O que é evangelizar? Quem evangeliza? Nesta palestra, Haroldo Dutra Dias chama a atenção dos evangelizadores para os desafios que a transição planetária apresenta para as famílias, especialmente às espíritas, alcançando crianças e jovens, e reforça a necessidade do estudo e da atenção quanto à missão do espiritismo como consolador e não apenas fonte de informação. As palavras de Haroldo convidam a uma viagem pelos caminhos de evangelização de Jeziel, Abigail e Saulo de Tarso. Palestra realizada no dia 16/07/2017, em Pedro Leopoldo, MG, durante o I Evangelizar-se, evento que abordou a importância da evangelização desde a mais tenra idade.
No Novo Testamento, João descreve a passagem em que Jesus, respondendo às indagações de Tomé, afirma ser o caminho, a verdade e a vida. O Mestre ainda diz que ninguém vem ao Pai senão por Ele. Haroldo Dutra Dias entende ser a comunhão do Cristo com o Criador, condição indescritível segundo André Luiz, a essência do Evangelho de João, e comenta as valiosas reflexões do apóstolo, esclarecendo, de forma profunda, cada detalhe de sua mensagem.
Numa indescritível profusão de luzes, cores e sons, esplende infinito e majestoso o império sideral dos universos divinos. Movem-se vertiginosamente pelos espaços sem fim incontáveis multidões de nebulosas e galáxias, numa sinfonia cósmica que ultrapassa todos os nossos poderes de imaginação. Quais são os segredos do universo? Conhecer o Cosmos é projetar a alma humana em um cenário portentoso e repleto de felicidade! Entenda como o homem pode evoluir no império universal e se tornar um ponto de luz. Realizada em 27 de fevereiro de 2015, no Centro Espírita Vinha de Luz, na cidade de Mogi Guaçu, SP.
Allan Kardec foi um transgressor das normas vigentes. Ele conseguiu fazer a aliança da ciência e da religião, demonstrando que o papel do espiritismo era destruir o materialismo. É preciso fazer uma viagem para se descobrir Deus, e recomenda-se começar por Kardec. Realizado no período de 18 a 21/04/2015, na cidade de Santos-SP, o 16º Congresso Estadual de Espiritismo teve como tema principal: Para Onde Caminha a Humanidade - Amor, Educação e Ética. A USE-União das Sociedades Espíritas de São Paulo, entidade coordenadora do evento, representa o movimento espírita do estado no Conselho Federativo Nacional da FEB-Federação Espírita Brasileira.
Realizado no período de 18 a 21/04/2015, na cidade de Santos-SP, o 16º Congresso Estadual de Espiritismo teve como tema principal: Para Onde Caminha a Humanidade - Amor, Educação e Ética. A USE-União das Sociedades Espíritas de São Paulo, entidade coordenadora do evento, representa o movimento espírita do estado no Conselho Federativo Nacional da FEB-Federação Espírita Brasileira.
Analisa as prioridades que colocamos em nossa vida e compara aqueles que nos cercam às quatro esposas de um rei. Na história do rei, vemos que ele descobre, às vésperas da morte, que seguirá com ele justamente a esposa que mais havia desprezado. Não fazemos o mesmo com nossa alma? Cuidamos dos bens imperecíveis do espírito ou apenas mergulhamos no mundo, confundindo-nos de tal forma com ele e suas ilusões que simplesmente valorizamos apenas as coisas que não levaremos? O que representam os bens materiais, os amigos, a família? E nós, quanto valemos? Realizada em outubro de 2012, no Centro Espírita Padre Zabeu Kauffman, em Indaiatuba (SP).
Às vésperas da chegada do evangelho de Jesus, o mundo representava um vasto campo onde se podiam colher grandes experiências mas que, paradoxalmente, apresentava problemas de alta envergadura: muitas atrocidades e vidas ceifadas sem piedade, para servir ao luxo e ao capricho de alguns. Ninguém se sentia constrangido em conviver com a escravidão humana. O mundo esperava por um messias dominador. Mas neste contexto, silenciosamente, nasce a luz inigualável. Ele não se intimidou e veio mostrar a face diferente do messias prometido pelas escrituras. Aprendemos que existe um mundo dentro de cada um e a regeneração é o maior desafio de todos. A proposta de luz do Evangelho é a transformação. Transformar a energia do orgulho em uma energia realizadora, a agressividade em coragem, converter e não eliminar. Realizada em 10/03/2013, na cidade de Pinhais-PR, a XV Conferência Estadual Espírita teve como tema principal o Amanhecer de uma nova era.
No 50º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em Paris, foi criado o manifesto 2000 por uma cultura de paz e não violência, composto de seis itens para que a Terra se torne um planeta de regeneração, objetivando criar um senso de responsabilidade em nível pessoal quanto ao ensinamento de Jesus: amar ao próximo como a si mesmo. O teor dessa mensagem foi entendido? O ser humano despertou para as verdades do mestre? Está promovendo essa melhora a partir do próprio íntimo? Qual tem sido a função das pessoas na sociedade à qual pertencem? Semeia-se a paz? Estas e outras questões são refletidas e analisadas. Palestra realizada em 05/10/2012 no Centro Espírita Juca de Andrade, em Santo Antônio de Posse, SP.
