Neste romance, é abordada a importância da semeadura e colheita em nossas ações ao longo da vida. Além da saga dos personagens, em cada capítulo o leitor encontra trechos selecionados da Codificação Espírita, que auxiliam no entendimento dessa importante temática.
Qualquer estímulo aos sentidos que impressione a mente pode acionar registros na memória do Espírito quanto a vivências anteriores. Assim é que uma música, um perfume, um nome, uma paisagem ou mesmo um sabor podem ser causa de emoções e lembranças que não são compreendidos ou sensações ligadas a episódios ocorridos no passado. É como se um código acionasse registro de abalos ou conquistas marcantes, ocasionando repetição da cena ou da emoção vivida na época, nesta ou em uma existência anterior. Em texto romanceado, eis uma obra que promove o entendimento de tais ocorrências.
Dois homens apaixonados pela mesma mulher. Um deles com amor puro, o outro marcado pela agressividade possessiva. Drama amoroso entre três jovens que culmina em uma morte, fruto do ódio e do ciúme. A descoberta prévia do espiritismo abre novos horizontes ao entendimento dos fatos, abrandando a chegada ao mundo espiritual e fortalecendo os laços daqueles que ficaram na morada terrestre. Entre dores, culpas e arrependimentos, há a esperança que reluz do amor, reaviva a fé e inspira o perdão.
Personagens de histórias que comovem formam o conjunto desta obra. Em diálogos e relatos profundos, o texto sensibiliza pela sabedoria e estímulo ao crescimento e aprimoramento das virtudes humanas. O bombeiro, a menina e o músico, a graça de Maggie e outras narrativas tocam o coração, para sempre.
Relata a vida e atos de Emílio, um homem bom que abdicou da própria personalidade em favor dos irmãos do sertão nordestino, numa demonstração viva do que significa o amor ao próximo. Inteligente, caridoso e consciente da responsabilidade que o compete, apresentou o evangelho moral de Jesus, sentido e vivido. Com isso, buscou aproximar seus irmãos das verdades eternas que devem nortear a vida e fazem abrandar as aflições bastando para isso, a princípio, conhecê-las.
A saga dos Dimanti - moradores de Ficaro, pequena vila da Itália, em tempos finais do império Carolíngeo no século 9 - centra-se em Hermengarda Dimanti, cuja vida foi marcada por vicissitudes e percalços, desde a sua concepção: era vulnerável a febres que a predispunham a turbulências de todos os sentidos, desarmonizando seu equilíbrio natural. Em transe, ela agregava as forças elementares de sua natureza psíquica que, exaltadas, levavam-na a vivenciar inusitados fenômenos. Era comum que de suas mãos saíssem raios luminosos azulados que curavam. Em ocasiões especiais, ela flutuava acima do solo, em levitação. Tais fenômenos desnorteavam de tal modo o clero da época que, para livrar-se da sua incômoda presença, deliberou tomá-la como prisioneira, sob o jugo da igreja. A obra escancara, ainda, a hipocrisia da vida nos mosteiros, onde a prática da pederastia quebrava as regras de castidade e a falta de amor fraterno corrompia os valores do cristianismo primitivo. A atmosfera da sociedade medieval surge em rápidas pinceladas, num relato simplesmente emocionante.
Resume, explica e analisa o livro Nosso Lar, trabalho que deu início à coleção A Vida no Mundo Espiritual, ditada pelo espírito André Luiz ao médium Francisco Cândido Xavier. Comenta as passagens e curiosidades apontadas na obra, relembrando as informações por meio de uma exposição didática para facilitar a compreensão e o estudo do mundo espiritual. Integra a Coleção Lições do Mundo Espiritual, composta pelas obras: Lições de Nosso Lar; Lições d' Os Mensageiros.
O enorme passivo social e ambiental, acumulado por milênios de negligência do homem e exploração do planeta, alerta a urgência contemporânea de reavaliar posturas e propõe uma releitura das leis naturais, de acordo com os ensinamentos de Cristo e embasamento doutrinário do espiritismo. Abordando o momento de transição na Terra sob o ponto de vista ambiental, e levando em conta o respeito à natureza e sua conservação, esta narrativa oferece ampla perspectiva de reflexão sobre o tema.
