O amor de mãe representa o amor puro e verdadeiro a que se refere Jesus, reafirmado pelo espiritismo. Allan Kardec destacou-o como o maior sentimento que um ser pode sentir por outro. Quem foi Maria de Nazaré? As mães são anjos protetores? Com a proposta de que exercitemos o amor materno, este trabalho ressalta o papel da mãe, autêntico anjo da guarda que jamais desiste de seus protegidos. Aborda também temas como tolerância religiosa, anjos, hipocondria, hipocrisia, exemplos de Chico Xavier, pequenos gestos, dentre outros.
Análise da sexualidade, com seus aspectos de afetividade e ética. São trabalhados seus caminhos e descaminhos, abordando temas como casamento, homossexualidade e desvios psicopatológicos em si mesmo e à luz do contexto sociocultural. Ensinamentos que unem as vertentes filosófica, sociológica e psicológica aos ensinamentos da doutrina espírita.
Totalmente ilustrado a cores, este trabalho integra os conhecimentos da neurociência com o aspecto espiritual da vida, sem o que impossível seria compreender o mecanismo integral da mente. Para isso, o autor utilizou modernos conceitos da neurociência e ensinamentos contidos nas obras de Allan Kardec e do Espírito André Luiz, psicografadas por Chico Xavier. Alguns dos capítulos: Fisiologia e psicologia, Os centros vitais, A origem da vida na Terra, O surgimento do encéfalo, O desenvolvimento do sistema nervoso, O tálamo, Hipotálamo e hipófise, Sistema psíquico, Vida mental e física quântica, Pensamento e educação, entre outros.