Qual o envolvimento do Espiritismo com a questão da ética na medicina? Alberto Almeida, médico, psicoterapeuta e orador espírita, propõe a parcela de contribuição que o Espiritismo tem a oferecer para a ciência médica. Ao percorrer conhecimentos da bioética e da embriologia, o palestrante analisa o pensamento de escolas tradicionais do conhecimento médico até discussões polêmicas como a Eutanásia, aborto e pesquisas com céclua-tronco em uma das mais aplaudidas narrativas do 1º Congresso Espírita do Maranhão.
O médico Roberto Lúcio apresenta os conceitos de eutanásia, distanásia e ortotanásia, e os princípios de bioética, autonomia, beneficência, não-maleficência e justiça. Nesta conferência, o palestrante comenta casos famosos e relatos mediúnicos, assim como expõe o manifesto médico-espírita sobre o assunto.
Urânia era, na Grécia antiga, a musa da Astronomia que presidia ao céu estrelado. Uma estatueta da deusa, tão perfeita que mais parecia animada, inspirou a um jovem estudante do Observatório de Paris uma devoção próxima do amor. Então ele é levado por ela, numa visão, a uma viagem desbravadora pelo Cosmo. Assim começa esta narrativa encantadora, que convida a participar dessa viagem pelo espaço estelar, guiado pelas mãos de Urânia. Prossegue com a história de George, amigo dileto do nosso herói, homem obcecado pelo estudo dos mistérios do Universo e da alma, e da terna paixão que o une a Icleia, jovem norueguesa que partilha de suas ansiedades metafísicas. Desenvolve, em diálogos ricos de conhecimento, reflexões que partem da visão científica para os altos voos do espírito em busca da verdade.