Apresenta conhecimento aprofundado acerca do tríplice aspecto do Espiritismo, bem como conceitos e objetivos da ciência e filosofia espírita. Compara o conceito de ciência na época de Kardec, nos dias atuais e mostra em que sentido o Espiritismo é considerado uma religião. Comenta a visão de Emmanuel sobre o significado de várias palavras contidas em algumas parábolas de Jesus. Encerra chamando a atenção para as consequências da ausência de humildade na vida das pessoas e deixa um convite à reflexão, iluminação interior e conscientização da necessidade de renovação das atitudes. Realizada na Sociedade Espírita Francisco de Assis, em Ponta Grossa-PR, no dia 27 de Agosto de 2010.
Alberto Almeida, Divaldo Franco, Haroldo Dutra Dias, Sandra Borba Pereira, Sandra Della Pola, Suely Schubert
sinopse
Apresenta questões sugeridas pelos presentes à Conferência e as respostas fornecidas pelos convidados. Para Sandra Della Pola foram direcionadas perguntas sobre as contribuições esperadas da evangelização espírita para a formação da juventude e a arte para a transição planetária. A Haroldo Dutra Dias as questões tiveram conteúdo direcionado para o futuro das religiões, a Doutrina Espírita no alvorecer do planeta Terra e para o significado dos ciclos em relação às nossas encarnações. Suely Schubert responde sobre os questionamentos em relação ao papel da mediunidade e do espírita neste momento de transição. Alberto Almeida discorre como entender os vários formatos de família que proliferam, diante do mundo de regeneração que se aproxima, e como descobrirmos nosso dom. Realizada em 18/03/2012, na cidade de Pinhais, PR, a XIV Conferência Estadual Espírita teve como tema principal a Transição Planetária.
Às vésperas da chegada do evangelho de Jesus, o mundo representava um vasto campo onde se podiam colher grandes experiências mas que, paradoxalmente, apresentava problemas de alta envergadura: muitas atrocidades e vidas ceifadas sem piedade, para servir ao luxo e ao capricho de alguns. Ninguém se sentia constrangido em conviver com a escravidão humana. O mundo esperava por um messias dominador. Mas neste contexto, silenciosamente, nasce a luz inigualável. Ele não se intimidou e veio mostrar a face diferente do messias prometido pelas escrituras. Aprendemos que existe um mundo dentro de cada um e a regeneração é o maior desafio de todos. A proposta de luz do Evangelho é a transformação. Transformar a energia do orgulho em uma energia realizadora, a agressividade em coragem, converter e não eliminar. Realizada em 10/03/2013, na cidade de Pinhais-PR, a XV Conferência Estadual Espírita teve como tema principal o Amanhecer de uma nova era.