Fruto da inquietude filosófica e dos questionamentos internos mais e menos comuns, a obra contextualiza as lições cristãs, considerando os avanços da ciência e a realidade na qual estamos inseridos, levando-nos, como espíritos que somos, à liberdade de um voo em busca de nossa transcendência. Constitui-se, portanto, de uma proposta de reflexão para refundir o pensamento e a abertura de novos entendimentos a respeito da vida, dos processos existenciais e da totalidade da qual o ser humano faz parte.
Fosse a existência humana contida nos limites do berço ao túmulo e, sem dúvida, o suicídio seria a grande solução para os problemas e dores da Terra. Ocorre que somos seres imortais. Já vivíamos antes de berço e continuaremos a viver depois do túmulo. Falta aos que se precipitam nesse abismo um conhecimento mínimo sobre as consequencias nefastas do suicídio. Este trabalho, organizado em forma de perguntas e respostas, oferece valioso esclarecimento sobre o tema, à luz da doutrina espírita.
Este livro aborda o suicídio de forma detalhada e oferece informações que desmistificam e quebram os tabus acerca do tema. Traz dados estatísticos divulgados pela OMS e pelo Ministério da Saúde que evidenciam a gravidade da situação, alertando-nos sobre os sinais da doença, seus fatores de risco e de prevenção. Investiga os motivadores das lesões autoprovocadas, bem como o preocupante aumento dos casos de suicídios, nas últimas décadas.
Apresenta respostas do espiritismo às três questões fundamentais da filosofia: O que podemos saber? O que devemos fazer? O que nos é lícito esperar? Ao responder tais indagações, contribui nas diversas áreas da filosofia, mostrando sua utilidade na compreensão do pensamento espírita. Qual é, afinal, a sabedoria de vida que a doutrina de Allan Kardec apresenta e o que ela tem a nos dizer sobre como bem viver?
Assim como a Viagem Espírita acontecia com Kardec, convidamos o leitor a mergulhar neste livro, que propõe uma viagem deliciosa e intrigante na composição e estruturação da "obra espírita mais lida da história" (Emmanuel, o Livro da Esperança).A intenção não será somente examinar as diversas contribuições trazidas pelas "Virtudes dos Céus, que vêm esclarecer à humanidade e convidá-los à prática do Evangelho", mas também um pouco da biografia de homens e mulheres que compõe a grande falange do Cristo, Co-construtores de um Mundo melhor.A presente obra “O que você precisa saber sobre 'O Evangelho Segundo o Espiritismo”, constitui relevante conteúdo com elementos históricos de pesquisas, subsidiando, os diversos trabalhadores espíritas a fortalecerem as suas ações em grupos de estudos, apresentações, palestras, rodas de conversas e seminários que visem clarear ainda mais a mensagem do Cristo, à luz da Doutrina Espirita. “O Evangelho Segundo o Espiritismo” é para uso de todo o mundo; cada um nela pode retirar os meios de conformar sua conduta à moral do Cristo”, por isso, esta obra subsidiária tem a finalidade de examinar com profundidade o perfeito entendimento do seu surgimento, importância e a sua autoria para a humanidade.
Este livro aborda o universo da psicologia, da mitologia e do espiritismo, oferecendo subsídios para o entendimento destes conhecimentos e suas interações em temas que lhes são fronteiriços, sobretudo sobre o homem de hoje e de seu futuro. Para reunir os conhecimentos destes três saberes, cujos conteúdos tratam das profundezas da natureza subjetiva e transcendente do ser humano, é necessária a percepção da própria singularidade espiritual, indo além das crenças que alicerçam as estruturas da personalidade para reunir diferentes paradigmas e atingir a compreensão da natureza essencial do ser humano.
Documento histórico para a doutrina espírita no Brasil. Trata da ação judicial movida pela viúva e pelos filhos de Humberto de Campos contra a FEB e Francisco Cândido Xavier, na qual foram pleiteados os direitos autorais sobre a obra psicográfica recebida do Espírito Humberto de Campos. O autor da presente obra, advogado Miguel Timponi, relata todo o processo, desde a inicial até a decisão final da justiça, ao reconhecer que, para fins legais, os direitos autorais não podem ser atribuídos a um Espírito desencarnado. Estabelece interessantes comparações entre a obra de Humberto de Campos encarnado e como Espírito, reunindo opiniões de professores, psiquiatras, poetas, cientistas e juristas, que atestam a autenticidade do estilo do escritor póstumo.
Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos? Fundamentando-se nos princípios da Doutrina Espírita, este trabalho busca responder a questões que, como estas, desafiam a mente humana há séculos. Entre os temas analisados estão a evolução do pensamento, a vida no mundo espiritual, provas históricas da reencarnação, a lei dos destinos, as potências da alma e diversos outros tópicos que permanecem atuais. Unindo lógica e sentimento, exalta a realidade da sobrevivência do Espírito após a morte física, a partir de valioso conjunto de ensinamentos e reflexões para a evolução do homem e da realidade que o cerca.
