Inovadora contribuição para se compreender a proposta de Allan Kardec, analisando a personalidade do codificador do espiritismo, o contexto em que atuou e sua produção intelectual, estabelecendo conexões e paralelos com outras correntes de pensamento. De maneira lúcida e clara, defende a ideia de que o espiritismo ainda está longe de ter sido compreendido. O valor científico, social, religioso e, em todos os campos, revolucionário do pensamento espírita se oculta na simplicidade didática da linguagem de Kardec, solidificando os laços entre a razão e a fé, demonstrando o importante papel que a doutrina espírita representa no terceiro milênio. Originalmente editado pela Lachâtre.
Hyppolyte Léon D. Rivail, Dora Incontri, Przemyslaw Grzybowski
sinopse
Textos de Hippolyte Léon Denizard Rivail (Allan Kardec), alguns ainda inéditos em português, guardando atualidade e interesse para pais e educadores. Estudo aprofundado da contribuição de Rivail no contexto educacional da época para pesquisa, meditação e enriquecimento aos estudiosos. Tradução, introdução e notas de Dora Incontri (Doutora em Educação pela USP e conhecida autora de livros pedagógicos e didáticos) e Przemyslaw Grzybowski (autor de obras pedagógicas, esperantista e tradutor das obras de Kardec em polonês).
Barsanulfo inaugurou a Pedagogia Espírita no Brasil e no mundo, realizando uma experiência de vanguarda durante a vigência da Primeira República no Brasil: o Colégio Allan Kardec. Baseado em fontes históricas inéditas, com testemunhos de ex-alunos edescendentes, além de farta documentação, o autor mostra Eurípedes como um militante vigoroso de uma nova educação.
Este trabalho, dissertação de mestrado da autora à PUC-Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, retrata traços da história do espiritismo na França e no Brasil. Contextualiza o nascimento da doutrina de Kardec e seus desdobramentos sociológicos, educacionais e filosóficos, fazendo os cruzamentos possíveis com as ideias em voga nos séculos XIX e XX.
O espiritismo tem muito a dizer sobre a morte. Nesta obra, fruto de uma pesquisa minuciosa e coleta criteriosa junto a diversos médiuns, amigos desencarnados falam, contam, esmiúçam e comentam sobre a experiência do morrer. Ao reavivar o método de Kardec, de evocar e entrevistar os espíritos para que eles narrem suas vivências, este trabalho oferece valioso esclarecimento sobre como encarar a vida eterna, parte fundamental do conhecimento necessário a todos que buscam a educação para a imortalidade.