Em seu estilo inconfundível o Espírito Irmão X, pseudônimo de Humberto de Campos, que na vida física ocupou lugar de destaque no cenário da literatura brasileira, tece admiráveis ensinos, todos plasmados nas lições de Jesus. Em quarenta capítulos, encontram-se oportunos temas tratados com habilidade jornalística, desde as mensagens de cunho religioso aos assuntos atuais, como a pena de morte. Quer pelas esclarecedoras cartas-resposta a indagações sobre inquietantes assuntos, ou pelas crônicas ligeiras em que o fundo moral e educativo é a meta desejada, edifica e renova todos que buscam os verdadeiros recursos da auto-educação. Esta obra integra a coleção Humberto de Campos/Irmão X.
Retrata exemplos da vida cotidiana, transmitindo ensinamentos através de edificantes contos que exploram temas como a aplicação da lei de causa e efeito, mediunidade, paz e religião. Destaca a importância do bom aproveitamento do tempo e constante esforço individual no trabalho de autoeducação. Esta obra integra a coleção Humberto de Campos/Irmão X.
Clássico da literatura espírita infantil, esta obra reúne poemas, contos e lendas destinados à evangelização da criança a partir das iluminadas palavras do Espírito Meimei, sempre cuidadosa dos ensinamentos do Cristo para a educação espiritual. De forma bela e inteligente, somos apresentados ao significado do perdão, das tentações, do amor e do amparo constante de Deus, aprendendo a reconhecer sua bondade e misericórdia. Mais que um livro voltado para crianças, apresenta alternativas para a solução de cada problema ou dificuldade do cotidiano, apoiado nas palavras que o Mestre nos ofertou com a sublime oração do Pai Nosso.
Esclarecedoras crônicas, abordando temas como longevidade, verdade e justiça, além de retratar personalidades como Sócrates, Charles Richet, os apóstolos Pedro e Judas Iscariotes, entre outros. Cita, por meio da ótica do mundo espiritual, a importância da Casa de Ismael (Federação Espírita Brasileira) no cenário espírita nacional e da doutrina espírita como fonte de consolo e respostas às aflições da humanidade. Reflete ainda sobre a questão da sobrevivência espiritual após a morte do corpo físico, consolando os aflitos do mundo material por meio do despertar dessa realidade, cabendo a cada um a sentença clara da justiça divina. Esta obra integra a coleção Humberto de Campos/Irmão X.