Neste Livro estudaremos e nos aprimoraremos no uso responsável da palavra diante da oratória espirita, com o intuito de levá-la o mais longe possível, tornando-nos instrumentos na propagação da Boa Nova que a terceira Revelação nos trouxe - a Doutrina Espirita. Entretanto, mais do que saber transmitir uma mensagem com pureza, exatidão e tecnicamente correta, neste campo, ou seja, da Exposição Espirita, não basta ter o “dom da palavra”, saber falar em público, ser eloquente e persuasivo e dominar recursos técnicos de uma apresentação impecável. Essas técnicas podem-se apreender e desenvolver. Queremos desenvolver uma habilidade adicional, que é a capacidade de motivar os seus ouvintes, de levá-los à profundas reflexões que os façam sair de uma aula, preleção ou apresentação senão comprometidos, pelo menos, estimulados e ou motivados com a mudança interior, não somente pelo fato de ouvirem o tema e se identificarem com a exposição, mas sobretudo, pela Vivência, Experiência e Sentimentos que o Expositor colocou na apresentação.
Embaixo de um viaduto, na região central da capital paulista, vive um homem com um casal de filhos adolescentes, recolhendo materiais recicláveis para sobreviver. A vida lhes é penosa e cheia de sobressaltos. À noite, sombras se esgueiram por entre as rústicas paredes e os assediam com insistência, transformando as horas de repouso em momentos de cruéis perseguições. Adelaide, Espírito bondoso e abnegado, convida o autor espiritual deste romance para conhecer os segredos que se encontram protegidos pela lei do esquecimento na memória daquela infeliz família, com a qual possui estreitos laços afetivos. A dramática trajetória dos personagens e das entidades perturbadoras que compartilham aquele inóspito espaço será desvendada a partir da leitura desta emocionante e esclarecedora narrativa.
Onde fica o plano espiritual? É possível comprovar sua existência? As construções das cidades espirituais, a descrição das paisagens e a organização social que constam de diversos relatos mediúnicos serão fruto de imaginação? Ou constituem parcela da realidade, coerente com tudo o que existe no Universo? Esta obra faz uma compilação das mais recentes descobertas científicas e oferece considerações que ajudam a conciliar conhecimento e revelação espiritual. Os conceitos de matéria escura e energia escura, que tanto têm intrigado os cosmólogos e astrofísicos, são confrontados com as propriedades da matéria conhecida de nossos sentidos, tratada pela ciência como matéria bariônica devido à sua interação gravitacional. Percebemos, então quão pouco falta para que o conhecimento científico comprove definitivamente a realidade da dimensão espiritual. Este é um trabalho voltado para leitores atentos que, sem abrir mão do aspecto moral apresentado pelo espiritismo, buscam atualizar-se dos campos filosóficos e científicos da doutrina.
A Aliança Espírita Evangélica é um ideal, consubstanciado num programa de atividades que visam fortalecer o íntimo através do conhecimento, aprendizado e oportunidade de trabalho na Seara do Mestre Jesus. Com base nas atividades deste programa, e de utilidade aos que trabalham com outras metodologias, este trabalho aborda as especificidades quanto à forma de conduzir, organizar e administrar as atividades de assistência espiritual e mediunidade características dos vários trabalhos realizados nas casas espíritas. Nos seus fundamentos, a perfeita identidade com o compromisso espírita no campo da mediunidade conforme o legado de Kardec, reafirmado por Edgard Armond na criação dos cursos de desenvolvimento mediúnico e da assistência espiritual aos necessitados.
