Francisco Cândido Xavier, Clóvis Tavares, Flávio Mussa Tavares
sinopse
Coletânea que reúne mensagens de Clóvis Tavares por meio da psicografia de Chico Xavier, repletas de reflexões doutrinárias e diretrizes seguras que conduzem a uma vida mais saudável e equilibrada. As cartas do autor espiritual são acompanhadas por comentários e observações de seus familiares, oferecendo rico aprendizado sobre sua vida e convivência com Chico.
Francisco Cândido Xavier, Emmanuel, Saulo Cesar Ribeiro da Silva
sinopse
Para proporcionar uma nova e ampliada visão sobre o Novo Testamento, este trabalho traz uma coletânea com comentários sobre as tarefas amorosas desenvolvidas por dois benfeitores que, durante mais de setenta anos, dedicaram-se a iluminar o ser humano: Emmanuel e Chico Xavier. Promovido por uma equipe de pesquisadores da FEB, torna acessíveis a todas as pessoas os ensinamentos do Novo Testamento referentes ao estudo e à interpretação da mensagem de Jesus. Este volume apresenta comentários alusivos ao Evangelho segundo Marcos, com versículos atualizados de acordo com as traduções mais recentes, para refletir a mensagem que nunca envelhece. Integra a série O Evangelho por Emmanuel, composta pelos volumes: Comentários ao Evangelho Segundo Mateus, Comentários ao Evangelho Segundo Marcos, Comentários ao Evangelho Segundo Lucas, Comentários ao Evangelho Segundo João, Comentários aos Atos dos Apóstolos, Comentários às Cartas de Paulo, Comentários às Cartas Universais e ao Apocalipse.
Francisco Cândido Xavier, Neio Lúcio, Braz José Marques
sinopse
Frases e textos extraídos do livro Sementeira de Luz, destacados com a função de definir inúmeros termos segundo a perspectiva cristã. São pérolas da espiritualidade, incrustradas na condição de jóias valiosas, para enriquecer o processo de aprendizado com importantes reflexões acerca dos estudos evangélicos. Alguns dos temas abordados: justiça, jovens, harmonia, gratidão, paciência, mediunidade, religião, sofrimentos, entre outros.
Francisco Cândido Xavier, Diversos, João Marcos Weguelin
sinopse
Coletânea de mensagens psicografadas por Chico Xavier e publicadas no jornal espírita Aurora, dirigido por Inácio Bittencourt, entre julho de 1928 e abril de 1933. Nesses primeiros anos, Chico era ainda muito jovem, não sabia quem eram os Espíritos que se comunicavam por meio dele e era praticamente desconhecido fora das terras mineiras. A lucidez do jovem Chico Xavier ao comentar alguns trechos doutrinários sobre os postulados espíritas surpreende. Seja em verso ou prosa sobre os mais variados temas, encontramos preciosas lições de vida, ora ensinando a aceitar e bendizer o sofrimento e as provas diárias, ora ensinando a viver uma vida verdadeiramente cristã e espírita, mostrando, por fim, quão breve é a existência terrena perante a eternidade do tempo.
Única obra de Dona Maria João de Deus, Espírito que foi em vida a abnegada mãezinha de Francisco Cândido Xavier. Quando o médium falava de sua progenitora, seus olhos se enterneciam e seu coração, já tão grande, tornava-se gigante dentro das recordações da distante meninice na cidade de Pedro Leopoldo, Minas Gerais, sua terra natal. Chico dizia que as zonas inferiores do plano espiritual não se encontram tão repletas unicamente de sofredores, em virtude do dedicado amor contido nas preces das mães. No momento em que os complexos de culpa induzem aos flagelos de cada criatura, levando-as por força às zonas umbralinas, lá chega o carinho materno; usando de todos os recursos que lhe faculta seu elevado sentimento, colhe no seio os seus filhos, afastando-os para lugares de refazimento e paz. A mãe é divina centelha que cobre as sombras asfixiantes da Terra, seu amor é fonte sublime onde todos nos embebemos à saciedade.
Sexo é um assunto presente nas várias fases da vida, sendo comum se questionar sobre a abordagem do tema no plano espiritual. Assumindo a relevância e as possíveis dúvidas, com base nos sábios e benevolentes mensageiros que orientaram Allan Kardec na codificação da doutrina espírita, as definições permitem uma reformulação do pensamento e possível mudança na postura diante dos assuntos relacionados ao casamento, amor livre, aborto e adultério. Valiosos conselhos, voltados à educação dos indivíduos no sentido de tratar dignamente o tema, respeitando os outros e a si mesmo.
Destaca a necessidade do estudo de O Livro dos Médiuns, publicação que integra a coleção de obras básicas da Doutrina Espírita, organizada por Allan Kardec. Com mensagens e instruções recebidas e selecionadas em reuniões mediúnicas, desenvolve temas como a conduta do médium e a educação da mediunidade, além de outros assuntos sempre pertinentes aos estudantes do Espiritismo. Traz comentários que mostram a força do conhecimento como meio para romper preconceitos, superstições e fanatismos, tradicionalmente existentes em diversas religiões. Integra a Coleção Estudando a Codificação composta pelos títulos Estude e Viva, Religião dos Espíritos, Seara dos Médiuns, O Espírito da Verdade, Justiça Divina.
