Dentro de uma visão bioética personalista, os autores deste livro enfatizam os argumentos científicos que tornam a vida do chamado anencéfalo um bem indisponível. O acaso não explica a vida. E a neurociência já avançou o suficiente para demonstrar que o tronco encefálico alto - estrutura cerebral presente no chamado anencéfalo - sustenta funções importantes como matriz geradora da vida primitiva. Juntam-se aos científicos, os argumentos jurídicos e espirituais, que conduzem à conclusão insofismável: abortamento intencional é crime. Avanços científicos não devem permitir abusos indiscriminados dos direitos humanos, como querem alguns setores privilegiados da sociedade, sobretudo em relação ao feto. Este livro pretende dar voz ao anencéfalo. Antes que ele seja inapelavelmente condenado, os autores esperam ter-lhe dado um campo robusto de defesa.
Temas de grande interesse, analisados em cerca de 500 perguntas coletadas pelo autor, que é médico e pesquisador, aprofundando assuntos polêmicos e questões que sempre permanecem atuais, como se fosse uma tela pintada com pincéis coloridos e poéticos. Inúmeros ângulos da vida física e extrafísica são enfocados, destacando-se importantes aspectos de reencarnação, mediunidade, questões familiares, sociais, médicas, espirituais e sexuais, todas com embasamento científico em sólidos alicerces filosóficos, sempre buscando o sentido ético e evolutivo.
Em linguagem bastante acessível, tece esclarecimentos que permitem visualizar o perigoso e poderoso mundo das drogas: seus componentes, efeitos e os princípios científico-filosóficos do Espiritismo que nos sustentam, criaturas endividadas que somos, nesta maravilhosa escola reencarnatória, chamada Planeta Terra. Soluções como a participação espiritual da família, contribuindo para a energização psicofísica, a desobsessão e a reforma íntima do usuário são abordadas, a fim de que medidas construtivas sejam tomadas, assegurando a harmonia e o bem-estar do usuário e da família. Entretanto, vale o alerta: o remédio ideal é a vontade de se autorreformar!
Essa obra pretende refletir sobre várias questões fundamentais e cada vez mais urgentes e necessárias nesse momento de grandes transformações pelo qual passa nosso orbe. A ampliação dos olhares sobre as possíveis etiologias da doença, partindo do conhecimento científico para se aprofundar em suas causas emocionais e espirituais, são o ponto central dessa obra. Esse livro também dialoga com outros personagens potencialmente envolvidos com a doença em tema: amigos, familiares e cuidadores, convidados pela vida a exercer o papel de suporte aos peregrinos da experiência degenerativa. Os profissionais de saúde que estejam buscando atualização no tema, também encontrarão fartas e atualizadas referências acadêmicas para ulteriores aprofundamentos.