Esta obra analisa a violência. Afirma que a violência de caráter endêmico, implantada num sistema de relações assimétricas não é um fenômeno novo: dá continuidade a uma longa tradição de práticas de autoritarismo. Este livro apresenta os patamares da violência urbana no Brasil, o contexto maior em que ela se apresenta e indica os caminhos para sua superação.
A história de dois amigos, jovens advogados que não viviam na mesma condição espiritual. Marcos, dedicado ao bem do próximo, amigo, sincero Túlio, orgulhoso, humilhava os subalternos, desprezava os valores morais e condenava as atitudes nobres do amigo. Nesse contexto contraditório, encontram-se os personagens caminhando para o cumprimento de suas programações reencarnatórias.
O espaço clínico e o contexto acadêmico do ensino da avaliação psicológica em Psicodrama esperavam um estudo sistemático desta temática. A autora, reconhecida pelos alunos e colegas pelo seu permanente compromisso com a construção do conhecimento, estimulando a participação em congressos, dedicada à pesquisa do cotidiano, sempre atenta às demandas de novos estudos, captou sensivelmente tal necessidade e nela mergulhou com dedicação e competência. Este livro é uma das tentativas de reconstruir as possibilidades da avaliação psicológica.
Numa Alemanha falida, recém-saída da Primeira Guerra, surge um jovem tímido, retraído, um simples soldado, mas com carisma e poder de seduzir não só as mulheres, mas toda uma nação, levando-a a glória e, depois, ao fracasso novamente. O livro apresenta fatos e personagens reais da Segunda Guerra com uma riqueza de detalhes e intimidade, possíveis graças a fartos documentos e a relatórios de depoimentos exclusivos.Além do contexto histórico, o livro aborda a vida amorosa, estranhas manias de Hitler e aspectos psicológicos de seus envolvimentos, que, em casos extremos, levaram algumas mulheres ao suicídio.
20ª obra da série de Alvorada Nova, a Colônia Espiritual coordenada por Cairbar Schutel, O Livro da Família Contemporânea é um convite à reflexão e à prática dos princípios espíritas no contexto familiar — verdadeiro laboratório de almas, onde cada desafio é uma oportunidade de crescimento e cada relacionamento, um passo rumo à evolução espiritual. Em tempos preparatórios para a fase de regeneração do planeta, torna-se indispensável fazer valer o amor, de todos os modos e sob todas as formas, para que a paz reine em lugar dos tristes embates entre encarnados. A família, como núcleo fundamental ao desenvolvimento do Espírito, ao reencarnar, precisa disso em dose intensa, colocando o amor em primeiro lugar para consolidar os laços de união e afeto. Somente assim, livres dos obstáculos frutificados no orgulho e no egoísmo, geradores de tantos sofrimentos, como os advindos de preconceitos e discriminações, é que se atingirá um nível superior na vivência humana.
Já parou para pensar no significado da oração do Pai-Nosso? Ensinada por Jesus, muitas vezes a proferimos, sem refletir no profundo sentido de cada palavra que a compõe. Além de estudar, em minúcias, a famosa prece do Cristo e analisar seu contexto histórico-religioso, Alvaro Chrispino explica por que, como, quando e onde devemos orar. Para tanto, recorre a textos oriundos da Espiritualidade, como também de autores de diferentes vertentes da doutrina cristã. A prece, afinal, é importante recurso para o autoconhecimento, a travessia segura nas provações e mesmo o desenvolvimento da mediunidade. É caminho de aprendizado interior, manifestado em segredo, nos escaninhos do coração, mas também ato de realização exterior, porque deve transformar-se em ação, em benefício de si, do próximo e da coletividade. Saber orar, contudo, não é tão simples: por meio da prece, devemos nos apresentar a Deus com as vestes nupciais tecidas nas mais sinceras emoções. Assim, Senhor, é tudo o que desejamos: Ensina-nos a orar!
