Alexandre Sales Marques dos Santos, Antônia Marilene da Silva, Cássio Drumond Magalhães, Cristiano Silva Lopes, Cristina Batistuta Novaes, Décio Iandoli Jr., Flávio Braun Fiorda, Gilson Luis Roberto, Giovana Campos, Janete Pantaleão, Jorge Daher, José Roberto Pereira Santos, Laércio Furlan, Marlene Nobre, Sâmara Mattar Castro Novaes Saboya, Wilson Lopes, Paulo Batistuta Novaes
sinopse
Este livro apresenta pesquisas cientificas e aprofunda análises técnicas de forma acessível sobre os marcos regulatórios do início da vida, da bioética, reprodução assistida, do projeto reencarnatório, psiquismo fetal, da gestação e do parto como acesso à transcendência e auge da experiência feminina, gravidez indesejada, gestação na adolescência, legislação, pesquisa em células-tronco humanas, malformações fetais e anencefalia, aborto, dentre outros temas. Escrito por especialistas experientes de todo o Brasil, com a imparcialidade que a ciência exige e o Espiritismo reclama, esta obra é fonte fidedigna de informações práticas que vão contribuir para a organização de aulas e debates, bem como para esclarecer e orientar as decisões práticas da vida cotidiana.
A capelania hospitalar está associada à assistência espiritual diária e voluntária aos enfermos, apoiando-se nas consoladoras palavras de Cristo. Mas, como levar conforto espiritual, compartilhar amor, estimular paciência, perseverança e fé em ambientes tão complexos como hospitais, aproveitando ao máximo a oportunidade? Dividido em três partes, este trabalho analisa aspectos doutrinários do espiritismo e os métodos empregados por Jesus na abordagem aos enfermos, bem como pontos práticos da capelania. Além dos aspectos eminentemente burocráticos da visitação, procura apresentar o olhar médico, psicológico e espírita do adoecimento, oportunizando uma melhor compreensão sobre saúde, doença e cura. Enfoca ainda situações particulares, como as que envolvem pessoas apenadas, portadoras de necessidades especiais ou com ideias suicidas, dentre outras, além de abordar aspectos do luto. Valioso material que orienta iniciantes e recicla trabalhadores já experientes nesta seara.
Diversos, Arthur Fernandes da Silva, Décio Iandoli Júnior, Lídia Maria Gonçalves, Marcus Renato Castro Ribeiro, Rodolfo Furlan Damiano
sinopse
Neste trabalho, diversos autores se juntam em prol do mesmo objetivo: a humanização da educação médica. Médicos, estudantes de medicina, psicólogos, professores universitários e profissionais de outras áreas como enfermagem, sociologia e filosofia, transmitem seu ponto de vista acerca de problemas inerentes ao ensino universitário tradicional, propondo mudanças com base em suas experiências pessoais e profissionais. Rico material, que traz estímulos e inquietações para despertar a curiosidade, levando questionamentos acerca da espiritualidade tanto aos docentes quanto discentes, mobilizando esforços individuais e coletivos para a transformação da educação médica e práticas em saúde.
O envelhecimento se tornou um dos mais frequentes tópicos de estudos da Medicina, visando compreender as modificações e adaptações do organismo sob o efeito da idade avançada. Envelhecer com saúde é o foco dos estudos geriátricos e compreender o papel da espiritualidade para o envelhecimento saudável é fundamental neste processo. Por isso, profissionais da saúde e pesquisadores apresentam uma obra inovadora e atual, com a proposta de orientar os passos dos que jornadeiam na terceira idade e àqueles que se interessam pelo assunto.
Dando novo fôlego à ciência, ao trazer o paradigma espiritualista para o pensamento científico, este trabalho aprofunda os debates acerca da fisiologia transdimensional, objetivando dar mais um passo na direção da causa primária de todas as doenças e aflições do homem: os desvios morais ou doenças da alma. O assunto vai além de conceitos religiosos ou dogmáticos, tendo como ponto de partida a visão científica. Alguns dos capítulos: “Fisiologia básica”, “Sistema nervoso”, “Bases do sistema endócrino”, “Genética”, “Fluidologia”, “Embriologia”, “Glândula pineal ou epífise”, “Fisiologia da morte”.