História da insólita amizade entre um homem e um pé de abacate. Na narrativa, enquanto o autor entretém, através dos personagens, ele aborda com precisão diversos ensinamentos da Doutrina Espírita, tais como a importância da constante ligação com o Plano Espiritual Maior, a prece, desencarnação, suicídio, drogas, o poder da fé e o amor ao próximo e a si mesmo. Assim o autor um contador de histórias por excelência, consegue levar o leitor a reflexões sobre a vida e seu significado, é como ouví-lo falar à sombra de um abacateiro no quintal.
A facilidade de Richard Simonetti em expor e esclarecer qualquer tema é contagiante, convidando o leitor à leitura pela simplicidade de linguagem e pelo poder de síntese. Este livro trata-se de um resumo do seu pensamento sobre os mais variados assuntos abordados pela visão espírita e publicado em diversas obras. Seu conteúdo é primoroso, atemporal, um bálsamo de amor e de luz.
Neste livro, um dos melhores intérpretes do pensamento kardequiano brinca com as palavras, discute lições religiosas magnânimas e afirma a necessidade de reger a própria conduta e não esperar uma ação externa e artificial que purifique. A obra é fruto de seleção das melhores crônicas do autor publicada no extinto jornal Diário de São Paulo. Edição em homenagem aos 30 anos de sua partida.