Conheça a Paris de Napoleão III, envolvida na adorável atmosfera do século XIX, com toda sua luz, as avenidas e os cafés, sempre apinhados de beleza! Os cancãs estão fazendo sucesso e é o momento em que nasce o cinema. Neste cenário, acorriam à Cidade Luz as libélulas do conhecimento, que transformaram Paris na capital da arte e do modernismo. Em uma mistura de ficção e realidade, com diálogos inspirados em dados sobre a vida de Allan Kardec e páginas da Revista Espírita, essa história resgata alguns momentos da vida do codificador da doutrina dos Espíritos, além de apresentar figuras que conviveram com este grande missionário.
Dos arredores de Paris, o camponês Jacques parte para resgatar a verdadeira história da morte de sua filha, Eliette. Jurando vingança, sai atrás do paradeiro da cunhada Geneviéve, que se responsabilizara pelo encaminhamento da jovem na capital francesa. Entregue à bebida, Jacques se envolve em um crime, entrando em terrível crise de consciência. Um acidente acaba por levá-lo à mansão do marquês R., que posteriormente recebe a inesquecível visita de Allan Kardec e sua esposa, Amélie Boudet. A leitura das obras da codificação espírita provocará verdadeira transformação na vida do camponês mas será na Conciergerie, à beira do Sena, que ele finalmente alcançará o que tanto buscava.
Rafael, jovem estudante de medicina, é um rapaz bastante problemático. Vive às voltas com brigas e discussões por conta dos excessos com a bebida e pelo gênio difícil. Na infância, sentia a rejeição dos pais e do irmão. Para ele, apenas Cadu, um amigo de infância, compreende sua vida. Um acontecimento repentino e trágico, porém, transformará a vida de Rafael, trazendo-lhe ainda mais tristeza e instabilidade emocional. O rapaz se entregará de vez à bebida. Preocupada com a situação, Luiza, a irmã caçula de Cadu, que sempre fora apaixonada por Rafael, decide ajudar o rapaz. Curiosa pela doutrina de Kardec, ela é levada a frequentar um centro espírita. Insistente, consegue convencer Rafael a também frequentar o centro e iniciar os estudos na doutrina. A partir dessa iniciativa, fatos de uma outra vida vão se apresentando, esclarecendo os meandros da existência atual e dando um novo rumo à vida de todos os envolvidos.