Conheça Irmão Horta ou Monsenhor Horta, abnegado religioso que viveu em Minas Gerais praticando a caridade, inclusive com trabalhos de cura. Compilado em duas partes, apresenta na primeira sua autobiografia quando estava encarnado como missionário e, na segunda, mensagens que ele envia da espiritualidade sobre os verdadeiros valores da vida, de forma leve e bem humorada. Em ambos casos, sobressai sua forma profunda de viver o evangelho com passagens breves e marcantes sobre sua missão de servir a Jesus.
Este é um livro que fala de vidas e dos conflitos que permeiam as relações humanas e a intimidade dos seres. Wilson Garcia recorda fatos e amizades. Visita o passado, relembrando as personalidades de Aluysio Palhares, Antonio Lucena, Ary Lex, Carlos Jordão da Silva, Deolindo Amorim, Eduardo Carvalho Monteiro, Hamilton Saraiva, Hélio Rossi, Jorge Rizzini, Paulo Alves Godoy e Valentim Lorenzetti.
O relato de uma viagem como essa, que trata de uma peregrinação a Santiago de Compostella, implica em uma tarefa muito difícil: traduzir e expressar uma vivência interior. É na riqueza dos relatos, nas contradições e incertezas, na entrega confianteàs suas experiências, no exercício de desapego, que proporciona ao leitor a atenção e a reflexão sobre a bagagem que carregamos na vida e até, de certa forma, um sentido para ela. A autora expressa seu estilo pessoal, em meio a diálogos e numa narrativa que traduz sua simplicidade ao descrever cada cena, cada movimento, cada sutileza, suas emoções e sentimentos, suas lacunas e os motivos que a levaram nessa fascinante aventura, envolvendo o leitor em sua viagem interior. A obra conduz o leitor em sua corajosa peregrinação, interna e externamente.