Em homenagem aos 160 anos do lançamento de "O Evangelho segundo o Espiritismo" (1864–2024), de Allan Kardec, "Evangelho com simplicidade" valoriza essa obra que trata de temas muito necessários para atender o público que procura as instituições espíritas, movido por aflições, dificuldades variadas e dúvidas existenciais, pois oferece consolo, esclarecimento e o fortalecimento da fé e da esperança. "Evangelho com simplicidade" comenta os capítulos dessa obra básica de uma forma simples e direta. Propõe-se a contribuir com os leitores que objetivam compreender o ensino moral de Jesus à luz do Espiritismo e com os expositores que pretendem divulgá-lo de uma maneira simples, objetiva e coerente com as obras fundamentais de Allan Kardec.
Os estudos sobre Paulo de Tarso, de pesquisadores bíblicos e de acadêmicos de várias áreas, inclusive Carl Gustav Jung, são analisados com base na visão espírita. Especialistas no Novo Testamento reconhecem e valorizam as Epístolas de Paulo como os primeiros registros completos sobre os albores do cristianismo, sendo fonte de inestimável valor histórico. O objetivo é estimular estudos sobre o marcante vulto do cristianismo e seus textos, que representam uma seta indicativa para a caminhada ao longo de um flanco dessa escalada numa óptica espiritual e espírita e, sem dúvida, para superação da “montanha” de cada um de nós.
O cristianismo surgiu e se desenvolveu no território romano. É comum, portanto, relacionar a história dos imperadores romanos com a trajetória dos cristãos. Como se deu este desenvolvimento? Este livro abrange a história da doutrina cristã, com enfoque nos primeiros séculos depois de Cristo até o Concílio de Niceia, considerado o primeiro evento ecumênico da Igreja Católica. Como bibliografia, utiliza historiadores do cristianismo, e estabelece ligações com autores espíritas, tendo por objetivo apresentar a visão espírita sobre o Cristianismo Primitivo, resgatando seus propósitos originais.
Destaca os ensinamentos morais do apóstolo Paulo com abordagens simples, objetivas e fundamentadas nas obras de Allan Kardec e do espírito Emmanuel, psicografadas por Chico Xavier. Comenta a relação entre o espírito de Emmanuel e Paulo de Tarso, analisando nas 14 epístolas de Paulo sua essência e recomendações adequáveis ao movimento espírita.
Obra que compila os feitos dos apóstolos de Jesus, apresentando dados históricos obtidos sobre suas vidas, que trazem uma perspectiva esclarecedora, em harmonia com a lógica, a razão e com os fatos que comprovam a importante missão a que foram destinados. Ressalta a ação destemida que desenvolveram para a disseminação dos Evangelhos, pelos quais viveram e se sacrificaram.
Francisco Cândido Xavier, Emmanuel, Wallace Leal Valentim Rodrigues
sinopse
Emmanuel comenta inúmeras passagens do Novo Testamento sob a visão espírita. Páginas de conforto e esclarecimento que nos convidam a seguir Jesus por meio de seus ensinamentos. Alguns temas abordados: resistência espiritual, passe, fraternidade, críticas, ação e prece, natal, difusão do espiritismo e cura.
Cairbar Schutel ressalta: "De fato, não é possível separar a religião desses outros fatores da elevação humana: moral, filosofia e ciência, assim como não podemos compreendê-la sem os fundamentos sólidos, objetivos e subjetivos da imortalidade". Páginas, escritas de maneira clara e objetiva, apresentam o entendimento racional no que diz respeito à interpretação das parábolas e ensinos de Jesus, à luz da Doutrina Espírita.
O Apocalipse de João é considerado o livro das predições. Repleto de simbologias, narra, em linhas gerais, aquilo que havia de suceder no mundo religioso. Porém, interesses vários ao longo da história deturparam a interpretação de seu texto, adequando-a as conveniências temporais. Em 1918, Cairbar Schutel dedicou-se a estudar profundamente o conteúdo do Apocalipse de João, extraindo dos textos toda a lógica e o bom senso à luz da Doutrina Espírita e desmistificando seu entendimento.
Volume complementar a "Parábola e Ensinos de Jesus", oferece os tesouros da Religião Viva linguagem direta, de Espírito a Espírito, sem dogmas para se compreender o espírito do cristianismo.
Louvar, pedir e agradecer - eis o cerne da oração. Pedir aO Pai que interceda por nós ou por nosso irmão e agradecer-Lhe a graça recebida. Servos de Deus presos à roda do Carma, eis o que somos.