Que o Espiritismo fala de: carnaval? pena de morte? religião? santidade? Esses e outros temas que despertam atenção e curiosidade são tratados pela autora. Therezinha Oliveira retoma a história e a literatura para falar dos costumes e afetividades humanas que forjaram o pensamento moderno, mas é no Espiritismo e seus ensinamentos que ela filtra sua análise e oferece uma obra didática e objetiva.
Vários episódios vividos pela autora, contados de forma simples e elegante, num tom de histórias para quem gosta de ouvir. São todas carregadas de uma veracidade consoladora e que ilumina, transforma e conduz. Da mediunidade de sua mãe ao sonho com Divaldo Franco e Chico Xavier... Fatos recontados pela autora que para ela comprovam os grandes ensinamentos que aprendeu, e por isso jamais esqueceu.
A autora relata situações e experiências recolhidas ao longo de 50 anos dedicados à doutrina espírita. Histórias leves, muitas das quais presentes no imaginário popular, envolvendo animais e personagens cotidianos, que servem de cenário para aprendizados extraídos, em sua maioria, das obras básicas de Allan Kardec. Outros temas como mediunidade, medo de Espíritos, morte, pena de morte e doenças também estão presentes.
A mediunidade é uma faculdade psíquica inerente a todo ser humano. Com registros desde os tempos mais remotos, suas manifestações receberam, no decorrer dos séculos, interpretações as mais estranhas, com os médiuns mais visíveis sendo ora venerados e santificados, ora perseguidos e martirizados. Com o advento do espiritismo, o fenômeno mediúnico passou a ser racionalmente estudado e compreendido. Os avanços atuais colocam a mediunologia entre os conhecimentos mais nobres sobre a natureza do ser humano. O autor cataloga e analisa as aptidões básicas e as dezenas de tipos de ocorrências mediúnicas que facultam, de modo a surpreender até assíduos leitores dos textos espíritas. Obra de estudo e meditação destinada a enriquecer a literatura espírita. Edição de luxo, capa dura com sobrecapa, índices bibliográfico, remissivo e de ilustrações.
Um homem que enlouquece ao procurar um tesouro, uma mulher que pede socorro numa estrada deserta, um jovem que volta à sua cidade natal e conversa com uma figura muito estranha num banco de praça, uma mulher que passa a vida num cemitério. Essas e outras histórias, baseadas em fatos reais, são recontadas com muita imaginação, agili dade e suspense, em estilo leve, numa redescoberta dos sentidos. Alucinação, loucura, medo e mistério enovelam-se nessas 13 histórias de medo que compõem, juntas, uma mão que levanta os véus empoeirados de um passado distante, iluminando seres perdidos nas sombras de uma noite de fantasia e extravasando antigos sentimentos represados.