Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos? Fundamentando-se nos princípios da Doutrina Espírita, este trabalho busca responder a questões que, como estas, desafiam a mente humana há séculos. Entre os temas analisados estão a evolução do pensamento, a vida no mundo espiritual, provas históricas da reencarnação, a lei dos destinos, as potências da alma e diversos outros tópicos que permanecem atuais. Unindo lógica e sentimento, exalta a realidade da sobrevivência do Espírito após a morte física, a partir de valioso conjunto de ensinamentos e reflexões para a evolução do homem e da realidade que o cerca.
O que ocorre depois da morte? A fim de responder à questão, este trabalho propõe profundas reflexões filosóficas e analisa premissas de religiões remotas para falar diretamente ao coração dos homens e provocar indagações. Considerando o Espiritismo uma crença baseada em fatos, apresenta a Doutrina Espírita como instrumento para esclarecer o passado, iluminar antigas informações, unir diretrizes que à primeira vista pareciam totalmente contraditórias e abrir a mente e o espírito da humanidade para uma nova caminhada de conhecimento.
Neste maravilhoso livro, Haroldo Dutra Dias traz ensinamentos do Antigo Testamento, Novo Testamento, das Obras Básicas e outras obras da literatura espírita - principalmente as obras de Emmanuel e André Luiz - com explicações e orientações para o momento que estamos vivendo. Aborda de forma clara, leve e didática, temas relevantes diante dos desafios e atribulações da transição planetária. Com isso, nos auxilia a DESPERTAR a força, riqueza e grandiosidade do espírito imortal que somos. Ele nos esclarece sobre: Causas das aflições - Justiça divina - O segredo da reforma íntima - Nossa relação com Deus - Descobrindo quem eu sou - Fraquezas da alma - Educar sentimentos - É tempo de renovar - Pensamento e vida - Bem-aventurados os mansos e pacíficos - O homem de bem - Pátria do Evangelho e a transição planetária - Qual o sentido da sua vida? - A felicidade é deste mundo? - Quem são os trabalhadores da última hora?
Quem somos? De onde viemos? O que estamos fazendo aqui e para onde vamos? Esta obra oferece a oportunidade de vivenciar essas reflexões a partir das bases racionais do espiritismo. O conhecimento sobre a imortalidade da alma, bem como dos mecanismos da mediunidade e da reencarnação, renovam a motivação do Espírito para assumir a proposta de uma progressiva transformação moral. Este rico material consolida o conhecimento que envolve a doutrina espírita em estrutura de ciência, filosofia e moral, enaltecendo o verdadeiro sentido da fé raciocinada.
Este livro é um fichário ou arquivo de casos vividos por pessoas descrentes. Para elas, a vida seria uma só. Morreu, acabou, sumiu, virou nada. Mesmo porque, na opinião desses crentes na descrença, ninguém teria apresentado até hoje prova satisfatória da sobrevivência do ser à morte corporal. O problema, no entanto, é que a prova existe, paradoxalmente na própria morte. Crentes ou descrentes, todos morrem, mais cedo ou mais tarde. E aí, começam as surpresas. A primeira delas é a de que cada um dá de cara consigo mesmo, do outro lado da vida. O que mesmo teria acontecido? Que estranho mundo é este em que se encontra? Será que isto é apenas um sonho? Não. Deve ser um pesadelo, do qual daqui a pouco o indivíduo acordará. Mas, o pesadelo não acaba como se esperava. E agora? O arquivo deve ser aberto para se dar uma espiada no seu espantoso conteúdo. Obra originalmente editada pela Edicel.
Reúne a experiência da autora como trabalhadora da seara espírita, pesquisadora e expositora. Demonstra que o centro espírita não é apenas uma construção física adequada às necessidades de natureza educativa, mas uma edificação espiritual cujas bases devem estar fincadas na rocha da espiritualidade, de onde nascem as legítimas realizações para o engrandecimento moral das criaturas humanas. Aborda, dentre outros temas, a direção espiritual, recursos magnéticos de defesa do ambiente, reuniões públicas e mediúnicas, doutrinação e desdobramento em serviço mediúnico, evidenciando a importância do centro espírita na sua condição de casa de prece, lar, hospital, oficina e escola.
Este livro não é apenas um aviso para propensos suicidas sobre as consequências de atitudes como essa, bem como é um alento para os familiares que perderam entes queridos para o suicídio.
A obra apresenta alguns breves relatos de espíritos que buscaram essa rota de fuga da vida física, e são pacientes com os quais o irmão Ebert teve contato nas enfermarias do Hospital Esperança, no plano espiritual, e com quem se relacionou nos trabalhos de auxílio.
Após cada breve relato dos suicidas, Ebert traz algumas reflexões a respeito dos casos, a fim de nos orientar diante dos desafios da vida.
Esta obra, atribuída ao Espírito de Chico Xavier, reúne alertas, orientações e reflexões, que evidenciam que a Terra caminha para uma regeneração de acordo com os projetos de Jesus, a caracterizar-se pela tolerância humana recíproca. Aponta que precisamos fazer a nossa parte no programa de sustentação futura do planeta, assumindo responsabilidades mais expressivas com a natureza e com a humanidade, já que a Era que nos aguarda é a do desenvolvimento da capacidade de amar. É preciso despertar a espiritualidade do homem para que sua vida possa ser transformada em um campo onde Deus possa se manifestar.
