Relata as experiências de um honesto psiquiatra que, inicialmente, desacreditava e duvidava da existência da reencarnação. Movido pelas evidências obtidas e confirmadas com seus pacientes, aproximou-se da doutrina espírita e teve a oportunidade de se reencontrar com o grande amor de suas vidas anteriores. Como aconteceu este encontro? O que fazer? Afastar-se ou se render aos apelos do coração?
Por meio da história de Clóvis, uma espírito preso em sensações de vazio e inutilidade existencial, Richard Simonetti traz à tona relatos emocionantes e esclarecedores a respeito de um transtorno já considerado o mal do século: a depressão. Retrata o imenso esforço de Clóvis em favor da recuperação e oferece uma visão ampla das origens desse terrível mal, à luz da doutrina espírita, com subsídios para superá-lo ou evitar que ele nos surpreenda na jornada humana.
Desde a passagem de Jesus pela Terra, incontáveis discípulos empenham-se em levar sua mensagem às mais remotas regiões. Graças a esse esforço o movimento cristão, em suas várias vertentes, conta hoje com perto de dois bilhões de adeptos. Acompanhe a experiência de um grupo de desbravadores que reencarnaram em torno do século 10 com a tarefa de levar o evangelho ao Principado de Kiev, no leste europeu, e conheça a história da princesa Olga que derramou em inúmeros corações uma chuva de bênçãos consoladoras e esperanças sublimes.
Conheça a Paris de Napoleão III, envolvida na adorável atmosfera do século XIX, com toda sua luz, as avenidas e os cafés, sempre apinhados de beleza! Os cancãs estão fazendo sucesso e é o momento em que nasce o cinema. Neste cenário, acorriam à Cidade Luz as libélulas do conhecimento, que transformaram Paris na capital da arte e do modernismo. Em uma mistura de ficção e realidade, com diálogos inspirados em dados sobre a vida de Allan Kardec e páginas da Revista Espírita, essa história resgata alguns momentos da vida do codificador da doutrina dos Espíritos, além de apresentar figuras que conviveram com este grande missionário.
Influências ocultas e perversas disseminadas entre os nobres endinheirados fariam com que eclodisse a sangrenta noite de 24 de agosto de 1572, que passou à posteridade como a Noite de São Bartolomeu. Foi nesse clima pesado e hostil que renasceram as personagens desta história. Uma história mesclada dos sentimentos que mais entrelaçam as criaturas na vivência terrena: o amor e o ódio.
Um jovem médico, trabalhando em conceituado hospital de São Paulo, com um futuro brilhante, abandona suas funções, os amigos, a família, e vai a uma pequena cidade do interior trabalhar no serviço de saúde municipal, substituindo o antigo e único médico da cidade, falecido. Que razões o levariam a isso? Seu irmão gêmeo, também médico, tem planos bem diferentes, não obstante a afeição que os une.
Nas páginas deste relato encontra-se uma história real de um ser humano real. Tão real como qualquer Espírito em sua trajetória evolutiva: um ser que erra, que acerta, erra novamente... Mas busca corrigir o roteiro e acertar o caminho. Num desvio, o jovem Américo escolhe as drogas e acaba “descolando-se” para o outro lado da vida. Agora busca retomar o percurso. Estas páginas são a prova.
Retrata o dia a dia de uma empresa, onde o principal administrador, homem correto e espírita convicto, experimenta a traição de colegas que ambicionam seu cargo, sendo demitido injustamente. Muito respeitado na cidade, encontra conforto em dois amigos próximos, um pastor e um padre mas, principalmente, nas lições vivas da Doutrina Espírita. Texto oportuno que, estudando as fraquezas e angústias humanas, apresenta a grandeza das virtudes de três companheiros comprometidos com o bem, apesar das crenças distintas, onde o embasamento doutrinário do Espiritismo aparece com sua lógica brilhante, estimulando a boa convivência, o perdão e o alívio das tensões diárias que costumam afetar os relacionamentos. Originalmente editado pela Mythos.