Este kit reúne duas excelentes obras do jornalista André Trigueiro.
"Espiritismo e Ecologia", em nova edição ampliada e atualizada. Moderno projeto gráfico colorido e ilustrado. O que o espiritismo e a ecologia têm em comum? Surpreenda-se com as muitas afinidades existentes entre essas duas áreas do conhecimento, que surgiram na mesma região do planeta há aproximadamente 165 anos e que, hoje, despertam interesse e curiosidade crescentes. Espíritas e ecologistas utilizam a visão sistêmica para defender a biodiversidade, o uso sustentável dos recursos naturais, o consumo consciente e a primazia dos projetos coletivos em detrimento do individualismo. A outra obra, "A Força do Um", faz você refletir que não importa o tamanho da crise. Não importa a loucura do mundo. Não importa a sensação de impotência. Existe a força do um. A força de uma ideia impactante. A força de um sentimento superior. A força de uma ação transformadora.
Nova edição ampliada e atualizada. Moderno projeto gráfico colorido e ilustrado.
O que o espiritismo e a ecologia têm em comum? Surpreenda-se com as muitas afinidades existentes entre essas duas áreas do conhecimento, que surgiram na mesma região do planeta há aproximadamente 165 anos e que, hoje, despertam interesse e curiosidade crescentes. Espíritas e ecologistas utilizam a visão sistêmica para defender a biodiversidade, o uso sustentável dos recursos naturais, o consumo consciente e a primazia dos projetos coletivos em detrimento do individualismo. São tantas as afinidades que certas obras espíritas poderiam perfeitamente embasar alguns postulados ecológicos. [junho-2022]
Esta obra analisa a violência. Afirma que a violência de caráter endêmico, implantada num sistema de relações assimétricas não é um fenômeno novo: dá continuidade a uma longa tradição de práticas de autoritarismo. Este livro apresenta os patamares da violência urbana no Brasil, o contexto maior em que ela se apresenta e indica os caminhos para sua superação.
"Um novo mundo em gestação" nos alerta que estamos num raro momento histórico, num novo ponto de mutação da nossa espécie, cuja origem é a aceleração tecnológica. Essa nova consciência precisa ter no seu âmago a noção de cuidado, solidariedade, de compartilhamento de vida e dos bens da natureza. Se não houver uma revolução do homem, a revolução da mulher ficará pela metade, e nada acontecerá. E a revolução de ambos não é uma nova competição, mas a vivência concreta do amor.
John C. Kotz, Paul Treichel Júnior, José Alberto Portela Bonapace, Oswaldo Esteves Barcia
sinopse
Este é um livro-texto para cursos iniciais de química para estudantes da área científica, seja ela a química, a biologia, a engenharia, a geologia, a física ou outras afins. Pressupõe que os estudantes tenham conhecimentos de álgebra e de elementos destas ciências. Não se espera conhecimento prévio de química, embora ele seja conveniente e bem-vindo.
No final do século 18, uma descoberta espetacular provocou verdadeira revolução na medicina: o magnetismo animal, feita pelo médico alemão Franz Anton Mesmer. No entanto, essa nova ciência, benéfica para toda a humanidade, abalava as estruturas de um meio científico voltado aos próprios interesses. Mesmer foi claramente vitimado por uma deliberada conspiração do silêncio. Esta obra contém a biografia e íntegra de três livros do mais importante reformador da medicina. Sua descoberta foi estudada por Allan Kardec durante 35 anos, influenciando o espiritismo sob o aspecto científico. Originalmente editado pela MAAT.
A idéia de que não estamos sozinhos no Universo ganha corpo e começa a ser aceita por uma parcela maior de pessoas em nosso orbe terrestre. É uma abordagem de forma simples e fácil entendimento, para que possamos viajar em nosso imaginário e entender a mensagem que o mestre Jesus deixou, de que: Há muitas moradas na casa de meu Pai. Dois amigos, várias vidas que se ligam na busca do novo, do desconhecido. O que parecia ser uma fantástica aventura fictícia toma forma e se transforma em uma realidade interessante, culminando com muitos encontros, contatos e viagens no tempo e espaço das diversas dimensões. Irmãos maiores velam por nós e, constantemente, estão em contato conosco em uma dimensão paralela. Originalmente editado pela Conhecimento.
Com emoção e sensibilidade, sem deixar de evidenciar a linha científica, este trabalho confronta ciência e fé: pesos iguais de uma só balança, trazendo reflexões a respeito da unicidade de matéria e espírito. Assim, é possível repensar quantos desequilíbrios fertilizam o mal viver da sociedade, enquanto esta continuar negando o homem como ser espiritual em sua essência. Alguns dos temas abordados: Religião, Religiosidade, Fé religiosa, Estudos e evidências, Fé versus ciência?, Células-tronco, entre outros.
Mãos Negras é um ensaio que analisa a obra de artistas negros participantes da mostra Mãos Negras, organizada pelo metrô de São Paulo. Analisando essa mostra com as ferramentas da antropologia, Celso Prudente põe em evidência vários aspectos, cada um propiciando observações de grande relevância, que não escaparam à agúcia e à sensibilidade do ensaísta.
