Este livro é constituído de duas partes. Na primeira, o autor faz uma abordagem sobre a psicografia, fruto das suas experiências e dos seus próprios conhecimentos, destacando-se dentre os temas: A comunicação dos seres extra-corpóreos com os homens, Provas inconfundíveis da atividade mediúnica, A psicografia e o teor das idéias e Receituário médico através da psicografia. Na segunda, apresenta versos de poetas desencarnados, ora contando a grandeza da amplidão, ora erguendo do poço do desânimo as almas angustiadas.
Alicerçando seus argumentos no texto evangélico e, eventualmente, em citações bíblicas, o autor trata de assuntos como: Jesus nunca fundou uma igreja nunca instituiu sacramentos não dogmatizou e Jesus não é um Deus, dentre outros.
História de Giovana, jovem rica e musicista de sucesso que, às vésperas do seu casamento, é vítima de violência. Todas as circunstâncias pressionam para realização de um aborto, mas ela opta em defesa da vida, sendo exemplo de renúncia e transformando convicções das pessoas em torno dela. Envolvente enredo, que aborda o preconceito social existente em corações desavisados, com um final que contraria julgamentos apressados.
História de Bertha, mãe que arrasta os filhos consigo para a criminalidade ao longo de sucessivas encarnações. No plano espiritual e terrestre, mostra a vida desses personagens até o resgate completo dos erros, ilustrando o árduo caminho trilhado pela mãe até encarar a própria consciência. Amparada por benfeitores espirituais e com sacrifício, doação e profundo sentimento de responsabilidade, recupera todos os filhos, transformando-os em filhos da alma. Recuperando-os, recuperou-se. Perdoando-os, perdoou-se. Amando-os, amou-se. Relembra a reflexão sobre a missão de pais e mães que é colocada em O Evangelho Segundo o Espiritismo: Lembrai-vos de que a cada pai e a cada mãe perguntará Deus: Que fizeste do filho confiado à vossa guarda?