Apresenta diversos temas relacionados aos processos obsessivos de toda ordem. Aborda a intervenção dos Espíritos no mundo corpóreo e como eles influenciam o pensamento das pessoas nas suas atividades do dia a dia e também o comportamento e as motivações daquelas propensas a sofrerem os processos obsessivos. Descreve diversos tipos de abordagens espirituais, das mais sutis até aquelas mais severas em que o ataque espiritual é facilmente observado, além da seríssima questão da auto-obsessão. A participação do obsedado é indispensável ao processo obsessivo e o estado interior de cada um é a porta, aberta ou fechada, pois a maneira de pensar e comportar-se estabelece as companhias espirituais. Conclui tratando das técnicas de desobsessão, abordando a importância de cada uma no tratamento e profilaxia das obsessões, enfatizando a reforma íntima como "pedra de toque" para o tratamento obsessivo.
A obsessão tem sido um desafio de grande proporção no caminho do homem. A sua solução está ligada ao despertar do Espírito, envolvido intimamente no processo de cura. Esta narrativa, que utiliza o dia-a-dia como cenário, identifica seus mecanismos e profilaxia, em uma trama envolvente e recheada de esclarecimentos espirituais.
Um desafio para o leitor: ler este livro sem enquadrar-se numa das múltiplas formas de envolvimento espiritual aqui apresentadas sob a denominação genérica de obsessão. A obsessão está tão presente na sociedade humana quanto às enfermidades viróticas. Raros atravessam a existência imunes a ela. Associa-se a múltiplos males: Tensões e ansiedades. Angústias e depressões. Perturbações e desequilíbrios. Neuroses e psicoses. Desentendimentos e desuniões. Agressividade e violência. Vícios e compulsões. Após comentar a maneira de operar dos obsessores, segundo a clássica divisão estabelecida por Allan Kardec - obsessão simples, fascinação e subjugação - o autor nos oferece as medidas de profilaxia para nos livrarmos dessa influência perniciosa que as religiões definem como demoníacas.
O livro trata do Espírito enquanto ser criado por Deus e de suas funções de realidade. Aborda a questão das Inteligências Múltiplas e da psicopatologia e obsessão numa perspectiva psicológica e espiritual.