Narra a instigante história de três adolescentes que resolvem inspecionar uma casa dita mal assombrada. Lá existe "alguém" necessitando de ajuda. Aborda fenômenos físicos, mediunidade, reencarnação, passe, desobsessão.
Um jovem médico e uma estudante de odontologia são assassinados, vítimas de assaltos. O médico, num semáforo, e a estudante, numa movimentada pizzaria. Ambos residiam na mesma cidade. Esses trágicos acontecimentos também desencadeiam uma triste história de omissão e preconceito que esconde um estranho segredo. Este livro retrata ainda a violência descontrolada que assola o país.
Um rico empresário, bom, honesto, trabalhador, sofre terrivelmente com problemas que se abatem sobre sua família. Uma mãe solteira e um pedreiro, ambos pobres, observam, impotentes, as adversidades da vida. O amor de uma criança muito especial consegue fazer com que os personagens reflitam sobre a existência de Deus. Graças ao amor, à perseverança e às informações da Doutrina dos Espíritos, eles travam um combate, com o objetivo de resgatarem suas dívidas de outras vidas.
Os benfeitores da humanidade, preocupados com o futuro do homem e a destinação da Terra, têm ofertado por mensagens diretrizes edificantes que contribuem para a elevação espiritual do ser. Nesse contexto, Cairbar Schutel, Bezerra de Menezes, Jésus Gonçalves e outros Espíritos nobres trazem palavras capazes de acionar os potenciais criativos de cada um, para que haja luz nos horizontes da vida.
Trabalha o dia a dia do homem em uma forma interexistencial, levando o seu viver a uma ação reflexiva, baseada nos evangelhos de Mateus e de João. Para isso, navega entre a realidade objetiva da existência e a vivência interior de cada um. Alguns temas: "fanatismo e fé raciocinada", "as crises da vida", "a semente e o tempo", "acredite em seus sonhos", "os males da ansiedade", "a importância da dor no processo evolutivo", "mente e saúde", "livre-arbítrio e responsabilidade".