até estar toda fermentada (a massa)". Você conseguiria conceber que por trás da parábola do fermento, anotada pelos evangelistas, existe um código, uma revelação extraordinária? Qual seria o significado das três medidas? Por que o fermento? Uma mulher? Qual o ensinamento implícito nesta parábola dos Evangelhos? Nesta mensagem, Haroldo Dutra Dias nos orienta, de forma clara, a perceber que existe uma profunda e sábia interligação através dos tempos entre: O legislador hebreu, o Cristo e a Codificação Espírita. Assim, ao abrirem-se as páginas de O Evangelho Segundo o Espiritismo, os Espíritos que partilharam suas experiências diretamente com Jesus ou com os grandes profetas hebreus, retornaram para dizer, objetivamente: A revelação feita a Moisés, os ensinamentos de Jesus e o Espiritismo constituem um grande projeto que contém as verdades exaradas na Lei Divina. Confira nesta palestra fascinante!