Esclarece as origens remotas de formação da pátria do Evangelho. Analisa fatos da história do Brasil, demonstrando a missão evangelizadora da nação e o acompanhamento feito por Jesus em seu processo evolutivo. A partir de impressionantes dados colhidos no plano espiritual, tece comentários sobre a escravidão, os momentos nativistas, a independência, a guerra do Paraguai, o Espiritismo e o movimento espírita no Brasil. Explica a missão da pátria brasileira como coração espiritual da Terra, evidenciada pela espontânea e enorme acolhida que a Doutrina Espírita, codificada por Allan Kardec, teve no país, concitando o povo à prática do evangelho de Jesus, a fim de irradiar à humanidade a paz e a fraternidade. Esta obra integra a coleção Humberto de Campos/Irmão X.
Organizado sob a forma de perguntas e respostas, oferece esclarecimentos relativos ao tríplice aspecto da doutrina espírita: ciência, filosofia e religião. Aborda tópicos como as diversas ciências, necessidade da iluminação interior, a dor no processo de evolução, velho testamento, prática espírita, desenvolvimento da mediunidade, dentre outros, que levam à compreensão do espiritismo como consolador prometido por Jesus.
Assim como a Viagem Espírita acontecia com Kardec, convidamos o leitor a mergulhar neste livro, que propõe uma viagem deliciosa e intrigante na composição e estruturação da "obra espírita mais lida da história" (Emmanuel, o Livro da Esperança).A intenção não será somente examinar as diversas contribuições trazidas pelas "Virtudes dos Céus, que vêm esclarecer à humanidade e convidá-los à prática do Evangelho", mas também um pouco da biografia de homens e mulheres que compõe a grande falange do Cristo, Co-construtores de um Mundo melhor.A presente obra “O que você precisa saber sobre 'O Evangelho Segundo o Espiritismo”, constitui relevante conteúdo com elementos históricos de pesquisas, subsidiando, os diversos trabalhadores espíritas a fortalecerem as suas ações em grupos de estudos, apresentações, palestras, rodas de conversas e seminários que visem clarear ainda mais a mensagem do Cristo, à luz da Doutrina Espirita. “O Evangelho Segundo o Espiritismo” é para uso de todo o mundo; cada um nela pode retirar os meios de conformar sua conduta à moral do Cristo”, por isso, esta obra subsidiária tem a finalidade de examinar com profundidade o perfeito entendimento do seu surgimento, importância e a sua autoria para a humanidade.
O livro propõe trazer para o dia a dia o comportamento dos primeiros cristãos, resgatando, e tecendo reflexões, sobre cada capítulo do livro Paulo e Estevão, de Chico Xavier/Emmanuel. Com este objetivo, o autor compara a atual vivência dos princípios cristãos, com o esforço realizado por aqueles homens e mulheres que protagonizaram o cristianismo nascente.
Este livro aborda o universo da psicologia, da mitologia e do espiritismo, oferecendo subsídios para o entendimento destes conhecimentos e suas interações em temas que lhes são fronteiriços, sobretudo sobre o homem de hoje e de seu futuro. Para reunir os conhecimentos destes três saberes, cujos conteúdos tratam das profundezas da natureza subjetiva e transcendente do ser humano, é necessária a percepção da própria singularidade espiritual, indo além das crenças que alicerçam as estruturas da personalidade para reunir diferentes paradigmas e atingir a compreensão da natureza essencial do ser humano.
Veicula mensagens evangélicas sobre as questões sociológicas da atualidade, objetivando apontar o corpo de leis pelas quais as criaturas devem nortear suas vidas no planeta. Ressalta a colaboração dos amigos espirituais, ao traçar códigos de justiça e amor que testemunham a imortalidade da alma.
O grande objetivo do centro espírita é a promoção do espírito imortal. No movimento espírita, ainda estamos focados nas questões circunstanciais da vida; as principais, que são as existenciais, ou seja, a conexão com as leis divinas em nossas consciências e a prática das virtudes são colocadas em segundo plano. O resultado é que muitos espíritas têm se desviado dos seus programas e propósitos existenciais, tanto individual quanto coletivamente. O objetivo desta obra é refletir sobre a consciência espírita, que é alcançada quando o trabalhador espírita sente-se um espírito imortal realizando o trabalho do bem, tendo como meta principal seu propósito existencial, de evoluir na vertical da vida. Integra a série "Espiritizar", trilogia composta pelos livros: "O Centro Espírita e a Promoção do Espírito Imortal", "Consciência Espírita - Vivendo e Trabalhando no Bem como Espírito Imortal" e "Como Implementar Projetos Iluminativos".
Documento histórico para a doutrina espírita no Brasil. Trata da ação judicial movida pela viúva e pelos filhos de Humberto de Campos contra a FEB e Francisco Cândido Xavier, na qual foram pleiteados os direitos autorais sobre a obra psicográfica recebida do Espírito Humberto de Campos. O autor da presente obra, advogado Miguel Timponi, relata todo o processo, desde a inicial até a decisão final da justiça, ao reconhecer que, para fins legais, os direitos autorais não podem ser atribuídos a um Espírito desencarnado. Estabelece interessantes comparações entre a obra de Humberto de Campos encarnado e como Espírito, reunindo opiniões de professores, psiquiatras, poetas, cientistas e juristas, que atestam a autenticidade do estilo do escritor póstumo.