Alejandro V. D. Vera, Antônia Marilene da Silva, Décio Iandoli Jr., Edson Luis Cardoso, Flávio Braun Fiorda, Gilson Luis Roberto, Giovana Campos, Irvênia Prada, Jaider Rodrigues de Paulo, Márcia Regina Colasante Salgado, Roberto Lúcio Vieira de Souza, Carlos Eduardo A. Durgante, Paulo Rogério D. C. de Aguiar
sinopse
Esta obra traz as bases de uma nova compreensão da saúde mental. Muito além da psicopatologia, André Luiz apresenta relações impressionantes sobre nossa vida íntima, nossos padrões de pensamento e hábitos arraigados como definitivos na orquestração orgânica e energética que constitui nossa indumentária carnal. Esse “vaso de barro” é revestido de complexidades ainda inalcançáveis na atual medicina. Já observamos, no cenário médico, a necessidade da compreensão integradora e inter-relacionada dos aspectos biológicos, psicológicos e sociais no entendimento da salutogênese e da patogênese. Até mesmo a dimensão espiritual tem sido considerada, ainda timidamente, como aspecto pertinente à qualidade de vida e à saúde humanas. Esta obra revela nuances primaciais da espiritualidade em nossa saúde. Novo cenário fantástico abre-se à vista dos peregrinos do entendimento, desafiando nossa capacidade de compreensão da Vida Maior. Chegou o tempo de amadurecimento das divinas lições em nossas almas!
A sociedade moderna considera a agressão como algo ruim, a ser reprimido. Uma situação semelhante ocorre na medicina convencional: os efeitos do princípio da agressão, como as infecções, são tratados, mas os sintomas são eliminados sem que se pesquisem as causas subjacentes mais profundas. Este trabalho aponta que a agressão pode ser uma força criativa e deve ser compreendida, pois quando não manifestada, aparece no corpo de forma indireta, por meio do câncer, depressão, alergia, hiperatividade, além de outros distúrbios.
As questões emocionais são constantemente negligenciadas. Em consequência, surgem doenças diversas: depressão, ansiedade, estresse, síndrome do pânico e até algumas mais graves como câncer, lúpus, artrite. Isso não é mais uma mera suposição, pois a medicina vem comprovando o fator emocional em sua gênese. Este trabalho propõe lidar com as emoções antes que elas gerem problemas. Acima de tudo, as emoções devem ser fonte de saúde. A obra estabelece um método prático e evolucionário para desenvolver a inteligência emocional, que é centrada na psicologia transpessoal, um ramo da psicologia considerado como sua quarta força, acessível a todos. Originalmente editada com o título "A arte da competência essencial".