Este livro é constituído de duas partes. Na primeira, o autor faz uma abordagem sobre a psicografia, fruto das suas experiências e dos seus próprios conhecimentos, destacando-se dentre os temas: A comunicação dos seres extra-corpóreos com os homens, Provas inconfundíveis da atividade mediúnica, A psicografia e o teor das idéias e Receituário médico através da psicografia. Na segunda, apresenta versos de poetas desencarnados, ora contando a grandeza da amplidão, ora erguendo do poço do desânimo as almas angustiadas.
Todos, como Espíritos, preexistem ao nascimento do corpo físico e sobrevivem à morte dele. Perceber essa realidade ajuda a compreender o porquê dos sofrimentos e, sobretudo, auxilia a suportar dificuldades, pois não se pode ignorar que tudo passa. É preciso sempre lembrar da transitoriedade das experiências humanas.
Este trabalho exalta, de muitas formas, a imortalidade da alma. Narra fatos que comprovam a comunicação dos espíritos e dá o testemunho do apostolado de companheiros valorosos. Reúne ainda mensagens recebidas pelo autor como médium psicógrafo intuitivo e de inspiração. São cartas e poemas que chegam do plano espiritual como consolo, agradecimento ou incentivo aos companheiros em sua caminhada de evolução na Terra. Muitos versos foram transmitidos através do anonimato das entidades espirituais, mas trazem o selo de luz das regiões de onde foram enviados.