Não será de se esperar de uma sociedade instruída, cujos conhecimentos desatam o desenvolvimento, uma ação eficiente em prol do bem comum? Não será de se admirar que nessa mesma sociedade morram à fome homens, mulheres e crianças ao som dos noticiários informando recordes na colheita de grãos? O autor, nesta obra, aborda o assunto justiça social com maturidade intelectual e moral sob a ótica cristã e o grande contributo do pensamento espírita para a atualidade. Suas reflexões apresentam as chaves que abrem as portas para uma humanidade mais feliz.
Francisco Cândido Xavier, Waldo Vieira, André Luiz
sinopse
Divide-se em duas partes distintas: na primeira, relaciona as palavras do Cristo a conceitos como a existência do perispírito e corpo espiritual, fluido cósmico, hereditariedade, evolução e sexo, alimentação no plano espiritual, mecanismos da mente, dentre outros; na segunda, reúne perguntas e respostas sobre temas vinculados a matrimônio, divórcio, gestação e aborto. Alia conceitos científicos e evangélicos, promovendo um estudo do processo evolutivo do ser e da alma nos planos material e espiritual. Décima obra da Coleção A vida no mundo espiritual, composta por 13 volumes independentes entre si, trazendo ensinamentos valiosos sobre a vida no além.
Fraude nas eleições para governador do Rio de Janeiro em 1982. A Globo decide que elegerá Moreira Franco (PDS) "de qualquer jeito". Na madrugada, Leonel Brizola (PDT) recebe ligação revelando que vão roubar dele o resultado. Bicheiros cariocas convidam fiscais de juntas apuradoras a fazer vista grossa. O escândalo Proconsult cresce. Esse é o enredo desta magnífica obra, do jornalista Paulo Henrique Amorim, em parceria com Maria Helena Passos. Amorim e Passos afirmam que é mal contada a explicação da Globo nas investigações da fraude. Após muita apuração nos bastidores do escândalo Proconsult, o também apresentador argumenta que a emissora manipulou os resultados da eleição.
De um modo geral, desde crianças, somos ensinados a não respeitar direitos e deveres de uma sociedade democrática, arraigando hábitos de anticidadania. Quando jovem, por temer exclusão no grupo, há a adaptação do comportamento ao descaso frente àquilo que é considerado valor. A todo instante temos chances de obter benefícios pessoais, justificados por: "todos fazem assim". Se realmente o Brasil tem uma missão histórica a realizar, por que não começar a pensá-lo, enxergando cada um a si mesmo, sem paternalismo e ilusões? Este trabalho convida a reflexões necessárias ao desenvolvimento do pensamento crítico, aliado aos valores espíritas.
Audaciosa crítica ao império da tecnologia moderna. Afirma que a globalização, orquestrada pelas elites do atual capitalismo, pode dar origem a um apartheid de proporções planetárias. O autor aponta soluções e preconiza o advento de uma civilização verdadeira, fundamentada na solidariedade e no respeito à mãe Natureza.
Dentro de uma visão bioética personalista, os autores deste livro enfatizam os argumentos científicos que tornam a vida do chamado anencéfalo um bem indisponível. O acaso não explica a vida. E a neurociência já avançou o suficiente para demonstrar que o tronco encefálico alto - estrutura cerebral presente no chamado anencéfalo - sustenta funções importantes como matriz geradora da vida primitiva. Juntam-se aos científicos, os argumentos jurídicos e espirituais, que conduzem à conclusão insofismável: abortamento intencional é crime. Avanços científicos não devem permitir abusos indiscriminados dos direitos humanos, como querem alguns setores privilegiados da sociedade, sobretudo em relação ao feto. Este livro pretende dar voz ao anencéfalo. Antes que ele seja inapelavelmente condenado, os autores esperam ter-lhe dado um campo robusto de defesa.
Antônia Marilene da Silva, Carlos Eduardo A. Durgante
sinopse
De há muito vem a neurociência, em seus estudos, assinalando o papel central das emoções e dos sentimentos na vida mental e na vida social, papel esse ancorado em estruturas orgânicas especificas. O corpo é expressão da mente. A fisiologia é expressão da dinâmica psíquica+. O coração, em sua expressão física habitual, é o correlato fisológico dos processos espirituais profundos de sustentação da vida e da emotividade. por isso, quando falamos que nossos corações nos conduzem pelas estradas da vida, não estamos enunciando mera metáfora, mas sim, uma verdade profunda: a que os sentimentos nos dão a direção para a qual se movem os recursos da inteligência, na edificação dos nosos destinos. Indispensável assim, sentir elevando a vida, disciplinando a razão e construindo sentimentos nobres naqueles que podemos alcançar pelas ondas de nossas emoções, no ritmo dos batimentos cardíacos que nos marcam a vida "Arandir Calheiros". Vamos ouvir o coração, sentir cada batimento como um chamado para a vida em plenitude, construção de otimismo e esperança.