O relato desta obra tem início nos tempos que antecedem a vinda de Moisés, passando pelos tempos em que Jesus esteve presente corporalmente entre nós, e pelos tempos do Brasil imperial até chegar aos nossos dias. São quatro casos, em forma romanceada, na luminosidade que o Espírito autor traduz. Os apêndices e mensagens anexas ao livro fazem-no uma obra de ternura e serenidade, destacando o comovente caso final. Além de ensinar muito, aproxima-nos da grandeza espiritual da autora Irthes Terezinha, cujos exemplos de dedicação ao bem traduzem verdadeira luz nos caminhos humanos.
Relata a saga de um empresário que, vendo-se traído por um de seus funcionários de maior confiança, precipita-se no equívoco do suicídio. Enriquecido com excelente referência doutrinária, o livro tem significado de estímulo para o alimento da esperança e da confiança de Deus.
Wellington Balbo, Arlindo Peixoto Gomes Rodrigues, Rudolf
sinopse
Em um romance repleto de ensinos e reflexões, dos mesmos autores de Sempre é Possível Recomeçar e Memórias do Holocausto, a obra apresenta claramente
a lei de ação e reação, demonstrando que o que oferecemos à vida ela nos devolve. Acrescido da contribuição doutrinária de Wellington Balbo, é romance que muito ensina sobre as consequências de nossas escolhas e decisões.
Manuel é um jovem idealista que, por meio da Doutrina Espírita, descobre o verdadeiro sentido do amor e solidariedade: a caridade. Na companhia de amigos auxilia moradores de rua, aplicando com eles os ensinamentos de Jesus. Porém, interesses pessoais de gente influente tentam impedir que o abnegado trabalho seja feito. De forma envolvente, mostra as perseguições sofridas pelos jovens, ensinando que apenas o amor e o perdão podem desfazer o manto de ódio e ressentimentos que encobre o coração de muitos.
Uma jovem senhora, mãe de dois filhos e separada do marido, vive os conflitos de novos relacionamentos, simultaneamente a questionamentos íntimos e situações de medos e dúvidas, tendo como uma das principais causas a lembrança confusa de existências passadas, das quais não compreende o significado. O texto identifica o cotidiano da vida humana, na forma de um romance inspirado mediunicamente, onde mágoas e perdão comparecem como componentes marcantes na vida dos personagens. Nas páginas finais, foram selecionadas indicações para estudo e pesquisa dos temas tratados na obra.
Belíssimas e sublimes mensagens endereçadas aos momentos cotidianos, fortalecendo a fé, a coragem e a humildade. A vida é feita de momentos assim, e a espiritualidade superior trabalha para que se façam melhores as escolhas no dia-a-dia. Utilizando-se desses ensinamentos, a jornalista ngela Moraes enriqueceu o trabalho escrevendo pequenos contos ao final de cada texto. Verdadeiras gotas de luz vertidas do mais alto para auxiliar a caminhada evolutiva, realçando plena e profundamente a doutrina comportamental que Jesus pregou. Alguns temas: Paternidade divina, A sabedoria do silêncio, Arroubos da juventude, Terapia infalível, A chave da ascensão espiritual, Conduta espírita-cristã, Luz e sombra, Uma escola chamada Terra.
Apresenta dados sobre o mercado editorial espírita, acrescida de números e indicadores do movimento espírita no estado de São Paulo para melhor gestão do dinâmico acervo de atividades paulistas. No final da obra, há também uma curiosa pesquisa sobrenomes de instituições inspiradas pelo ideal espírita.
José Carlos recebe uma proposta irrecusável do dono da empresa em que trabalha para prejudicar seu chefe imediato, que cometeu a imprudência de namorar a filha do poderoso empresário. O que fazer? Todos são chamados a tomar decisões e enfrentar desafios de conduta. As opções de cada um servem como estímulos para a reavaliação da própria trajetória espiritual, constatando que nada passa despercebido aos olhos de Deus e todos são submetidos às suas leis misericordiosas.