Conheça os lançamentos da Federação Espírita do Paraná em CD. Resultado do V Simpósio Paranaense de Espiritismo realizado em abril de 2001 com a participação especial de Raul Teixeira.
Palestra proferida pelo aclamado médium Divaldo Pereira Franco na XII Confêrencia Estadual Espírita, na cidade de Pinhais, em 12 de Março de 2010, abordando o tema O Milagre da Vida. Coleção Vida: Desafios e Soluções.
CD Duplo. Seminário realizado por Divaldo Pereira Franco na XII Confêrencia Estadual Espírita, na cidade de Pinhais, em 13 de Março de 2010, abordando o tema Lições da Vida. Coleção Vida: Desafios e Soluções
O que é exatamente ser feliz? O que é preciso fazer para ser feliz? Por que ainda não encontramos a tão sonhada felicidade? Esta palestra nos traz oportunidade de reflexões em torno destas questões que sempre afligiram a humanidade. Sandra nos convida a um melhor entendimento dos compromissos que cabem a cada ser e ao entendimento da vida espiritual. Como os desafios e as circunstâncias difíceis da vida devem ser encarados? Como aprender a viver de forma mais saudável e menos grave e como aprender a tomar decisões? Mostra como a Doutrina Espírita é uma notável ferramenta que possibilita a felicidade humana, contribuindo para o despertar de todos os que se encontram no letargo da ignorância, ensejando o amanhecer de novos motivos existenciais que proporcionam a felicidade. Finaliza enfatizando a necessidade do ser humano acordar e ver que é filho de Deus e por isso deve ser feliz. A decisão cabe a cada um.
O mestre Jesus é, ainda, desconhecido. A manjedoura significa a humildade, que o fez pequeno para que tornasse grande entre os homens. A cruz é a idolatração da dor, dos flagelos. Jesus é devotamento, amor e desapego ao poder temporal. O monte é a significação maior da existência, a síntese maior da amorosidade, do discernimento: é um convite à vida. O nascimento de Jesus é histórico, porém ele nasce para cada um segundo a concepção de realidade e verdade em que ainda se encontra. A vida monumental se encontra estampada no crescimento lúcido, na vivência dos ensinamentos do monte e o testemunho na cruz caracterizando o esforço, ainda que doloroso, para alcançar a plenitude da vida. Realizada em 15/03/2014, na cidade de Pinhais-PR, a XVI Conferência Estadual Espírita teve como tema principal: O evangelho segundo o espiritismo, 150 anos, luz inapagável.
De onde vêm os déspotas, os homens do terror, os promotores da crueldade? Após narrar, de forma sucinta, algumas das tantas atrocidades cometidas por homens de poder como Herodes, Gengis-Khan, Chaca Zulu, Stalin, Hitler, Idi Amin Dadá, Saddam Hussein, entre tantos, Raul analisa a imperiosa necessidade da educação no lar. Aponta os fenômenos da omissão, da covardia moral e da acomodação, recordando a frase de Santo Agostinho (O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. XIV, item 9): "Que fizestes do filho confiado à vossa guarda?" para salientar a missão dos pais de conduzir os espíritos a eles confiados, pelo Senhor do Mundo. CD Duplo. Palestra realizada na Casa da Cultura, em Campo Largo - Pr, em 10 de Dezembro de 2005.
Inicia a exposição valendo-se de uma fala do espírito Amélia Rodrigues, onde conta a história de Miriam e seu encontro com Jesus, a revolta e depois o entendimento de sua mensagem. Assim, traz para estes dias um olhar abrangente acerca da proposta espírita no âmbito de replicar a psicoterapia oferecida por Jesus, ao seu tempo. Por que buscamos a saúde e a cura do corpo e não a do espírito? Queremos silenciar a dor sem encontrar as causas, nas cirurgias e
intervenções mediúnicas que podem trazer consequências sérias para as pessoas. Comenta a advertência de Ana Prado, a respeito dos fenômenos de cura e materializações. Compartilha também uma dolorosa experiência que teve, há muitos anos, com o atropelamento e morte de uma criança, mostrando uma lição bela e importante de como o espiritismo ilumina, esclarece e oferece conhecimento para enfrentarmos as dificuldades. Realizada em 15/03/2014, na cidade de Pinhais-PR, a XVI Conferência Estadual Espírita teve como tema principal: O evangelho segundo o espiritismo, 150 anos, luz inapagável.