Neste livro o leitor encontrará as respostas que procura, de acordo com a temática preferida, com base nas fontes dos conhecimentos doutrinários.
Por quê? O autor selecionou perguntas e respostas sobre assuntos de maior relevância e interesse, tendo como pano de fundo o estudo, a experiência, a observação e obras especialmente selecionadas.
Sem se converter ao Espiritismo, a jornalista Tati Isler pesquisou sobre o Espiritismo, estruturando a compreensão necessária sobre o assunto a fim de desenvolver o trabalho com seriedade. A introdução deste livro apresenta noções gerais básicas, da Doutrina Espírita, e seu conteúdo é um conjunto de depoimentos favoráveis ao trabalho dos Espíritos Superiores, que, sob as ordens do Cristo, desenvolvem a caridade e o entendimento em todos os lugares. Nicette Bruno, Marcos Caetano, Magic Paula, Herbert Steinberg e Julieta Ignez falam do surgimento do Espiritismo em suas vidas e o por que são espíritas.
Esta obra, atribuída ao Espírito de Chico Xavier, reúne alertas, orientações e reflexões, que evidenciam que a Terra caminha para uma regeneração de acordo com os projetos de Jesus, a caracterizar-se pela tolerância humana recíproca. Aponta que precisamos fazer a nossa parte no programa de sustentação futura do planeta, assumindo responsabilidades mais expressivas com a natureza e com a humanidade, já que a Era que nos aguarda é a do desenvolvimento da capacidade de amar. É preciso despertar a espiritualidade do homem para que sua vida possa ser transformada em um campo onde Deus possa se manifestar.
Abordando 50 temas atuais e palpitantes, como sexualidade, aborto, reencarnação, mediunidade, problemas sociais e outros, o autor, navegando pela Imprensa do Brasil, Portugal e Espanha, surpreende pela clareza e profundidade como expõe o assunto. Tratam-se de artigos publicados na imprensa espírita ao longo de 30 anos.
Temas de grande interesse, analisados em cerca de 500 perguntas coletadas pelo autor, que é médico e pesquisador, aprofundando assuntos polêmicos e questões que sempre permanecem atuais, como se fosse uma tela pintada com pincéis coloridos e poéticos. Inúmeros ângulos da vida física e extrafísica são enfocados, destacando-se importantes aspectos de reencarnação, mediunidade, questões familiares, sociais, médicas, espirituais e sexuais, todas com embasamento científico em sólidos alicerces filosóficos, sempre buscando o sentido ético e evolutivo.
Este livro é um fichário ou arquivo de casos vividos por pessoas descrentes. Para elas, a vida seria uma só. Morreu, acabou, sumiu, virou nada. Mesmo porque, na opinião desses crentes na descrença, ninguém teria apresentado até hoje prova satisfatória da sobrevivência do ser à morte corporal. O problema, no entanto, é que a prova existe, paradoxalmente na própria morte. Crentes ou descrentes, todos morrem, mais cedo ou mais tarde. E aí, começam as surpresas. A primeira delas é a de que cada um dá de cara consigo mesmo, do outro lado da vida. O que mesmo teria acontecido? Que estranho mundo é este em que se encontra? Será que isto é apenas um sonho? Não. Deve ser um pesadelo, do qual daqui a pouco o indivíduo acordará. Mas, o pesadelo não acaba como se esperava. E agora? O arquivo deve ser aberto para se dar uma espiada no seu espantoso conteúdo. Obra originalmente editada pela Edicel.
Se no passado os animais eram vistos como objetos sem ação, que nada entendiam e viviam pelo instinto, atualmente são considerados membros da família. As ideias do autor estão imortalizadas neste trabalho. Apresenta informações fascinantes a respeito dos nossos queridos amigos, mostrando que a inteligência é o ponto de encontro entre a alma dos animais e a dos homens.
José Roberto do Val, Lídia Mendes do Val, Rogério Coelho
sinopse
Emocionante história de uma batalha travada no campo da vida, tendo como arma o próprio lenitivo da fé e coroada pelo conforto da revelação espírita. José Roberto, o autor da obra, voltou à Pátria Espiritual antes de sua conclusão. Sua esposa, Lídia, terminou o trabalho em memória carinhosa de amor e respeito pelo marido. Nos exemplos de fé, coragem e perseverança, o texto constitui expressiva motivação diante das adversidades humanas. Rogério Coelho, conhecido e consagrado autor espírita, aceitou o encargo de acrescentar considerações doutrinárias ao final de cada capítulo, enriquecendo o livro com a grandeza do conhecimento kardecista, que conforta e esclarece.