Janete Marie Monteiro Figueiredo, Joaquim Manuel de Macedo
sinopse
Luzia, bela jovem e cheia de sonhos, vê sua vida mudar drasticamente quando seus pais, Alfredo e Evelina, retornam à pátria espiritual. Sozinha e sem ânimo algum, ela passa a cuidar da fazenda da família e se acostuma com as inúmeras viagens à capital. Quando conhece Gilberto fica encantada com o namoro, mas recebia vibrações do pai sugerindo que ela desconfiasse do rapaz. Isso a deixava confusa entre os dois pensamentos. O quadro se agrava com a presença de um obsessor que perseguia Luzia por mais de 200 anos, buscando incansavelmente sua vingança. Como Alfredo poderá ajudar a filha? O que o passado pode revelar sobre a história de Luzia? Somente o amor e o perdão poderão solucionar o drama que envolve estas almas, levando-as ao caminho da redenção.
O Livro dos Espíritos é o código de uma nova fase da evolução humana e marco inicial da doutrina espírita. Antes de sua publicação, os problemas espirituais eram tratados de maneira equivocada, imaginária e supersticiosa. Com o conhecimento reunido nesta codificação de Allan Kardec, o Espírito e seus problemas saíram do terreno da abstração, para se tornarem estudos da pesquisa experimental. O sobrenatural tornou-se natural e tudo se reduziu a uma questão de conhecimento das leis que regem o Universo.
A Fazenda Alvorada é o cenário onde Manoel e Pedro viverão novas experiências no plano físico. Em contato com tantos caminhos desconhecidos, Pedro sempre se recorda dos ensinos do pai, fortalecendo o seu íntimo e trazendo a esperança para enfrentar os dissabores da jornada. A fé, confiança, amor e caridade são valiosas bússolas que indicam o caminho da evolução espiritual. Pedro e Manoel utilizarão estas bússolas? O que estes Espíritos, ligados pelos laços de vidas pretéritas, precisarão aprender e quais desafios encontrarão?
Narra as experiências de Adamastor, Espírito que, durante uma de suas encarnações, em Minas Gerais, experimenta o sofrimento do alcoolismo e percorre triste caminho até a desencarnação. Já no plano espiritual, após ser acolhido por amigos espirituais, tem novas oportunidades de redenção, trabalhando no resgate de irmãos que se perderam no vício. Em seus relatos, Adamastor aborda assuntos que frisam a importância da educação do Espírito em tempos de transição.
O ser humano busca um rumo capaz de lhe proporcionar paz, mas continua perdido, sem rumo e escasso de valores espirituais, sofrendo imensamente. Essa busca o faz procurar a felicidade fora de si, nos vícios e prazeres terrenos, onde jamais a encontrará. Apresenta diretrizes para administrar melhor os dons espirituais, emoções e pensamentos, apontando alguns elementos educativos e valiosos para entender que a verdadeira felicidade mora dentro de si!
Depois da resistência a todas as dificuldades e ao tempo, ao completarem sessenta anos de idade, nos quais ficaram separados por quarenta e sete, os protagonistas se reencontram para viver uma linda história de amor, demonstrando que a melhor forma de ser feliz é corrigir os erros do passado, aproveitar as oportunidades proporcionadas e, principalmente, aprender a renunciar em nome do trabalho edificante. Sequência da narrativa contida na obra Renunciando por Amor.
Relatos de garra e ousadia dos primeiros cristãos para a divulgação do Cristianismo Redivivo. Espíritos abnegados, que vieram na vanguarda do Evangelho, abrindo caminho para outros inúmeros missionários. Destaca a trajetória evolutiva da personagem central. Regressando ao passado, na antiga Atlântida, encontraremos Iris, a deusa da beleza. Mas, atrás de toda aquela beleza, escondia-se uma alma perversa que a levou à ruína. Na civilização local, reinava uma era de luz composta por filósofos, artistas, poetas e homens admiráveis que anunciavam uma época de redenção. Entre estes, um se destaca: Antúlio, o príncipe da luz e sabedoria, grande sábio. Por circunstâncias indevassáveis, seu envolvimento com Iris acabou-se em um triste fim, pois a traição desta jovem marcou para sempre a história. Uma alma que caiu, experimentou os aguilhões da dor e sofrimento por séculos, mas se levantou até reencarnar na Espanha como Tereza de Ávila e posteriormente no Brasil, como Luiza Salazar em Araxá, MG.
Mensagens simples, que retratam com profundidade a caminhada terrena do ser humano. Todos são caminheiros errantes, passando por sucessivas encarnações em busca de aprendizado, progresso e evolução. Em cada fase da existência humana, o ser fica mais perto de Deus. Nessa escola da vida, aprende-se com os próprios erros nas experiências vividas, dia após dia. É o tempo que lentamente nos prepara e molda, passo a passo, despertando as almas e oferecendo a aurora de um novo dia, repleto de luz. Alguns temas: O tempo de Deus, O bom combate, O poder do bem, Convivência, Educação espiritual.
O grande sonho da maioria dos pais é tornarem seus filhos felizes, saudáveis e sábios, mas infelizmente jamais estiveram tão perdidos na árdua tarefa de educá-los. Nossos filhos estão sendo educados para resolverem problemas escolares, mas não sabemresolver seus problemas existenciais. O mundo em que vivemos, no entanto, está mais carente de homens sábios do que de homens cultos. Será que estamos tendo tempo para nossa família? Será que temos dialogado com nossos filhos ou estamos apenas cobrando? A verdade é a de que nossos jovens conhecem cada vez mais o mundo que vivem e cada vez menos o mundo que são. E qual o resultado disso?: Crianças deprimidas, revoltadas e sem encanto, jovens cada vez mais envolvidos com a problemática das drogas. Nunca houve em tempo algum tantos divórcios e tantas separações como na atualidade, mas também nunca aconteceram tantos casamentos. Isso nos traz a idéia de que vale a pena tentar viver e ser feliz em família.
