Em feliz abordagem de assunto tão atual, o Autor apresenta dados estatísticos, informações e esclarecimentos à luz da Doutrina Espírita, apontando rumo seguro para nossa participação junto àqueles que se quedaram à margem do vício.
Este trabalho é fruto do 4º Encontro Nacional Espírita de Saúde Mental. O leitor encontrará os atualizados conceitos sobre as vinculações dos conhecimentos médicos com o Espiritismo, nas palavras de Jorge Andréa, Marlene Nobre, Sérgio Felipe, Jaider Rodrigues, Roberto Lúcio, Célio Trujillo e Maderli Sech, dentre outros médicos conceituados.
Relatos dos fenomênos ectoplásmicos luminosos e de efeitos físicos, ocorridos em reuniões regulares presenciadas pelo autor no Estado de Minas Gerais, na década de 1940. Fenômenos que eram produzidos pelos espíritos Scheilla, José Grosso e outros, e tinham como principal conseqüência a cura ou o alívio dos sofrimentos de enfermos e desesperançados. A linguagem é simples, objetiva, agradável, não científica, de fácil entendimento e enriquecida pela notável sensibilidade do autor.
O assunto desta obra é ciência de ponta, tema sobre o qual nem mesmo os mais consagrados pesquisadores aventuram-se a dar a última palavra. Aqui são tratadas várias questões que vêm sendo formuladas, como clonagem, criogenia, bebês de proveta e outros. Eurípedes Kühl esclarece que algumas variantes da biotecnologia ainda não têm aquele aval de diferentes espíritos - como recomenda Kardec- quanto à universalidade e autoridade da Doutrina Espírita. Por isso, os resultados de suas pesquisas não contêm afirmações definitivas, mas sim reflexões e hipóteses de trabalho.