Neste livro o leitor encontrará as respostas que procura, de acordo com a temática preferida, com base nas fontes dos conhecimentos doutrinários.
Por quê? O autor selecionou perguntas e respostas sobre assuntos de maior relevância e interesse, tendo como pano de fundo o estudo, a experiência, a observação e obras especialmente selecionadas.
Envolvente amostragem de contos e crônicas extraídos dos cinquenta livros do autor. Simonetti se detaca por sua contribuição marcante em favor de uma literatura espírita leve, bem humorada, clara, objetiva e sobretudo, apresentando conteúdo doutrinário que convida o leitor a pensar.
Utilizando-se de situações engraçadas do dia-a-dia, o autor aborda temas como sexo, exorcismo, apocalipse, vida espiritual, reencarnação, sorte, pecado, mentira, religiosidade, filhos, Deus, medicina e vários outros assuntos desenvolvidos, ensejando experiências marcantes: rir, refletir e aprender.
Para quem deseja uma existência melhor, indispensável buscar a melhor parte da existência. O autor oferece, com clareza, objetividade e bom humor, os caminhos para essa procura, passando pela integração no centro espírita - hospital, escola, oficina e templo. De permeio, o dirigente espírita encontrará valiosas sugestões para aprimorar e dinamizar o trabalho sob sua responsabilidade.
Este é um livro de perguntas e respostas. O autor selecionou, dentre milhares formuladas em reuniões de iniciação, as principais indagações sobre a Doutrina Espírita. Destaque para assuntos de atualidade, como doação de órgãos, pena de morte, ecologia, eutanásia, vícios, aborto, suicídio, pena de morte, planejamento familiar. Com a consagrada clareza e a objetividade que caracterizam sua produção literária, Richard Simonetti oferece ao leitor uma visão panorâmica dos principais espíritas. É valioso manual para iniciantes e um convite à reflexão para os iniciados.
A obra é oportuno convite para que o homem buque a própria intimidade e vasculhe seu coração, consultando a consciência quanto ao que é realmente importante em sua passagem por este mundo. Apresenta um compilado de reflexões sobre temas como perdão, vida, perdas e encontros.
Caso o leitor ame... aspire ser amado... viva conturbado amor... tenha perdido um amor... sofra por causa do amor... deseje entender o amor... busque realizar-se no amor... Nestas páginas, em dissertações didáticas e bem humoradas, respostas às dúvidas e anseios sobre o amor.
Instigante romance, relata a edificante experiência de um homem que superou seus desvios de comportamento, ajustando-se aos valores do Bem, a partir de dramática EQM, a experiência de quase-morte. Raros leitores deixarão de ver nestas páginas algo de si mesmos.
Cícera costumava sentar-se, no final da tarde, defronte à janela para observar o sol que fugia do calor e da poeira do sertão, e que parecia querer mergulhar no rio que corta sua querida Mossoró. O município encravado no Rio Grande do Norte, portal do sertão para quem vinha do Mar, possuía esse belíssimo espetáculo da natureza. O sol, invejando o rio que banhava a cidade, despejava a sua luz nas águas que as jogava de volta reforçada de vermelho. Toda esta natureza exuberante parece não ser capaz de prender a alma da jovem Cícera por aquelas paragens. (...) Ela olhava o chão e, depois, levantando lentamente a cabeça, viu sua alma intangível passar pela ponte e já na outra margem, olhou para trás e viu a menina que já não era mais, descalça, acenando ao longe.....
Certa noite de 2021, já na cama para dormir, pensava em utilizar melhor os mais de 40 livros que eu possuía, dos 65 publicados por meu amigo e grande escritor Richard Simonetti. Adormeci sem solução. Quando acordei, surpreendi-me com a estrutura do livro pronta, delineada com clareza na minha mente. Imediatamente, após obter os títulos que faltavam, pus mãos à obra e, à medida que os relia, organizei em ordem alfabética os assuntos relevantes, mantendo no interior de cada item a ordem cronológica de publicação dos livros. Esta obra está organizada em dois volumes: o primeiro, da letra A até a H; o segundo completará o alfabeto. Aí está, nas palavras do autor, o resultado: um extrato do pensamento doutrinário espírita de Richard Simonetti.
Perdem a existência as pessoas que deixam de cumprir projetos elaborados ao reencarnar, relacionados com família, profissão, casamento, filhos, religião...? Observada a justiça divina, sim, mas a divina misericórdia está sempre presente, oferecendo projetos alternativos. É o que o leitor verá na encantadora história contada neste romance.
Narrativa emocionante que traz a epopeia vivida por Samuel, vigoroso homem de origem africana, comparado metaforicamente ao impetuoso Paulo de Tarso. Focaliza o lado espiritual de uma das mais terríveis tragédias da humanidade e as providências adotadas pelos espíritos superiores, direcionadas à recuperação de almas carentes de compaixão. Aborda, ainda, a origem de dores e enfermidades, somente explicadas por nossas vidas passadas.
Relata as experiências de um honesto psiquiatra que, inicialmente, desacreditava e duvidava da existência da reencarnação. Movido pelas evidências obtidas e confirmadas com seus pacientes, aproximou-se da doutrina espírita e teve a oportunidade de se reencontrar com o grande amor de suas vidas anteriores. Como aconteceu este encontro? O que fazer? Afastar-se ou se render aos apelos do coração?
Este instigante livro nos auxilia a entender e atender os clamores das almas e os nossos próprios clamores. Alguns dos temas desenvolvidos: A criança inocente que se transforma no infeliz viciado. O homem solitário que chora a morte de entes queridos. O jovem transviado por carência de atenção. Os que se comprometeram no egoísmo. Os que trazem os enigmas da homossexualidade. Os que sofrem no Além por desvios nas lides humanas. Os desiludidos pela frustração de seus sonhos.
Chico Xavier, missionário autêntico, tinha um jeito alegre de ser, tranqüilo e feliz, a evocar sempre os aspectos positivos da jornada humana, sem queixas, sem vacilações. Quem o conheceu exalta seu bom humor e descontração, mesmo quando enfrentandodores e dissabores que não foram poucos. Aqui estão alguns exemplos marcantes, que ensejam valiosas reflexões. Primeiro volume.
Relata atribulações de uma família, que sofre com problemas existenciais e influências espirituais. Diante da separação, Luiza tem o coração partido ao constatar que o ex-companheiro a trocou por uma mulher mais jovem. A tristeza parece ter abatido toda a família. Porém, com a chegada de um visitante, um adorável ancião, tudo parece ganhar um novo significado. Conhecedor do espiritismo, o querido inquilino Osório demonstra que todas as dores e problemas podem ser enfrentados com serenidade, a partir de uma visão objetiva das finalidades da existência humana.