A humanidade, ainda hoje, sofre com os entraves seculares que dificultam o progresso espiritual. O materialismo, com todo o séquito de seus filhos diletos, tais como egoísmo e hedonismo, imediatismo e ceticismo, relativismo e indiferença moral, tem afastado os homens da compreensão libertadora que envolve as leis divinas. Diante deste cenário, quais os caminhos a seguir? Qual a proposta e a contribuição espírita para a construção da humanidade do futuro? E a juventude, qual o papel que lhe cabe na edificação dessa nova era que está por vir? Esta obra aborda tais questionamentos, conscientizando-nos do papel de cada um de nós na mais vasta e profunda reforma já empreendida pela humanidade. São valiosas orientações que ajudam a construir o sublime futuro que nos está reservado. Alguns temas abordados: juventude, crise, fé, esperança, transição planetária, entre outros. Integra a série Denis na Revista Espírita, composta pelas obras: Um Olhar Sobre o Tempo Presente e Liberdade e Renovação.
Tem o Espiritismo toda a verdade? Ou ela está esparsa nas mais diversas culturas e povos? A ideia de Deus nasce e se desenvolve de que modo na história da humanidade? As revelações divinas tiveram uma concentração geográfica e cultural? Ou Deus se mostra em todos os recantos deste globo? Este livro aborda tais questões, oferecendo oportunas reflexões sobre o dogmatismo religioso e a construção da figura divina feita pelo homem ao longo do tempo.
Nesta obra, que pode até parecer singela mas é muito sintética, o autor resumiu reflexões de toda sua vida. Cada pensamento, neste breve curso de filosofia espírita, permite horas de digressão ou discussão, com a profundidade que a doutrina exige e merece. Alguns dos capítulos: A natureza essencial do espiritismo; Concepções filosóficas: deísmo e teísmo, monismo e dualismo, panteísmo, pantiteísmo e panenteísmo; O desenvolvimento histórico da filosofia; O ser espiritual; O ser humano; entre outros.
Este trabalho trata da evolução do espírito. Volume fundamental para os grupos de estudos e pesquisadores espíritas. O Autor é jurista e professor de Direito Civil.
José Roberto do Val, Lídia Mendes do Val, Rogério Coelho
sinopse
Emocionante história de uma batalha travada no campo da vida, tendo como arma o próprio lenitivo da fé e coroada pelo conforto da revelação espírita. José Roberto, o autor da obra, voltou à Pátria Espiritual antes de sua conclusão. Sua esposa, Lídia, terminou o trabalho em memória carinhosa de amor e respeito pelo marido. Nos exemplos de fé, coragem e perseverança, o texto constitui expressiva motivação diante das adversidades humanas. Rogério Coelho, conhecido e consagrado autor espírita, aceitou o encargo de acrescentar considerações doutrinárias ao final de cada capítulo, enriquecendo o livro com a grandeza do conhecimento kardecista, que conforta e esclarece.
Muito tem sido discutido sobre a origem do Universo e sobre a origem da vida na Terra. De um lado, a posição religiosa do criacionismo, baseada em teologias, dentre as quais podemos destacar o conteúdo do Velho Testamento da Bíblia. De outro, a posição materialista do evolucionismo, baseada na ciência, apoiada pela necessidade do uso da razão para o conhecimento da verdade. Na concepção espírita, tanto a teoria criacionista, quanto a evolucionista, pecam pela falta de percepção do elemento que transcende à matéria e que é o grande responsável pelo desenvolvimento da vida, o princípio inteligente ou espiritual. A consideração deste elemento nas proposições das diferentes teorias explica tanto a visão criacionista quanto a concepção evolucionista. Está faltando, pois, considerar a essência espiritual do ser nessas teorias.
Veicula temas como a origem e a essência dos Espíritos, fraudes no Espiritismo, materialismo e penas eternas. Demonstra que os ataques infundados à terceira Revelação contribuem para comprovar a solidez inabalável da codificação de Allan Kardec ao reviver os ensinos de Jesus.
Retrata o conteúdo do quadragésimo quarto encontro de evangelização de Espíritos, que ocorre semestralmente no Colégio Allan Kardec, nos meses de janeiro e julho. A equipe de Eurípedes Barsanulfo demonstra nesse evento de luz a importância de estudar a complexidade dos relacionamentos espirituais. Conhecer o ser espiritual que somos é papel fundamental para compreender as injunções dos relacionamentos.
Baseados nas concepções da Doutrina Espírita, os Autores abordam temas clássicos, como a imortalidade da alma, a reencarnação, a mediunidade, o relacionamento entre ciência e religião, ou questões extremamente atuais como os clones, a anti-matéria e a comunicação eletrônica com os espíritos.
Análise comparativa de estudos realizados sobre a situação dos Espíritos no instante da morte do corpo físico, as fases do pós-morte, a sobrevivência e a comunicabilidade dos Espíritos com o mundo material.
Este livro é um convite à reflexão sobre o significado da existência dos animais: suceder de etapas na longa jornada evolutiva do princípio inteligente. Nossos companheiros de morada neste planeta merecem ser compreendidos, respeitados e principalmente amados ao trilhar os mesmos caminhos que certamente já percorremos.
Este volume agrega duas obras de Edgard Armond: Caminhos do Espírito e Libertação Espiritual. Nelas o autor apresenta conhecimentos relativos à série purificadora das reencarnações sucessivas, à compreensão do livre-arbítrio diante das questões do Bem e do Mal, do acaso, da fatalidade e ao processo de libertação do Espírito pela lei de Amor universal. Edição em Espanhol.