Adriana Goreti de Oliveira Lopes, Alejandro V. D. Vera, Alexandre Fontoura dos Santos, Daniel Campos, Emily Munhoz, Gelson Luis Roberto, Guadalupe Amaral, Marlon Reikdal, Michelle Ponzoni dos Santos, Sheila Teresa Carmona Simões, Divaldo Franco, Joanna de Ângelis
sinopse
Este trabalho reúne e organiza a enorme contribuição que a benfeitora Joanna de Ângelis tem realizado, por meio de sua complexa e numerosa obra, no contexto dos transtornos mentais. Para isso, primeiramente, oferece-se um amplo cenário desses diversos transtornos, trazendo a classificação apresentada pela ciência, com a descrição dos seus sintomas e de suas características. Após, com base no enorme acervo da benfeitora, é apresentada uma síntese relativa a cada transtorno, visando a um entendimento dos processos espirituais envolvidos na formação e dinâmica desses conflitos, assim como alguns caminhos para sua superação. Com isso, objetiva-se favorecer reflexões e entendimentos como recursos que possam colaborar no processo da conquista da harmonia e saúde da alma.
No ensino oral de Jesus, a palavra humana atinge o fulgor celeste. Parábolas, metáforas, enigmas, provérbios, toda sorte de linguagem figurada pronunciada ao embalo da antiga poesia hebraica, cheia de ritmo e sonoridade. O leitor perspicaz sempre adentra o território de um livro munido da sua caixa de ferramentas, utilizando os métodos de interpretação de acordo com os desafios encontrados durante a leitura. A compreensão, porém, ultrapassa a técnica e requer um leitor sensível à forma, ao material da composição e ao conteúdo. "Parábolas de Jesus - Texto e Contexto" é um convite ao desenvolvimento desse conjunto de sensibilidades, indispensáveis à leitura de uma obra literária.
Livro que analisa sob a luz do esclarecimento os ensinamentos do mestre Jesus sem preconceitos e fanatismos dogmáticos. Trará ao leitor o Evangelho sob novo contexto. Quando compreender esteobjetivo, será capaz de percorrer os quatro evangelhos com interesse e compreensão.
O autor aborda de forma direta, didática, simples e clara todo o contexto da Terapêutica Espírita que envolve as orientações doutrinárias e evangélicas, a prece, a mediunidade curadora, a imposição das mãos e a desobsessão. Coloca ao alcance de todos a base teórica e prática desse processo de cura espiritual.
Análise da sexualidade, com seus aspectos de afetividade e ética. São trabalhados seus caminhos e descaminhos, abordando temas como casamento, homossexualidade e desvios psicopatológicos em si mesmo e à luz do contexto sociocultural. Ensinamentos que unem as vertentes filosófica, sociológica e psicológica aos ensinamentos da doutrina espírita.
Na colônia Renascer, o instrutor Augusto conduz internos e os que chegam da Terra com extrema solicitude de que estes necessitam, contribuindo na readaptação deles à vida de espírito. Trama que transmite, em seu contexto transcendental, conhecimentos sobre a existência terrena, a realidade humana, dentre outras lições para a vida.
Emmanuel, Maria Dolores, Casimiro Cunha, Euryclides Formiga, Cornélio Pires, Luiz de Oliveira e Ana Monteiro são os autores Espirituais deste livro. Nem todas as mensagens se referem ao Natal, como sugere o título, mas todas são de contexto elevadíssimo, sentimento sublimado na mais autêntica moral cristã.
Diretrizes, reflexões e sugestões pedagógicas para a evangelização espírita no terceiro milênio. Textos e mensagens dos espíritos Eurípedes Barsanulfo e Lúcio de Abreu Fascículo 1 – O Contexto planetário – Frentes do trabalho evangelizador na regeneração Fascículo 2 – Conhecimento do público alvo – A metodologia da evangelização: – o autoconhecimento e a – vivência social Fascículo 3 – Fundamentos práticos da educação – Eixos norteadores curriculares Fascículo 4 – Diretrizes para a escolha dos recursos didáticos – Planejamento dos encontros de evangelização Como atender e atuar eficientemente frente a demandas tão diversas, naturais do nosso contexto planetário de transição? Eis o desafio da atualidade! Dos mesmos organizadores do livro “A Evangelização no Mais Além”.
Este livro tem como objetivo trazer reflexões sobre as mudanças que o espiritismo pode promover no contexto coletivo e social. Nele o autor propõe discutir como os espíritas e espiritualistas podem contribuir, por meio de sua influência e de suas ações, no combate às ideias materialistas e ao individualismo, em si mesmo e na sociedade, visando a construção de um mundo melhor.
Coletânea de parábolas do mundo todo antigas, atuais, de diferentes estilos e contextos. Narrativas às vezes dramáticas, às vezes cômicas, que possuem um contexto moral explícito ou implícito que, além de apresentar um pouco da cultura de um novo povo, ajudam na decisão de questões morais do dia a dia. Leitura tanto agradável quanto didática.