Indiscutivelmente, o Espiritismo é movimento da mais pura universalidade, pois, além de ser filosofia capaz de traçar roteiros sadios para todos os homens de boa-vontade, é ciência, comprovando em todas as latitudes geográficas do orbe a razão e a lógica dos seus postulados. E a legenda desse universalismo autêntico ainda se confirma na transfusão dos seus ensinamentos libertadores, os quais se realizam à luz do Evangelho, isto é, do código moral da humanidade terráquea, que, instituído pelo Mestre Jesus, visa a extinguir todas as fronteiras dos preconceitos e das convenções ilusórias do homem.
Aborda o que é, talvez, o melhor remédio para nossos males: o perdão. O ato de perdoar rompe os liames que nos mantêm presos a eventos negativos que geram ódio e ressentimento. Não se deve questionar se alguém merece ou não o perdão mas, sim, analisar se merecemos ou não nos livrarmos de lembranças nocivas que nos atrelam ao causador. Mas, isso é possível? Como perdoar verdadeiramente? Adquira uma visão nova e adequada acerca das relações humanas, enxergando possibilidades que levam à realização do homem como ser integral e feliz.
Com a finalidade de tornar acessíveis os aspectos altamente complexos do conhecimento humano, este trabalho transita com facilidade entre os caminhos da ciência e espiritualidade, mostrando as ligações cada vez mais evidentes entre as duas áreas. Por meio de reflexões acerca do homem e do universo, busca direcionar e compreender os comportamentos que permeiam uma realidade concreta de felicidade, despindo as ilusões materiais e evidenciando a simplicidade de atos e crenças que ajustam o equilíbrio do ser humano com as verdades eternas.
Trabalho desenvolvido por longos anos no estudo e na divulgação da Doutrina Espírita nas atividades desempenhadas pelos autores na função de coordenadores das turmas de estudos sistematizados e de expositores. Colaboradores dedicados do Grupo Espírita Francisco Xavier da cidade de Porto Alegre, estado Rio Grande do Sul, que trazem a experiência e talento de que são detentores, abordando cada um dos capítulos de O Evangelho Segundo o Espiritismo de forma clara, didática e interessante. Esclarece e ajuda a compreender o sentido profundo das palavras de Jesus, consolando e estimulando a prática de sua sublime mensagem. Originalmente editado pela Letras de Luz.
Em Percepções da Essência o autor aborda com profundidade e sensibilidade a questão da existência. Busca, nas doutrinas filosóficas, religiosas e científicas, uma convergência para fundamentar a construção de uma percepção da realidade que procura pela Essência para além da superfície ilusória das coisas. Ao longo da edificação de suas concepções, mescla aos seus pensamentos todos aqueles com que se deparou e que se fizeram coincidentes, dissonantes ou complementares. Garimpa com obstinação a unicidade dentro da aparente multiplicidade. Ao longo do texto, autores e obras são referenciados, esquadrinhados da antiguidade até a atualidade, para demonstrar que a verdadeira realidade não se mostra jamais por inteiro, para nós e aqui, mas permite-se revelar em nuances a todos aqueles que a procuram com dedicação e ideal.
Respostas surpreendentes para inquietantes perguntas como: Que é realidade? Quanto dela percebemos? Como aumentar nossa percepção e qual o grau de influência de nossa consciência nos acontecimentos? É isso que o autor apresenta em seu livro "Afinal, Quem Somos?"