Neste livro o leitor encontrará as respostas que procura, de acordo com a temática preferida, com base nas fontes dos conhecimentos doutrinários.
Por quê? O autor selecionou perguntas e respostas sobre assuntos de maior relevância e interesse, tendo como pano de fundo o estudo, a experiência, a observação e obras especialmente selecionadas.
Este é um livro de perguntas e respostas. O autor selecionou, dentre milhares formuladas em reuniões de iniciação, as principais indagações sobre a Doutrina Espírita. Destaque para assuntos de atualidade, como doação de órgãos, pena de morte, ecologia, eutanásia, vícios, aborto, suicídio, pena de morte, planejamento familiar. Com a consagrada clareza e a objetividade que caracterizam sua produção literária, Richard Simonetti oferece ao leitor uma visão panorâmica dos principais espíritas. É valioso manual para iniciantes e um convite à reflexão para os iniciados.
Este livro é um fichário ou arquivo de casos vividos por pessoas descrentes. Para elas, a vida seria uma só. Morreu, acabou, sumiu, virou nada. Mesmo porque, na opinião desses crentes na descrença, ninguém teria apresentado até hoje prova satisfatória da sobrevivência do ser à morte corporal. O problema, no entanto, é que a prova existe, paradoxalmente na própria morte. Crentes ou descrentes, todos morrem, mais cedo ou mais tarde. E aí, começam as surpresas. A primeira delas é a de que cada um dá de cara consigo mesmo, do outro lado da vida. O que mesmo teria acontecido? Que estranho mundo é este em que se encontra? Será que isto é apenas um sonho? Não. Deve ser um pesadelo, do qual daqui a pouco o indivíduo acordará. Mas, o pesadelo não acaba como se esperava. E agora? O arquivo deve ser aberto para se dar uma espiada no seu espantoso conteúdo. Obra originalmente editada pela Edicel.
Para quem busca consolo e explicações para os males humanos, todo o conteúdo do capítulo V, de O Evangelho segundo o espiritismo, abordado de forma objetiva e bem-humorada pelo autor. Dentre outros, apresenta os importantes temas: justiça das aflições, suicídio e loucura, perda de pessoas amadas e delicada questão sobre abreviar a vida de um doente que sofre sem esperança de cura.
Segundo Chico Xavier e seu mentor Emmanuel, espíritos vindos de Capela reencarnaram na Terra no início da civilização. Atualmente, é certo que há muitos planetas além dos que compõem o sistema solar. Com base nesta premissa, surgem diversos questionamentos: Haverá vida neles? Teremos contato com os alienígenas? Sob a perspectiva espírita, pautada na pluralidade das existências e na reencarnação em diversos mundos habitados, as descobertas astronômicas ganham novas dimensões neste trabalho.
Fosse a existência humana contida nos limites do berço ao túmulo e, sem dúvida, o suicídio seria a grande solução para os problemas e dores da Terra. Ocorre que somos seres imortais. Já vivíamos antes de berço e continuaremos a viver depois do túmulo. Falta aos que se precipitam nesse abismo um conhecimento mínimo sobre as consequencias nefastas do suicídio. Este trabalho, organizado em forma de perguntas e respostas, oferece valioso esclarecimento sobre o tema, à luz da doutrina espírita.
Destaca a parte filosófica a respeito do tema e, com maior exatidão, onde encontrá-la na doutrina espírita. Analisa, a respeito de "O livro dos Espíritos", seu título, sua tarefa, sua divisão e seu método, desdobrando a primeira pergunta, "Que é Deus?", com profundas reflexões a respeito de cada detalhe. Algumas questões destacadas: Por que os Espíritos superiores não conservaram a "resposta tradicional"? Por que Deus tem que ser imaterial? Deus como "causa" ou Deus como "princípio"? E se Deus não existisse? Deus poderia criar pelo menos mais um ou mais outros universos? Como conciliar fé e razão, ou religião e ciência/filosofia? dentre muitas outras.
Deus existe? É possível provar sua existência? Como enxergar Deus? Como conceber que Deus é soberanamente justo e bom? É possível desvendar os mistérios da criação? Do que é feito o além? A matéria pensa? Como nasceu o universo? Adão e Eva existiram? Como vencer o preconceito racial? Os astros influenciam nossa vida? É possível delongar a hora da morte? Existe um software para a consciência? Os instintos nos governam? Qual o significado da família? Estes são alguns dos temas abordados. Usando linguagem coloquial, ressalta a contribuição da Doutrina Espírita em favor de um entendimento racional sobre as origens do homem e sua gloriosa destinação. Estuda a primeira parte de O Livro dos Espíritos e compõe uma série de cinco obras, independentes: A Presença de Deus (1ª Parte: Causas Primárias), Quem Tem Medo dos Espíritos (2ª Parte: Mundo Espírita ou dos Espíritos), Viver em Plenitude (2ª Parte: Sequência da anterior), A Constituição Divina (3ª Parte: Leis Morais) e Um Jeito de Ser Feliz (4ª Parte: Esperanças e Consolações).