Natália, vinda de uma família honrada e honesta, trabalha juntamente com os irmãos, Cláudio e Rafael, na padaria fundada por seus pais, ponto de encontro da juventude do bairro em que moram. Marcelo é filho do assessor de um político desonesto que, por meio da corrupção, oferece aos filhos e à esposa uma ilusória vida de luxo e ostentação. Contrariando a vontade dos pais, Natália se envolve com Marcelo, apaixona-se por ele e sente vontade de ajudá-lo a encarar a vida com mais responsabilidade. O rapaz corresponde ao sentimento dela, mas seus estilos de vida tão diferentes criam sérios empecilhos à realização do amor que cultivam em seus corações. Uma gravidez não programada, a decadência da família de Marcelo, um grave acidente, condenações à prisão e o surgimento de Rômulo na vida de Natália geram uma intrincada trama, repleta de valiosas lições.
Frei Antônio de Santana Galvão (1739-1822), primeiro brasileiro beatificado pelo Vaticano, revelou extraordinária mediunidade. Capaz de curar à distância, desdobrar-se espiritualmente, profetizar e levitar, foi clarividente de grandes recursos. Dedicado servidor da Igreja, entregou-se de corpo e alma à Ordem Franciscana, fundada por Francisco de Assis. Frei Galvão fundou o Mosteiro da Luz, inaugurado em São Paulo, em 1774. Durante sua construção, empenhado em concretizar um sonho, trabalhou junto de escravos na condição de simples pedreiro. Aos inegáveis talentos paranormais associou a extrema humildade, honestidade e absoluta fidelidade aos princípios cristãos. Em 1861, O Livro dos Médiuns, de Allan Kardec, explicaria os fenômenos mediúnicos à luz da razão e da experimentação, livre de preconceitos e dogmas religiosos. Neste romance inspirado, os sonhos e o destino de Frei Galvão ganham nova interpretação, retrato de um nobre homem, médium da Caridade.
Enquanto encarnado no Brasil, durante 92 anos de amoroso apostolado, Chico Xavier presenteou a humanidade com seus exemplos incomparáveis de bondade, humildade e de amor incondicional a Jesus. Após a sua partida para o mundo espiritual, deixou-nos um imenso acervo de escritos, abordando e enaltecendo o amor ao próximo que, se bem testemunhado por nós, fará luzir a nossa alma, iluminando as veredas que, ainda, iremos percorrer. Este trabalho reúne pensamentos vívidos atribuídos ao Espírito deste tão querido e saudoso amigo, que mesmo estando no além, continua trabalhando e servindo, amorosamente, a Jesus.
De volta ao plano espiritual, após dolorosa e abnegada experiência encarnatória na condição de escravo em uma fazenda, Ambrósio se torna trabalhador em um pequeno centro espírita. O autor narra emocionantes episódios de sua última passagem pelo plano terreno, trazendo-nos um belo exemplo de amor, fé, esperança e resignação, além de abordar a mediunidade e oportunos casos que envolvem alguns trabalhadores daquela casa espírita.
Atendendo à programação do plano espiritual, um grupo de espíritos encarna na Terra com a finalidade de resgatar débitos de vidas passadas. Sofrem percalços e se envolvem em várias tramas que põem à prova a capacidade de persistirem no bem. Encontram situações ligadas ao tráfico de drogas, dependência química, livre arbítrio, vivência em casa espírita, relacionamento familiar, cárcere, amor e perdão. Nesta experiência, terão o auxílio de um espírito iluminado, que será verdadeiro exemplo de fé e testemunho do amor e da caridade segundo os ensinamentos do mestre Jesus. Após a estadia na carne, deverão se reunir no plano astral para avaliar a última existência e programar novas empreitadas na jornada evolutiva.
Doente, pessimista e confusa, a meiga Beatrice é acolhida em um Centro Espírita, onde busca esclarecimento e alívio às terríveis dores físicas e morais que vem sentindo há muitos anos. Ali, durante reunião mediúnica, um impiedoso espírito obsessor a acusa de ter cometido crimes gravíssimos contra ele e revela uma história de ódio, traição e desejo de vingança. Depois da morte física, a vida continua e as leis que regem o universo não cessam. Os laços que fizemos não se rompem e cada um deve lidar com as consequências dos atos praticados. Como Beatrice lidará com a perturbadora revelação? Onde encontrará a sua cura?