Apresenta lições inspiradas nos princípios espíritas iluminados pelo Evangelho. Objetivando orientar e alertar o homem para a busca constante do autoaprimoramento, aborda assuntos como: a missão de Jesus, mediunidade, mente, o perispírito, a religião, o destino da Terra, entre outros. São subsídios valiosos que permitem encontrar o verdadeiro caminho de libertação espiritual, por meio da prática do amor incondicional.
Qual a força do pensamento? O ser humano é herdeiro positivo dos reflexos das experiências de ontem, com recursos para alterar a direção à verdadeira felicidade. Expõe, por meio de comparações baseadas no dia a dia, os efeitos que o pensamento gera na intimidade de cada um e no mundo onde vive, explicando a ligação dele com as emoções e evidenciando a capacidade de gerenciá-lo em benefício do próprio progresso. Alguns temas: O espelho da vida, Instrução, Família, Vocação, Profissão, Hábito, Culpa, Enfermidade, dentre outros.
Clássico da literatura espírita infantil, esta obra reúne poemas, contos e lendas destinados à evangelização da criança a partir das iluminadas palavras do Espírito Meimei, sempre cuidadosa dos ensinamentos do Cristo para a educação espiritual. De forma bela e inteligente, somos apresentados ao significado do perdão, das tentações, do amor e do amparo constante de Deus, aprendendo a reconhecer sua bondade e misericórdia. Mais que um livro voltado para crianças, apresenta alternativas para a solução de cada problema ou dificuldade do cotidiano, apoiado nas palavras que o Mestre nos ofertou com a sublime oração do Pai Nosso.
Apresenta reflexões sobre O Céu e o Inferno, obra da codificação espírita organizada por Allan Kardec em 1865. Buscando demonstrar a misericórdia divina sempre presente na trajetória da humanidade, analisa complexas questões filosóficas e religiosas, divididas em 82 cativantes capítulos. Apesar de concisos, os densos comentários acerca dos temas abordados funcionam como verdadeiros roteiros para trilhar os caminhos do mundo, refletindo sobre as dificuldades da vida e orientando a evolução segura dos seres humanos, rumo à ascensão moral. Integra a Coleção Estudando a Codificação composta pelos títulos Estude e Viva, Religião dos Espíritos, Seara dos Médiuns, O Espírito da Verdade, Justiça Divina.
Francisco Cândido Xavier, Waldo Vieira, André Luiz, Emmanuel
sinopse
Valiosos comentários sobre O Livro dos Espíritos e O Evangelho Segundo o Espiritismo, com o objetivo de estimular e auxiliar o estudo, individual ou em grupos sistematizados, dos ideais da Doutrina Espírita. Em quarenta capítulos, são abordadas questões fundamentais como a vida eterna, o nosso comportamento e a renovação moral, entre outros temas. Ótimo instrumento de pesquisa para compreender situações cotidianas da vivência humana, à luz do Espiritismo. Integra a Coleção Estudando a Codificação composta pelos títulos Estude e Viva, Religião dos Espíritos, Seara dos Médiuns, O Espírito da Verdade, Justiça Divina.
Veicula mensagens evangélicas sobre as questões sociológicas da atualidade, objetivando apontar o corpo de leis pelas quais as criaturas devem nortear suas vidas no planeta. Ressalta a colaboração dos amigos espirituais, ao traçar códigos de justiça e amor que testemunham a imortalidade da alma.
Francisco Cândido Xavier, Waldo Vieira, André Luiz
sinopse
Presta valioso auxílio aqueles que se propõem a tratar, com a devida seriedade, em reuniões específicas da Casa Espírita, o grave problema da obsessão, que, como as mais diferentes e temíveis doenças do corpo físico, se contitui em flagelo da Humanidade. Através de 73 capítulos, devidamente ilustrados, escritos de maneira objetiva, aborda temas que orientam os trabalhadores das reuniões de desobsessão, desde o despertar no dia da reunão, superação de impedimentos, conversação anterior à reunião, pontualidade, equipe, educação mediunica, passes até o seu encerramento. Trata ainda de importantes procedimentos posteriores ao trabalho de desobsessão. Reedição com nova capa, letras maiores, diagramação moderna e papel especial.
Esclarecedoras crônicas, abordando temas como longevidade, verdade e justiça, além de retratar personalidades como Sócrates, Charles Richet, os apóstolos Pedro e Judas Iscariotes, entre outros. Cita, por meio da ótica do mundo espiritual, a importância da Casa de Ismael (Federação Espírita Brasileira) no cenário espírita nacional e da doutrina espírita como fonte de consolo e respostas às aflições da humanidade. Reflete ainda sobre a questão da sobrevivência espiritual após a morte do corpo físico, consolando os aflitos do mundo material por meio do despertar dessa realidade, cabendo a cada um a sentença clara da justiça divina. Esta obra integra a coleção Humberto de Campos/Irmão X.
Retrata exemplos da vida cotidiana, transmitindo ensinamentos através de edificantes contos que exploram temas como a aplicação da lei de causa e efeito, mediunidade, paz e religião. Destaca a importância do bom aproveitamento do tempo e constante esforço individual no trabalho de autoeducação. Esta obra integra a coleção Humberto de Campos/Irmão X.