Parte do conjunto de cinco livros que compõe a codificação espírita, contendo a essência do ensino moral de Jesus, constituindo roteiro seguro para a reforma íntima, meta indispensável, segundo Cristo, para alcançar a paz interior. Ferramenta para conhecer, observar e seguir as leis divinas que proporcionam uma caminhada gradual e evolutiva do espírito rumo a Deus. Esta versão da reunião de ensinamentos transmitidos por espíritos superiores, organizados e comentados por Allan Kardec, conta com a tradicional tradução de Guillon Ribeiro, presidente da Federação Espírita Brasileira por duas vezes, entre os anos de 1920 e 1943.
Dividida em três partes: na primeira, analisa a origem do planeta Terra, fugindo às interpretações misteriosas e mágicas sobre a criação do mundo; na segunda, aborda os milagres, explicando a natureza dos fluidos e fatos extraordinários contidos no evangelho; na terceira, enfoca as predições do evangelho, sinais dos tempos e a geração nova, que marcará um novo tempo com a prática da justiça, paz e fraternidade. Os assuntos apresentados nos dezoito capítulos têm como base a imutabilidade das grandiosas leis divinas.
Guia indispensável para o entendimento da natureza das manifestações mediúnicas, sua prática e desenvolvimento, O Livro dos Médiuns, de Allan Kardec, é uma obra de inestimável valor. Desvendando todos os mistérios que envolvem as comunicações espirituais, não se dirige exclusivamente aos médiuns. É recomendado a todos aqueles que desejam encontrar explicações racionais para os fenômenos que acompanham o homem desde o alvorecer da inteligência. Dirigindo a mediunidade para finalidades de ordem elevada, O Livro dos Médiuns também alerta para os perigos que envolvem sua prática, quando desviada de sua finalidade – o progresso da humanidade. Edição com letras gigantes.