Um romance de questionamentos do próprio autor espiritual face aos equívocos do passado, numa busca de reparações que o libertem dos estados doentios e aflitivos criados pelo próprio comportamento. Um exemplo de esforço e auto-superação. Em reflexões de profundidade, à luz do pensamento espírita, as páginas construídas pelo autor espiritual, analisando as conseqüências de suas ações nas trajetórias de diversas encarnações, levam o leitor a avaliar a própria oportunidade das experiências presentes.
Relata a saga de um empresário que, vendo-se traído por um de seus funcionários de maior confiança, precipita-se no equívoco do suicídio. Enriquecido com excelente referência doutrinária, o livro tem significado de estímulo para o alimento da esperança e da confiança de Deus.
História de Stéfano Cavalcantti di Brizzi, de desafios e lutas que o levaram à superação das dificuldades e a trilhar o caminho da regeneração de si mesmo e dos que com ele viviam. O autor homenageia os espíritas pioneiros do Triângulo Mineiro, registrando nomes, fatos e acontecimentos reais vivenciados por esses valorosos colaboradores espíritas.
Retrata a existência angustiante e obcecada do protagonista. Passado, presente e futuro tornam-se um único tempo. Uma realidade atormentada, enlouquecedoura. Uma obra rica e envolvente, que conduz por uma trama repleta de descobertas insuspeitas. Muito mais que fantasia científica. Proporciona a medida exata de dramaticidade e suspense, conduzindo a trama com extrema competência.