Nesta obra, o Autor Espiritual apresenta ricas mensagens sobre atividades mediúnicas com a elucidação do valor e os efeitos dessas reuniões, comparando-as a uma suave luz nas sombras das consciências perturbadas.
Donizete Pinheiro, apreciado escritor espírita, apresenta ao público um estudo em torno do início do cristianismo com informações encontradas nos romances históricos de Emmanuel. Pesquisando nas obras Há dois mil anos, Paulo e Estêvão, Cinquenta anos depois e Ave Cristo, Donizete reúne num só volume todos os mais importantes acontecimentos da doutrina inaugurada com a vinda de Jesus à Terra, e detalhada nas obras psicografadas por Chico Xavier. É muito emocionante recordar todo esse período e ao mesmo tempo desperta grande interesse em ler, e para alguns reler, esses clássicos da literatura espírita que são os romances históricos de Emmanuel que fazem luz sobre esse período tão rico e tão importante da humanidade. O autor dá ênfase à conversão de Saulo de Tarso e ao papel grandioso que ele desempenha nos primórdios do cristianismo e afirma que ele, em suas epístolas, atuou como médium, transmitindo através de suas cartas as orientações recebidas de Estêvão, o primeiro mártir do cristianismo.
Ave Luz é um livro excelente para os principiantes na Doutrina Espírita. No entanto, aos veteranos seguidores do Mestre, é um tesouro que não se confunde jamais com os valores da Terra, por ser tanto o alimento quanto as jóias das almas.