Dividido em duas partes, na primeira trata sobre o Autoconhecimento,trazendo temas como depressão e vazio existencial, sonhos, ansiedade, pensamento acelerado e sintonia com Deus. Na segunda, aborda o Autoamor, destacando a autoestima, egoísmo, amor e saúde, o mundo que vemos, a verdadeira lei de atração, entre outros abrangentes assuntos. Desenvolve um processo de despertamento interior, que começa com a desidentificação com o ego (emoções e sentimentos guardados) e prossegue com a sublimação para a reforma íntima, pelas vias da renovação ou transformação moral, conduzindo à plenitude interior e à autoiluminação.
Destaca algumas curas operadas por Jesus: a mulher hemorrágica, cegos, leprosos, paralíticos e outros desta natureza, as quais testificam o poder extraordinário do Messias divino. Essas curas surpreendem pela beleza das ocorrências, extraídas das narrativas dos quatro evangelistas, e pela profundidade dos ensinos contidos, promovendo verdadeiras transformações quando se situa no lugar daqueles que foram beneficiados pelo poder do Cristo. Preciosas lições para a vida quando se coloca receptivo e se endereça a mensagem do Cristo ao próprio coração, pois assim como eles, também somos cegos da alma, coxos e paralíticos na inércia espiritual.
As inquietações íntimas atormentam o ser humano, fazendo-o afundar-se em verdadeiros precipícios na sua mente, na sua alma, e aprisionando-o em labirintos aparentemente sem saída. Podem ser causadas por feridas tão profundas que, às vezes, não se consegue falar sobre elas nem com seu próprio reflexo. Não raro, elas levam a pensar em atrocidades contra o outro e o próprio ser, na errônea ilusão de que essas desesperadas atitudes dissiparão o tormento. As reflexões propostas visam aquietar e acalmar as tempestades íntimas, ressaltando o poder sublime da luz do Criador, que age nas feridas como anestésico. Essa luz cicatriza os mais profundos rancores e abre as portas da gratidão, do perdão, da caridade, do amor a si mesmo, ao próximo e ao Pai Celestial.
Dois amores e um destino. Sempre que optamos por retornar aos momentos missionários vivificantes na Terra, animamo-nos com o propósito de levar paz aos corações desatinados, munidos de palavras moralizantes, lenitivo que fortalece e estimula o instinto do Espírito desventurado, cuja ignorância deixa-o tolhido de inspiração própria. Motivar a sensibilidade de irmãos em cativeiros confere agraciamento a quem sustente intrínseca vontade e supremo prazer de libertar tais irmãos agoniados dos inerentes tormentos que os agrilhoam às paixões mundanas. Ainda que não tenhamos morada fixada em esferas elevadas, galgamos, com amor e renúncia, degraus que facultam aproximação mais íntima nos âmbitos familiares, ensejando presenciar convívios, por vezes dramáticos, relacionados com existências de Espíritos incapazes de proporcionar a si mesmos a defesa da própria honra. Envolvente narrativa que revive episódios históricos, dramáticos e até inomináveis do escravismo afro-brasileiro, de envolta com a arbitrariedade e concupiscência entre a casa-grande e a senzala.
Busca despertar uma consciência mais lúcida a respeito do trajeto rumo à imortalidade, percebendo que se pode e deve desenvolver os potenciais internos, espiritualizando todos os veículos de manifestação da vida e adentrando o mundo espiritual. Esse despertar da consciência para a realidade do espírito é o caminho para enxergar o amor supremo que existe em tudo e implantar o reino dos céus aqui na Terra, o qual se encontra, primeiramente, dentro de cada um.
Existem milhares de livros que falam sobre gravidez no aspecto físico ou psicológico, mas poucos são aqueles que abordam a parte espiritual, preparando os futuros pais para esta maravilhosa missão chamada maternidade/paternidade. Muitas são as dúvidas e os desejos da gestante, mas o apoio em Deus é, sem dúvida, uma grande forma de superá-los. Através de relatos escritos na forma de um diário devocional, a proposta deste livro é auxiliar as gestantes (e todos os outros leitores) a refletir sobre os principais conflitos existentes na gestação e na vida em geral. Para agregar mais informação aos assuntos abordados, o livro apresenta explicações baseadas na Doutrina Espírita, levando o leitor a refletir e reavaliar antigos conceitos. Os ensinamentos e valores morais fazem desta uma obra indicada para todas as pessoas que apreciam uma boa leitura e valorizam os ensinamentos cristãos.
Não estamos aqui por acaso. Nós nascemos na família que deveríamos nascer, nas situações e condições que precisávamos. Tudo, absolutamente tudo, acontece por uma razão. Mas como explicar isto para uma criança? Com uma linguagem simples, a Coleção Evangelina no Lar aborda assuntos importantes que explicam um pouco a razão da nossa vida – ou das nossas vidas. Neste primeiro livro, a autora espiritual aborda um tema difícil de conversar com as crianças: a morte. Através de uma história simples e com exemplos do nosso cotidiano, Idylla explica que a morte não existe; o que existe é uma transformação. A mensagem deste livro toca o coração das crianças e dos adultos e merece ser lida e divulgada.