Com emoção e sensibilidade, sem deixar de evidenciar a linha científica, este trabalho confronta ciência e fé: pesos iguais de uma só balança, trazendo reflexões a respeito da unicidade de matéria e espírito. Assim, é possível repensar quantos desequilíbrios fertilizam o mal viver da sociedade, enquanto esta continuar negando o homem como ser espiritual em sua essência. Alguns dos temas abordados: Religião, Religiosidade, Fé religiosa, Estudos e evidências, Fé versus ciência?, Células-tronco, entre outros.
Mãos Negras é um ensaio que analisa a obra de artistas negros participantes da mostra Mãos Negras, organizada pelo metrô de São Paulo. Analisando essa mostra com as ferramentas da antropologia, Celso Prudente põe em evidência vários aspectos, cada um propiciando observações de grande relevância, que não escaparam à agúcia e à sensibilidade do ensaísta.
Audaciosa crítica ao império da tecnologia moderna. Afirma que a globalização, orquestrada pelas elites do atual capitalismo, pode dar origem a um apartheid de proporções planetárias. O autor aponta soluções e preconiza o advento de uma civilização verdadeira, fundamentada na solidariedade e no respeito à mãe Natureza.
Não será de se esperar de uma sociedade instruída, cujos conhecimentos desatam o desenvolvimento, uma ação eficiente em prol do bem comum? Não será de se admirar que nessa mesma sociedade morram à fome homens, mulheres e crianças ao som dos noticiários informando recordes na colheita de grãos? O autor, nesta obra, aborda o assunto justiça social com maturidade intelectual e moral sob a ótica cristã e o grande contributo do pensamento espírita para a atualidade. Suas reflexões apresentam as chaves que abrem as portas para uma humanidade mais feliz.
De um modo geral, desde crianças, somos ensinados a não respeitar direitos e deveres de uma sociedade democrática, arraigando hábitos de anticidadania. Quando jovem, por temer exclusão no grupo, há a adaptação do comportamento ao descaso frente àquilo que é considerado valor. A todo instante temos chances de obter benefícios pessoais, justificados por: "todos fazem assim". Se realmente o Brasil tem uma missão histórica a realizar, por que não começar a pensá-lo, enxergando cada um a si mesmo, sem paternalismo e ilusões? Este trabalho convida a reflexões necessárias ao desenvolvimento do pensamento crítico, aliado aos valores espíritas.
Fraude nas eleições para governador do Rio de Janeiro em 1982. A Globo decide que elegerá Moreira Franco (PDS) "de qualquer jeito". Na madrugada, Leonel Brizola (PDT) recebe ligação revelando que vão roubar dele o resultado. Bicheiros cariocas convidam fiscais de juntas apuradoras a fazer vista grossa. O escândalo Proconsult cresce. Esse é o enredo desta magnífica obra, do jornalista Paulo Henrique Amorim, em parceria com Maria Helena Passos. Amorim e Passos afirmam que é mal contada a explicação da Globo nas investigações da fraude. Após muita apuração nos bastidores do escândalo Proconsult, o também apresentador argumenta que a emissora manipulou os resultados da eleição.
A idéia de que não estamos sozinhos no Universo ganha corpo e começa a ser aceita por uma parcela maior de pessoas em nosso orbe terrestre. É uma abordagem de forma simples e fácil entendimento, para que possamos viajar em nosso imaginário e entender a mensagem que o mestre Jesus deixou, de que: Há muitas moradas na casa de meu Pai. Dois amigos, várias vidas que se ligam na busca do novo, do desconhecido. O que parecia ser uma fantástica aventura fictícia toma forma e se transforma em uma realidade interessante, culminando com muitos encontros, contatos e viagens no tempo e espaço das diversas dimensões. Irmãos maiores velam por nós e, constantemente, estão em contato conosco em uma dimensão paralela. Originalmente editado pela Conhecimento.