São 10 contos que nos fazem refletir sobre nossas vidas, compromissos e responsabilidades. Todas estas narrativas desenrolam-se no trânsito entre a fronteira da vida e da morte, dando a certeza do intercâmbio incessante do plano espiritual com o mundo físico, mesmo quando o indivíduo encarnado desconhece esta relação. Seus temas: Isabel, Obsessão Fuga As rosas do túmulo Pechincha Magaly Maria Eugênia A profecia O regresso de Glória, e O agênere.
Seleção de vinte e quatro narrações feitas a partir de diálogos mantidos com Espíritos em trabalhos mediúnicos no Centro Espírita Anésio Siqueira, em Botucatu, SP. Essas narrativas não têm como finalidade trazer à tona dramas ou aflições vividas pelos Espíritos, mas sim são histórias reais que trazem sempre como epílogo um ensinamento moral, baseado nas lições do mestre Jesus.
Quando a obsessão se faz mais terrível, derrubando a sua vítima na lama do vício, Deus coloca do seu lado um anjo bendito que, na paz da sua ternura, sabe conduzir as situações mais tenebrosas para o triunfo do bem e das forças libertadoras da alma. Na Terra, as jornadas do espírito encarnado não são um mar de rosas. Há, porém, aqui e no além da vida, o Jardim das Acácias: um aceno de esperança à alma aflita. A luz, sob as poderosas energias do amor, sempre vence e o deserto da desolação e da dor se transforma de repente num grande jardim, das mais formosas e perfumadas flores!
Devemos sempre agir com cautela e sabedoria, cultivando o amor em sua plenitude, para que nossos atos não gerem ódio ou mágoa, e, por vingança, sejamos rastreados em nossa jornada. Esta obra traz a história de um Espírito que, preso em sentimentos negativos de rancor e com sede de vingança, se entrega a uma jornada de dor e sofrimento. Incansável, carrega no peito o peso da maldade e dedica sua existência à obsessão. Para se reencontrar no caminho do bem, precisará compreender a grandiosidade da justiça de Deus, que vem em ordem perfeita e nunca se cala.