O amor de mãe representa o amor puro e verdadeiro a que se refere Jesus, reafirmado pelo espiritismo. Allan Kardec destacou-o como o maior sentimento que um ser pode sentir por outro. Quem foi Maria de Nazaré? As mães são anjos protetores? Com a proposta de que exercitemos o amor materno, este trabalho ressalta o papel da mãe, autêntico anjo da guarda que jamais desiste de seus protegidos. Aborda também temas como tolerância religiosa, anjos, hipocondria, hipocrisia, exemplos de Chico Xavier, pequenos gestos, dentre outros.
Muitas pessoas reduzem a imagem de Cristo a um sofredor, pregado na cruz. Porém, sabemos que ele é um espírito perfeito e, com incalculável sabedoria, governa o planeta Terra. Trouxe aos homens insuperável código de conduta moral, pautado no amor ao próximo, respeito às diferenças, perdão e no autoconhecimento. Por que ele agitou os homens e tirou-lhes uma suposta calma? Porque os despertou da inércia e do comodismo, provocou a todos para que fossem melhores, espelhando-se em seu exemplo. O espiritismo, como Consolador por ele prometido, faz o mesmo. Este trabalho se apropria de modernos conceitos sociológicos, de contos que fazem parte do imaginário popular mundial e fatos atuais, para provocar o leitor à luz dos pressupostos espíritas. Alguns dos temas abordados: ciúme, humildade, tragédias, família, falsos profetas, felicidade fraudulenta, lei de causa e efeito, entre outros.
O intercâmbio com o além é aspecto basilar do espiritismo. Foi dele que surgiu a doutrina; é nele que temos os melhores recursos de auxílio a Espíritos encarnados e desencarnados. Em uma passagem bíblica, Paulo adverte que enfrentaremos príncipes e potestades, forças poderosas do mundo físico e do mundo espiritual, devotadas ao mal. Este trabalho relata os desafios de um grupo de médiuns assediado por Espíritos obsessores, reunindo material fundamental às pessoas interessadas em disciplinar a própria sensibilidade, em favor de uma existência equilibrada, isenta de influências espirituais negativas.
Este livro foi escrito na esperança de que em sua singeleza, elaborado nas fibras da alma, encontre o seu verdadeiro objetivo, que é levar a todos muita paz e alegria na vivência do dia a dia, no seio desta doutrina, que também é mãe.