No exame das relações familiares do personagem Paulo, este romance aborda o amor, do ponto de vista como o homem o vê, pensa ver, sente ou sentir, nas suas variadas formas e acepções, algumas equivocadas, mas que integram seu cotidiano. Busca explicar as variantes de sensações e sentimentos ligados ao amor, que constituem a prova maior de muitos rumo ao contínuo aprimoramento espiritual e moral.
Neste livro, Caio Mário, o mesmo autor de Minha Vida em Gestação, sob a orientação de Cairbar Schutel, ressalta a interação entre os dois planos da vida, sob o ponto de vista de um anjo-guardião em relação ao tutelado.
O leitor é confrontado com um dos mais negros períodos da Humanidade, cujos crimes cometiam-se em nome dos ensinamentos cristãos. Este livro foi ditado por Cairbar Schutel a Abel Glaser com o propósito de estimular as pessoas a tomar posição firme contra a violência. Para isso o leitor é confrontado com um dos mais negros períodos da Humanidade, cujos crimes cometiam-se em nome dos ensinamentos cristãos.