Este livro fala sobre a vida de Cairbar de Souza Schutel, um dos maiores nomes da História do Espiritismo no Brasil, que portando-se com seriedade,dignidade e independência, conquistou o respeito de todos e deixou a marca indelével do exemplo para as novas gerações de espíritas.
Livro docemente leve, como a brisa que se tem vontade de sentir sempre, profundo, são páginas que penetram por entre os olhos e se derramam pelo sentimento como orvalho fresco da manhã. As letras, que formam frases no melhor estilo da sabedoria oriental, se transformam em gotículas de paz que acalmam e tranquilizam.
Teriam os autores de outrora alguma inspiração ou experiência com o além? Uma pesquisa realizada em documentos históricos e em obras de escritores e poetas da literatura universal comprova o contato que eles tiveram com a fenomenologia espírita. Victor Hugo, Conan Doyle, Gothe, entre outros vultos literários, presenciaram aparições, materializações e voz direta.
Importante conteúdo para estudiosos e pesquisadores do Espiritismo, como também para todos aqueles que buscam explicações racionais para os fatos bíblicos. J. Herculano Pires, autor de forte argumentação, analisa as informações de maneira lógica, revelando ideias espíritas sobre Deus, a origem do mundo, a presença de Deus na Terra e o conteúdo espiritual implícito nos Evangelhos e nos textos proféticos.
Um jardineiro é o pseudônimo do autor espiritual que prefere, no anonimato, apenas conduzir ao leitor a essência da vida, cujo objetivo é desenvolver, ampliar a grandeza de alma latente em cada pessoa, através da relação cotidiana com a natureza na mais ampla concepção. Através de pequenas histórias envolvendo a criação divina, o leitor descobre a simplicidade de viver, conquistando os valores indestrutíveis do espírito.