Através do exemplo de Santo Agostinho, apresenta reflexão em torno do processo de transformação e mudança radical, mas na perspectiva interna, na intimidade da criatura. Mostra como Agostinho de Hipona conseguiu realizar o processo de autoconhecimento e operou a grande evolução de sua própria alma, seus dilemas, inquietudes e contribuição na codificação da Doutrina Espírita. Também algumas ideias fundamentais que contribuíram para a evolução da humanidade, como o cultivo da virtude pela verdade e a preocupação com a formação dos sacerdotes. Mas, a maior contribuição se deu na teologia, na filosofia e na busca da unidade. Sandra finaliza destacando que a realização plena do espírita será a compreensão e o estudo, sem os quais é impossível estabelecer o progresso intelectual, mas somente a aplicação conduzirá ao progresso moral. Realizada em 09/03/2013, na cidade de Pinhais-PR, a XV Conferência Estadual Espírita teve como tema principal o Amanhecer de uma nova era.
Alguns momentos em nossas vidas modificam completamente nosso planejamento. Graças a esses momentos especiais, a humanidade aplaude herois, mártires, santos, vítimas do holocausto, cientistas e poetas, artistas e escritores. Com estas frases e exemplos de vida de grandes vultos da cultura humana que, passando por importantes provações, entenderam a mensagem de Jesus, Divaldo traça um paralelo com as tribulações que estamos experimentando na grande transição planetária mostrando como é possível, em meio a estes infortúnios, construir uma nova sociedade equânime e realmente justa. Lembra-nos que Jesus, mesmo nascendo em uma época de grandes conflitos, foi o marco histórico divisor da história da humanidade dando início, com seus ensinamentos, a uma Era Nova. Realizada em 16/03/2012, na cidade de Pinhais, PR, a XIV Conferência Estadual Espírita teve como tema principal a Transição Planetária.
CD duplo. Palestra realizada no teatro municipal de Campo Mourão em 20 de Maio de 2005. A partir da questão nº757 de O Livro dos Espíritos, Raul faz um bordejo histórico do duelo no mundo, analisando em seguida os duelos modernos, diários, íntimos, os duelos mentais e suas várias manifestações,os pensamentos que alimentam o duelo externo. Apresentando Jesus como o Caminho, Modelo que deve ser inserido na vida, cita exemplos de homens e mulheres que tiveram a coragem das corretas atitudes, discorrendo ainda sobre o livre-arbitrio, e essa extraordinária capacidade que tem o ser de renovar-se, optando pela mensagem do Amor.