Edison Carneiro, Manuel dos Santos Soares, Diversos
sinopse
Manuel, tendo contraído lepra na infância, curada ao fim de sua juventude, amargou as sequelas da doença por mais de sessenta anos. Não se trata de um espírito superior, que lança sua luz em atos de sublimado amor e profunda sabedoria, mas do ser imperfeito que, despindo-se do orgulho e apego aos bens materiais decide tomar o caminho do bem, enfrentando com paciência e resignação as provas e expiações purificadoras tal qual a lagarta que, após longo período de confinamento, sai do casulo como alada borboleta. A vivência profunda da doutrina espírita, como evangelho redivivo, permite-nos transitar entre expiações e provas com o estímulo de uma atuante alegria de viver, convictos de nossa redenção. Terceiro volume da trilogia composta pelas obras: Buscando a luz, Chagas de luz e O voo da borboleta.
Século dezenove, França. Hector, órfão criado num mosteiro desde os seis anos de idade, torna-se um famoso e apreciável escritor, apelidado pelos religiosos de "poeta celestial". Mas, a fuga para uma noite de festas será a grande provação de sua vida, colocando-o em contato com Valéry, rancoroso inimigo do passado que, fingindo admiração e apreço, fará de tudo para conduzí-lo ao mau caminho. Atuando no mesmo cenário e interagindo com personagens da encarnação anterior, quando usou a escrita de modo irresponsável, Hector terá força suficiente para resistir às tentações da reincidência?
Um grupo de espíritos com vínculos do passado encarna em uma família, ligada por laços sanguíneos e de afinidade. Juntos, passam por provas difíceis, principalmente no que se refere ao vício. Em uma vida comprometida pelas drogas, Gisele desestrutura a família e vive as mais difíceis provações, proporcionadas pela dependência química. Quais serão as consequências de seus atos? Como reparar os danos causados? Após a última passagem pela carne eles se encontram no plano espiritual, onde programam uma nova encarnação visando o resgate daqueles que não conseguiram atingir seus objetivos.
Desencarnada aos 16 anos, Melina ainda está extremamente ligada aos pais e ao seu grande amor. Confusa pelos sentimentos que nutria enquanto estava encarnada, não consegue se desprender do mundo material. Tomada pela revolta, ela descobrirá que permanece no plano físico não só pelo fato de não aceitar sua morte, mas também porque precisa resolver algo muito importante antes de partir. Para ganhar a redenção, a jovem sentirá a intensidade do amor, a dor do ciúme e das decepções, conhecerá a depressão e fará julgamentos errados. Até descobrir que o amor é eterno e não acaba depois da morte.
Até que ponto os pais têm responsabilidade pelo caminho escolhido pelos filhos, e quais as consequências se falharem nessa missão? A mágoa e o ódio são sentimentos tão nocivos à saúde física e mental, que se assemelham a uma dose diária de veneno destruindo nossas células sadias e nos deixando doentes. Conheça a história da família de Anabela, esposa dedicada que vê sua vida se transformar depois da morte do marido Antero que, desencarnado, passa a acompanhar a trajetória de seus filhos. Emocionante narrativa que destaca a importância do perdão, prática de infinita bondade que não deve ter limites.
Rosália desperta no plano espiritual dez anos após seu desencarne, quando o esqueleto de seu corpo é encontrado em um matagal, às margens de uma rodovia. Inconsciente, perambula a esmo buscando aliviar suas dores por meio da aproximação com os encarnados. Auxiliada por Bertoldo , espírito devedor que vive fugindo da realidade equivocada do seu passado, é encaminhada a uma Casa Fraterna, onde recebe orientações e resgata todas as memórias de sua última encarnação. A lembrança dos equívocos cometidos a mantém prisioneira de um forte sentimento de culpa, do qual só conseguirá se libertar a partir do momento em que acreditar que Deus é justiça, mas também amor e indulgência.