Nomeando diversos pesquisadores, estudiosos, filósofos, psiquiatras, psicólogos, entre outros, Alberto apresenta a saga humana para conhecer o homem, primeiramente voltado para o corpo e, mais tarde, por aquisição do conhecimento, as pesquisas foram dirigidas ao Espírito e suas manifestações. O quinto Evangelho, em síntese, já foi escrito por alguns, outros o estão escrevendo e muitos ainda vão redigi-lo, segundo as ações no bem e prática do amor, ensinadas pelo mestre Jesus. Realizada em 16/03/2014, na cidade de Pinhais-PR, a XVI Conferência Estadual Espírita teve como tema principal: O evangelho segundo o espiritismo, 150 anos, luz inapagável.
Viajando por várias culturas, apresenta as várias definições do amor, na tentativa de esquadrinhar a capacidade do relacionamento humano no campo da amorosidade. Utilizando exemplos do cotidiano, remete à arte de amar o inimigo, proposto por Jesus, lembrando que o inimigo pode nos ser o próximo mais próximo, inserido na família, com o propósito da reconciliação. Mostra como o ato de amar o inimigo é este "novo" jeito de amar, para os novos tempos que se aproximam. Esta nova modalidade de amor direciona a amarmos a parte que há em nós e se manifesta desconectada, impedindo-nos de avançar a caminho da evolução. Finalizando, fala sobre o chamamento para a reconciliação, neste momento de transição planetária. Realizada em 18/03/2012, na cidade de Pinhais, PR, a XIV Conferência Estadual Espírita teve como tema principal a Transição Planetária.
Seminário realizado no dia 30 de Março de 2001 na cidade de Curitiba no V Simpósio Paranaense de Espiritismo. A chegada do 3º milênio e as conquistas da ciência e da tecnologia. Os estudos a respeito da vida. A doutrina espírita e a vida saudável na Terra. A herança da violência dos milênios anteriores. Os transtornos depressivos ao longo da história - Nabucodonosor, Krishna, Sakiamuni e a tragédia Job. O avanço da medicina e o advento dos neurotransmissores. A terapêutica para a depressão. A influência espiritual nos quadros de transtornos da afetividade.
A questão "Por que te deténs?" guia a apresentação, fazendo refletir a importância de não apenas estudarmos os ensinamentos de Jesus, mas praticá-los pois, por que nos detemos se sabemos o que fazer? Relatando passagens do apóstolo Paulo, no novo testamento, ilustra a gravidade do orgulho no caminho da evolução e a importância da aprendizagem, resultado da mudança de comportamento em função da informação adquirida. Indica como o conhecimento adquirido pode levar à capacidade de desenvolver a humildade e criar a esperança de viver com a consciência de que somos parceiros do projeto de Jesus para a implantação do reino de Deus na Terra. Especialmente neste momento de transição planetária, não nos detenhamos sob nenhum argumento e nenhuma justificativa e nos empenhemos com amor, trabalho, esperança e perdão, a fim de vencer qualquer desafio. Realizada em 17/03/2012, na cidade de Pinhais, PR, a XIV Conferência Estadual Espírita teve como tema principal a Transição Planetária.
