Este romance proporciona momentos de emoção, mostrando a tragédia causada pelo egoísmo humano que aprisiona o ser nas grades do sofrimento, até o momento de auto-superação e consciência plena que, então, permite os vôos para a liberdade.
Com abordagem resumida e simples acerca de inúmeros temas, este trabalho apresenta algumas das inúmeras lições que a vida transmite com sua lógica insofismável. São oportunas reflexões que auxiliam na conquista dos mais amplos conhecimentos, ensejando novas oportunidades de crescimento e ascensão espiritual. Alguns temas abordados: perdão, luta, paciência, decepção, dependência e insatisfação.
Tinha se conscientizado de que o fanatismo religioso que lhe haviam inculcado desde sua infância deveria ter sido extinto com o começo da humanidade. Estava sendo instruído na importância fundamental do amor, o amor que permeia o universo e liberta os seres humanos, dando-lhes a cidadania universal. Em narrativa comovente, tendo por palco os conflitos na Palestina, esse romance descreve as lutas íntimas de um jovem que, contrariamente aos costumes e cultura de guerra de seu povo, resolve fazer a transição do ódio para o amor.
José Maria de Medeiros Souza, Inocência da Caridade
sinopse
Reflexionando em torno das dificuldades que assinalam a caminhada iluminada de todos, estas páginas oferecem os tesouros ditosos, ocultos nos sublimes ensinamentos do suave-doce mestre Jesus, convidando-nos a acumulá-los na mente e no coração. Alguns dos oportunos temas analisados, dentre tantos outros: abnegação, gratidão, tolerância, piedade, solidariedade, altruísmo, serenidade, discrição, afabilidade, complacência, amorosidade e empatia.
O autor recorre aos códigos familiares e ao universo empresarial. A ressonância é óbvia e, ao mesmo tempo, desafiadora: não basta a Qualidade Total. Esta pode ser boa para a saúde dos negócios. Movido por profundo senso espiritual, o autor quer muito mais: a Caridade Total, que viabiliza a possibilidade de um mundo novo onde o ser humano seja, de fato, irmão de seus semelhantes. Eis uma obra bem construída, escrita com esmero, didática, e que não exige do leitor senão abertura de coração. Voltado para o desenvolvimento integral do ser humano, Sebastião Bicalho logra a síntese entre inspiração evangélica, inserção na conjuntura nacional/mundial e reflexão espiritual. Seu texto é um desdobramento, em linguagem hodierna, de perenes verdades que constituem o fundamento de todas as grandes tradições religiosas.