Dirigido principalmente aos pais e responsáveis de crianças e jovens que sofrem com a obsessão, mas também a educadores espíritas da infância, o livro busca orientar e iluminar as novas gerações com propostas seguras de cuidado e equilíbrio. A mediunidade entre crianças é o foco desta nova obra de Clara Lila Gonzalez de Araújo, escritora e educadora dedicada a pesquisas sobre os problemas da obsessão que afligem crianças e adolescentes. Em Estudos sobre a Obsessão Infantil: Interferência Espiritual em Crianças e Adolescentes, o leitor poderá encontrar uma análise aprofundada, sob a luz da doutrina espírita, das ocorrências e dificuldades da obsessão infantil, com relatos de casos reais.
Recheado de ensinamentos espíritas, como a influência espiritual em nossas vidas e a relação direta da lei de ação e reação, Sombras que retornam apresenta a maneira amorosa e firme de como deve ser tratado um caso de obsessão.
A palavra fascinação significa ação de fascinar, atrair, cativar e também encantamento, ilusão, deslumbramento. Nestas últimas definições está o grande perigo quando se trata da mediunidade. Muitos Espíritos valem-se da invisibilidade para enganar, manipular e mesmo iludir, quando encontram invigilância, vaidade, orgulho e vãs pretensões, podendo dar início a um processo de fascinação, que é uma das variedades da obsessão em que a perda do discernimento, do bom senso, leva o médium à diversas situações danosas, pois não consegue avaliar com clareza a realidade. No presente livro, o autor aprofunda o tema tendo por base as abordagens feitas por Allan Kardec, que constam na Codificação Espírita.