De forma clara e fundamentada, apresenta correta interpretação do calendário Maia, assunto de grandes especulações na atualidade. Menciona vários desastres terrestres de grandes proporções que ceifaram milhares de vidas, atentando que o processo transitório do mundo de provas e expiações para o mundo de regeneração se iniciou no final do século XX e culminará não com o fim do mundo material, mas sim com o fim do mundo moral, que dará lugar a um mundo superior de bençãos. Divaldo, suportado pela Doutrina Espírita, tranquiliza-nos para este momento de transição afirmando que teremos, após dezembro de 2012, a mesma Terra, planeta transitório sujeito aos caprichos solares e fenômenos geológicos. Nosso dever, neste momento decisivo de tanta dor e amargura, é nos tornar melhores e dar nossa contribuição de amor para a Era Nova. Realizada em 17/03/2012, na cidade de Pinhais, PR, a XIV Conferência Estadual Espírita teve como tema principal a Transição Planetária.
Apresenta o surgimento do Espiritismo como parte do movimento de transição planetária. Falando da transformação do planeta, infere a necessidade de muitos Espíritos serem exilados para planetas mais primitivos transformando a sua presença, nestes planetas, em tarefa missionária. Ao mesmo tempo, a Terra receberá Espíritos mais evoluídos que reencarnarão para agenciar o progresso, imprimindo uma transformação sócio-cultural-moral, assim como geológica, elevando-a a um novo patamar evolutivo. Discorre sobre as problemáticas psicológicas que fazem parte da experiência carnal e, através da apresentação de casos, mostra como sentimentos deletérios à evolução humana, como mágoa e culpa, podem tirar o domínio da vida de nossas mãos. Finalizando, convida a fazer uma viagem às nossas entranhas e, ancorando-nos no Deus adormecido, devolve-nos a competência de lidar com sabedoria ante as provações que se apresentam. Realizada em 17/03/2012, na cidade de Pinhais, PR, a XIV Conferência Estadual Espírita teve como tema principal a Transição Planetária.
Encontramos neste trabalho esclarecimentos preciosos acerca do perdão. Sabemos perdoar? Qual é o tempo certo para o perdão? Como perdoar alguém que nos fez muito mal? Como se manifesta o perdão de Deus, Ele perdoa ou castiga? Existem as penas eternas? Explica também como surgiu o pecado, através do mito Adão e Eva, como surgem as mágoas, ressentimentos e o que fazer para enfrentar as dificuldades que sentimos para perdoar. Faz relatos a respeito do Criador, da justiça e misericórdia Divinas. Por fim, discorre as diversas etapas que a criatura tem de passar, para conseguir realmente perdoar. Evento realizado no dia 14/03/2012, na cidade de Campo Mourão, PR.
CD Duplo. Seminário realizado por Sandra Borba Pereira na XII Confêrencia Estadual Espírita, na cidade de Pinhais, em 13 de Março de 2010, abordando o tema O Ser Existencial. Coleção Vida: Desafios e Soluções.
Qual a relação entre saúde mental e mediunidade. A experiente conferencista espírita Suely Caldas Schubert apresenta, nesta palestra, realizada no Centro de Convivência Terapêutica do Hospital Espírita de Psiquiatria Bom Retiro no dia 25 de Novembro de 2010, respostas para esta inquietante indagação feita por muitos dos profissionais dedicados ao tratamento das distonias mentais. Saber distinguir fenômenos mentais decorrentes de patologias, diferenciando-os da mediunidade, é fundamental para o processo de tratamento e encaminhamento de diversos pacientes, que, diariamente, procuram solução para seus conflitos. Como lidar com as crianças portadoras das faculdades mediúnicas? Como controlar o assedio dos espíritos que desejam prejudicar-nos? Numa platéia composta por psicólogos, pacientes em tratamento e médicos psiquiatras, Suely Caldas - com sua larga experiência na seara da mediunidade, depois de muitos anos de convivência com médiuns como Chico Xavier e Divaldo Franco, trouxe ricas reflexões que nos facultarão soluções para os desafios da saúde mental.