20ª obra da série de Alvorada Nova, a Colônia Espiritual coordenada por Cairbar Schutel, O Livro da Família Contemporânea é um convite à reflexão e à prática dos princípios espíritas no contexto familiar — verdadeiro laboratório de almas, onde cada desafio é uma oportunidade de crescimento e cada relacionamento, um passo rumo à evolução espiritual. Em tempos preparatórios para a fase de regeneração do planeta, torna-se indispensável fazer valer o amor, de todos os modos e sob todas as formas, para que a paz reine em lugar dos tristes embates entre encarnados. A família, como núcleo fundamental ao desenvolvimento do Espírito, ao reencarnar, precisa disso em dose intensa, colocando o amor em primeiro lugar para consolidar os laços de união e afeto. Somente assim, livres dos obstáculos frutificados no orgulho e no egoísmo, geradores de tantos sofrimentos, como os advindos de preconceitos e discriminações, é que se atingirá um nível superior na vivência humana.
A obra traz reflexões para os pais acerca do direcionamento da educação dentro de casa. As crianças devem ser educadas para pensar por si mesmas, assim como ter responsabilidade sobre as próprias ações. Como educar sem utilizar palavras rudes? Como negar algo sem dizer “não”? Como integrar a criança às ocorrências do lar de forma dinâmica e divertida? Permeado pelas mensagens de Crescendo com Sabedoria, o livro ajuda os pais leitores a refletirem qual a melhor forma de educar os filhos, considerando sempre a linguagem do amor e da paciência. Cada criança é única, mas são os pais os responsáveis por iniciá-las no caminho do bem.
Repleta de ensinamentos espíritas, esta obra - guiada sob a orientação de combativo mentor e inspiração de abnegado autor espiritual - reúne precioso material para meditação em torno de questões que perpassam a vida da família e da criança sob a ótica da Doutrina Espírita. Esses preciosos benfeitores trabalham incansavelmente para propagar o conhecimento de que a criança ou Espírito, durante sua vivência na Terra, precisa ser criado, cuidado e educado sob a Lei do Amor e colocado a salvo de qualquer tipo de violência, única forma que os pais e responsáveis têm para contribuir com sua transformação e sua evolução moral. Durante a leitura deste livro o leitor amigo poderá ficar surpreso com algumas passagens e acontecimentos vivenciados e após meditar compreenderá que de acordo com a Justiça Divina a vida continua sempre a mostrar o seu lado mais Belo. Tudo depende do esforço e da renúncia de cada um de nós, das nossas conquistas morais, únicas que trazem paz ao coração e felicidade à alma: a cada um segundo suas obras. (Mateus, 16:27).