Este trabalho homenageia o inesquecível Chico Xavier, e foi elaborado na forma de história do primeiro super-herói espírita. Toma-se conhecimento de como o garoto Chico começou a desenvolver suas faculdades mediúnicas e acompanha-se seu aprendizado sobre os princípios da doutrina espírita, que é um processo libertador de consciência para que a visão do homem alcance horizontes mais altos. Através de suas aventuras, emociona pelo amor e fidelidade a Jesus.
Vive o homem no mundo das formas, das palavras, como emanações do pensamento vivo e criador. Consoante ensina Allan Kardec, o mestre da nova era, os pensamentos tomam vida, seja no mundo físico ou no plano do espírito, pela extraordinária maleabilidade dos fluidos que rodeiam os mundos. Dessa forma, é dever cuidar do que se pensa e fala, idealiza e faz, pois no amanhã estaremos no centro de nossas melhores ou piores realizações. Tal consciência de força criadora, trazida a todos pelas lições da doutrina espírita, deve estar de forma bem clara na mente, desde a juventude, já que a madureza ou a senectude do corpo físico é simples colheita da sementeira que se faz nos primeiros anos de existência na Terra...
Adolescer significa tornar-se adolescente, crescer, rejuvenescer... Verbo transitório, porque representa a turbulenta fase da vida que sucede à infância. Mas também energia sem fim para todos aqueles que buscam renovação. Relata casos marcantes com adolescentes viciados e delinqüentes, ao apresentar a visão espírita do problema.