Marlene Nobre foi uma mensageira de otimismo e cultura. Uma das principais lideranças espíritas no Brasil e no exterior, sua visão de vanguarda permitiu abrir muitas frentes de trabalho. Com personalidade marcante e conduta idônea, ao se relacionar inspirava muito respeito. Por meio de seus livros, suas palestras, dos programas de rádio e TV, procurava indicar o melhor caminho a ser percorrido para ser feliz, confortando muitos corações e auxiliando as pessoas a encontrar respostas para seus questionamentos.
Ele se dizia uma formiguinha sem importância e conclamava todos à vivência do amor verdadeiro. Mas bastava um encontro, uma palavra ou a leitura de um livro seu para ver que se tratava de uma figura humana de estatura incomum, excepcional. Esta obra testemunha convivência da autora por mais de quarenta anos com Chico Xavier, narrando fatos e curiosidades da vida do médium, exemplo de verdadeiro cristão, cujo amor tocou a vida de tantos irmãos encarnados e desencarnados.
Apresenta a experiência do autor após quinze anos de formado, sendo onze deles dedicados à docência no curso médico. Conta, através de várias histórias, a trajetória do seu aprendizado no que se refere à verdadeira vocação do médico, hoje um tanto apagada pelo tecnicismo e industrialização da medicina. Tenta resgatar a porção humana da profissão, que é a mais importante. Expõe seus próprios sentimentos e dúvidas acerca de como se comportar diante do paciente moribundo ou daquele que apresenta um diagnóstico sombrio.
Fiel ao título, o professor Paulo Rossi Severino retorna em pensamento aos lugares por onde andou na infância a fim de poder se dar conta de como a alma estabelece com os familiares vínculos sólidos numa época carregada de conflitos.
Os verdadeiros construtores do progresso surgem na esteira do tempo, transformando e renovando os campos do conhecimento humano na Ciência, Filosofia, Arte, Religião e pelo elevado saber que apresentam, possibilitando voos de pensamento. Convivendo com Francisco Cândido Xavier, constatou-se ser ele um homem incomum, na verdade um dos expoentes do século XX. Sua obra fala por si mesma, constituída por mais de quatrocentos livros psicografados e repletos de ensinamentos, lições e luzes. O autor, como repórter e pesquisador, registra neste trabalho depoimentos e histórias sobre esse espírito extraordinário, que muito ensinou. Edição ampliada.