Qual é a visão do espiritismo sobre carnaval, pena de morte e religião? Esses e outros temas que despertam atenção e curiosidade são abordados nessa obra de forma didática e objetiva. Edição traduzida ao inglês do livro: Quando o espiritismo fala.
Evangelho e mediunidade, família e progresso, missão dos povos e destino. O que Jesus teria ainda para no dizer nos dias de hoje? Suas palavras ainda podem ser ouvidas pelas novas gerações? A autora, com sua clareza e profundidade, mais uma vez relê os Evangelhos e descobre sentidos e respostas para antigas questões que afligiram a humanidade em todos os tempos, mas que permanecem atuais.
Que o Espiritismo fala de: carnaval? pena de morte? religião? santidade? Esses e outros temas que despertam atenção e curiosidade são tratados pela autora. Therezinha Oliveira retoma a história e a literatura para falar dos costumes e afetividades humanas que forjaram o pensamento moderno, mas é no Espiritismo e seus ensinamentos que ela filtra sua análise e oferece uma obra didática e objetiva.
Resgate de conceitos que foram deturpados e até destruídos em seu sentido original pelos séculos de abuso e agressões do homem. Desejo, Liberdade, Utopia, Política, Diferenças, Caridade, Espiritualidade, Nobreza... e muitos outros temas de um universo em desencanto clamam por novos olhos humanos. São as palavras despedaçadas pelo mundo insano que merecem e precisam ser revividas em sua inteireza.
Até que ponto o espiritismo nos dias de hoje mantém acesa a luz da razão? Até que ponto a fidelidade doutrinária é praticada sem sectarismo e de coração limpo? Como entender o universalismo da doutrina espírita sem descambar pelos descaminhos do literalismo e da crítica? Este livro acende a discussão sobre essas e outras questões pertinentes ao movimento espírita, sem a pretensão de orientar.
Não é de hoje que a questão do destino acompanha o ser humano. Desde o momento em que tomou conhecimento de sua individualidade, o homem tateia nas incertezas do que o aguarda após a sua morte. A autora lança luz em questões que atormentam a humanidade. Com sua delicadeza peculiar, porém cirúrgica, ela disseca, à luz do Espiritismo, a morte e seus mistérios, a escolha das provas, as adversidades e as faltas que levam à escolha das provas individuais, rumo à progressão dos espíritos.
No limiar de uma nova era, os conhecimentos espíritas brindam o ser humano com sua valiosa fonte de informações, proporcionando os mais avançados recursos de entendimento. Neste trabalho, estão reunidos os principais temas: reencarnação e desencarnação, mediunidade, evolução, lei de causalidade espiritual, perispírito, aura e duplo etérico. Um anexo traz os principais expoentes da aurora do espiritismo: as irmãs Fox, Allan Kardec, Léon Denis, Gabriel Delanne e Camille Flammarion.
O renomado autor, após estabelecer o conceito de espiritismo, busca definir sua verdadeira posição em relação à ciência, à filosofia, à religião e à arte. Em tese solidamente fundamentada, expõe seu pensamento de forma clara e precisa, de modo a estimular uma meditação mais profunda sobre o significado e a importância do conhecimento espírita para a humanidade. Edição de luxo, capa dura com sobrecapa e índices bibliográfico e remissivo.
"Amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instruí-vos, eis o segundo". A exortação do codificador, Allan Kardec, tem despertado nos espíritas a preocupação de equilibrar conhecimentos e amorosidade, uma vez que aponta a instrução como valioso ensinamento divino. Este trabalho propõe alguns estudos espíritas à luz de aspectos religiosos, filosóficos e científicos, mostrando como a doutrina acompanha o avanço das diversas áreas do conhecimento. Traça paralelos entre o espiritismo, a educação e sua importância na formação da cultura brasileira, a transição planetária que gera ao mesmo tempo medo e esperança, dentre outros temas.