Poucas horas após a sua desencarnação, Nydia iniciou este seu relato. Mais que uma catarse, ele representa o começo de uma renovação que ela deixou para depois... Ela fala de si, revelando corajosamente seu mundo interior. Conta da criança que, desde cedo, conviveu com o desconforto da clarividência. Revela as dificuldades que enfrentou ao tentar frequentar centros espíritas onde determinadas manifestações mediúnicas não são permitidas. Ao realizar seu relato, Nydia deixa sua derradeira lição. Sua mente lúcida foi capaz de ditar, sem retoques, de forma clara e sincera, todo o drama que viveu antes e logo após sua desencarnação. O título da obra apresenta indevidamente a palavra desencarne (não dicionarizada) , quando o correto é desencarnação (ato ou efeito de desencarnar, deixar a carne, passar para o mundo espiritual, morrer).
Este livro responde a questões como: Que rumo apontam as conclusões da ciência? Haverá lugar para a idéia do espírito e da imortalidade? Que caminhos conduzem à evolução espiritual? Qual o novo paradigma científico? Deve o homem reestruturar sua escala de valores?
Este livro foi escrito para todos aqueles que têm curiosidade sobre nossa interação com os assuntos espirituais. Não importa com qual corrente espiritualista você simpatiza. Se seu coração se inquieta com as coisas do espírito, mas ao mesmo tempo tem medo de se envolver, porque não sabe o que vai acontecer, aqui está grande parte das respostas às suas perguntas. Ele foi escrito numa linguagem bem simples, sem termos rebuscados, para que todos que o leiam, independente do seu grau de instrução, possam entender claramente sua mensagem. Ele foi feito para ajudar a esclarecer, e não confundir. Que ele o ajude a encontrar e seguir sua senda.
Estabelece os princípios básicos da convivência e o processo de construção de uma relação interpessoal saudável, equilibrada e perene. Abre horizontes e nos leva a reflexões. Auxilia o indivíduo a pensar sobre um tema que afeta a estabilidade da família e dos demais grupos sociais, ajudando a valorizar mais a fragância da fraternidade. Não se trata de apresentar receitas para o processo da convivência humana, mas de convidar o leitor a avaliar e reavaliar as suas ações e comportamentos no cotidiano da vida social.
Estado alterado de consciência é um fenômeno biológico inato no homem, podendo, portanto, acarretar problemas relacionados à saúde. Assim, deve ser estudado na Medicina, embora possa contar com a participação da comunicação entre os dois mundos: o espiritual e o material.