Você crê em Deus? Acompanhe emocionante narrativa das diversas vezes em que a humanidade, diante de grandes catástrofes, pôs em xeque a existência de Deus. Analisa a obra perfeita do universo, pelas lentes de Cressey Morrison, que por 40 anos foi diretor do Museu de Ciências Naturais e da Academia de Ciência de New York, concluindo que, para grandes obras, é necessário que existam grandes arquitetos, e que, para a obra universal tão perfeita, somente o Supremo Arquiteto poderia realizá-la. Palestra proferida no Templo Espírita da Fraternidade, na cidade de Amparo, SP, em 10 de outubro 2011.
Quantas vezes apontamos os defeitos dos outros, sem nos darmos conta das nossas próprias deficiências e longe de entendermos que, até atingirmos o grau de Espíritos em regeneração, deveremos refazer o caminho, aprender com os próprios erros e agir de modo diferente. Emocionante história de uma enfermeira que, diante de um erro fatal e tendo uma segunda oportunidade, transformou a existência num exemplo de dedicação e amor ao próximo. Palestra realizada no Centro Espírita Irmã Branca, em Águas de Lindóia, SP, no dia 7 de outubro 2011.
História da mulher incomparável, Maria de Magdala, que foi do abismo moral à redenção. Analisada sob a ótica espírita, avalia o peso das obsessões que se instalam graças às brechas morais e ao nosso consentimento, na maioria das vezes inconsciente, no agir do dia a dia, mas luariza as almas com a certeza de que, pela perseverança no bem e pelo autoconhecimento, somos capazes de superar e nos transformar em servos do amor. Realizada em 11 de março de 2012, no Centro Espírita Cristão Chico Xavier da cidade de Ouro Fino, MG.
Baseada no livro de mesmo nome e autoria de Robert Schuller, pastor protestante de São Francisco, Estados Unidos, revela à luz da Doutrina Espírita que não existe o acaso, quanto à colocação no meio familiar e comunitário em que nos encontramos, pois não dependemos de locais nem de pessoas para ser bem-sucedidos, mas sim de entendimento interior para florescer diante dos obstáculos, transformando-os em adubo para o crescimento espiritual. Realizada no Centro Espírita Mocidade Alcides Hortêncio, no dia 11 de março de 2012, na cidade de Mogi Mirim, SP.
Para crescermos espiritualmente é natural passarmos por momentos difíceis, que vêm nos atormentar a alma com angústias, dúvidas e medos, conduzindo muitas vezes ao caminho do desespero e da estagnação moral. Aprenda a superar essas dores, buscando a segurança do mestre Jesus e seguindo com ele, sempre servindo ao bem e ao amor. Palestra realizada na Associação Espírita Jesus e Caridade, na cidade de Mogi Mirim-SP, em 9 de Outubro 2011.
Comovente história sobre a saga do médico sueco Axel Munthe, o qual se especializou no conhecimento da mente humana e dos sentimentos negativos que levam a criatura a crises existenciais movidas pelo remorso, sentimento de culpa, depressão, em que ele mesmo se encaixa e vai trabalhando esses sentimentos junto aos seus pacientes, principalmente à Duquesa de Kent, reconhecendo que eles somente podem ser vencidos ante o encontro com o amor. Realizada em 12 de março de 2012, no Centro Espírita Joana D'Arc, na cidade de Serra Negra, SP.
Palestra que aborda pesquisas efetivadas por grande nomes da ciência como Dr. Ian Stevenson, Dr. Banerjee, Dr. Hernani Guimarães Andrade, além do Dr. João Alberto Fiorini, todos eles buscando evidências científicas da reencarnação por meio de lembranças e de marcas de nascença e até de impressões digitais. Palestra realizada no dia 13 de março de 2012, em Mogi Guaçu, SP.
Neste trabalho, Haroldo Dutra Dias analisa a Parábola dos Trabalhadores da Vinha e demonstra como as informações de contexto são fundamentais para a compreensão das parábolas. Assim como a vinicultura possui alta complexidade, uma videira requer constantes cuidados. Ela só prospera em determinadas condições de clima e solo e, para gerar boas uvas e bons vinhos, é necessário submetê-la a condições difíceis. Haroldo, então, aponta que a vinha é toda criatura do universo. Evoluímos na dor das provas para render bons frutos, sempre com o auxílio do dono do vinhedo, que sempre cuida do cultivo para uma colheita próspera. Integra a série Parábolas de Jesus composta pelas obras: Parábola do festim de bodas, Parábola das dez virgens, Parábola do bom samaritano, Parábola dos trabalhadores da vinha.